Capa do livro: Temas e perspectivas contemporâneas em ensino

Temas e perspectivas contemporâneas em ensino

Autores: Felipe Rabelo Couto - Jeimis Nogueira de Castro - Alvaro Monteiro Carvalho

Ensinar e aprender são fenômenos antropológicos e sociais. O impulso para comunicar saberes é uma condição existencial humana e a busca dos sujeitos para transformar atitudes e desenvolver competências e habilidades encontra sentido, sobretudo, na vida em sociedade. O contemporâneo, por sua vez, é noção que indica a condição histórica e cultural em que sujeitos e sociedades compartilham da experiência de integração global e sociocultural. A natureza assimétrica dessa experiência, no entanto, produz legítimas demandas socioculturais por reconhecimento que, ao se organizarem politicamente, reivindicam a contínua atualização da autorreflexão sobre as necessidades e os valores humanos na atualidade. Temas e Perspectivas Contemporâneas em Ensino apresenta a você um leque de vivências e reflexões que trazem as marcas de um esforço genuíno de docentes e discentes para tornar os processos de ensino e aprendizagem significativos à luz de questões emergentes e urgentes. A expectativa é que a educação, na medida em que também se atualize, seja chamada a reafirmar o seu papel na construção da justiça e da equidade na contemporaneidade.

Impresso
de R$ 91,86 por
R$ 70,66
Digital
de R$ 58,90 por
R$ 53,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5615-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5614-9
DOI: 10.24824/978652515615.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • POTENCIALIDADES DE USO DAS CANÇÕES DE CLEMENTINA DE JESUS NO ENSINO DE GEOGRAFIA - 19
  • AS CANTIGAS DE RODA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: uma proposta de Unidade Didática - 39
  • SUBJETIVIDADES EM JOGO: o controle escolar dos corpos (en)quadra - 61
  • “SENTA QUE NEM MOCINHA!”: uma proposta de unidade didática para o combate ao machismo e a violência contra a mulher - 85
  • VILLA LOBOS E O FILME O DESCOBRIMENTO DO BRASIL: uma sequência didática interdisciplinar entre a música e a história - 107
  • O “FREIO DA BLAZER”: potencialidades do audiovisual no ensino de História - 127
  • VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DAS ONDAS ATRAVÉS DA METODOLOGIA POE NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO - 147
  • USO DO APLICATIVO PHOTOMETRIX PARA SMARTPHONE NO ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA - 159
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: tema motivador no ensino de Química - 171
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE INOVAÇÃO “VITALIZA, TRANSFORMANDO FRUTAS E HORTALIÇAS FORA DO PADRÃO DE QUALIDADE EM PRODUTOS ATRAENTES” - 183
  • EDUCAÇÃO+FÍSICA: vivências de conhecimentos básicos de biomecânica a partir de práticas corporais - 199
  • A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 223
  • A ATUAÇÃO DOCENTE E OS PROCESSOS DE ENSINO: caminhos possíveis para uma educação inclusiva - 247
  • A DOCÊNCIA EM DESENCANTO: angústia, frustração, indiferença - 267
  • LER O MUNDO, ENTENDER A PALAVRA: Paulo Freire e a educação ético-política - 279
  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: desafios de uma escola da rede municipal de Valença, RJ - 289
  • O E-LEARNING E EDUCAÇÃO CONTINUADA: uma avaliação do aprendizado de profissionais de saúde durante a pandemia de covid-19 - 303
  • ÍNDICE REMISSIVO - 317
  • SOBRES AS AUTORAS E OS AUTORES - 321
ALBA REGINA PEREIRA RODRIGUES

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2003), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Escola Nacional de Botânica Tropical (2009), atuando, principalmente, nos seguintes temas: tecnologia, ecofisiologia e conservação de sementes; tecnologia e pós-colheita de frutas e hortaliças; matérias-primas vegetais (mandioca, palmito, cevada, milho, soja, cacau, café, frutas e hortaliças); redução de perdas e desperdício de alimentos de origem vegetal; e, desenvolvimento tecnológico de novos produtos à base de vegetais. Professora efetiva do Cefet/RJ, desde 2010, atuando nos cursos técnicos de Alimentos e de Química e na Engenharia de Alimentos (Campus Valença-RJ) e no mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (Campus Nova Iguaçu).

ALBERTO SILVA CID

Doutor em Física (UFF). Mestre em Física (UFF). Bacharel em Física (UFF). Licenciado em Física (UFF). Professor do CEFET/RJ – Valença. Atua no Ensino Médio e na Graduação da Engenharia de Alimentos. Possui interesse em Ensino de Física, Metodologias de Aprendizagem, Laboratório Didático, Materiais Didáticos, Física das Radiações e Aplicações. Possui orientações de estudantes distribuídos em projetos PIBIC, Jovem Talentos da FAPERJ, Monografia de Conclusão de Curso, Estágio Curricular e Extensão. Tem 10 artigos publicados em periódicos.

ALESSANDRA FERREIRA DE SOUZA

Possui graduação em Letras (Português/Inglês/Literatura) pela Fundação Dom André Arcoverde (2000) e Licenciatura em Pedagogia pela UNIRIO (2015). Especializada em Gestão Pública Municipal pela UFJF (2015); Gestão Escolar: Supervisão e Orientação pela Faculdade São Luís (2018); e pós-graduada em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino pelo Cefet/RJ Campus Valença (2022). Possui grande experiência na área da Educação, com ênfase no processo de ensino e coordenação. É servidora pública municipal da Prefeitura de Valença-RJ, com o cargo de Agente Educacional I e atualmente exerce a função de Diretora Adjunta da Escola Municipal Marcos Esteves.

ALINE CRISTINE BASTOS MYRRHA

Possui formação em Magistério pelo Instituto de Educação Deputado Luiz Pinto (2001); Formação em Pedagogia pela Unifaa – Valença (2014); Pós-graduação em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino pelo Cefet/RJ Campus Valença (2018). Tem experiência na área de Educação com ênfase em educação inclusiva e educação infantil; Monitora da rede municipal de Valença, atuando na área de inclusão desde 2012.

ALINE NASCIMENTO DELFINO

Possui formação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2004); Formação em Pedagogia pela Unifacvest (2019); Pós-graduação lato sensu em Saúde da Família (2006), Saúde Mental (2008) e em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino pelo Cefet/RJ Campus Valença (2021). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/Cefet-RJ). Tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino-aprendizagem; Enfermagem com atuação no Programa Saúde da Família no município de Rio das Flores (2005-2013); Enfermeira assistencialista no Hospital Escola de Valença; Professora no curso técnico de Enfermagem Moreira Nery; Vigilância em Saúde na PMV (2014 até o momento).

ALVARO MONTEIRO CARVALHO

É graduado em Letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA -, mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Tem experiência na área de Ensino de Língua Inglesa, atuando como professor de Inglês no Cefet/RJ e tendo atuado como tutor a distância no curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e como professor de Inglês nos municípios de Barra Mansa e de Volta Redonda e no Cultural Norte Americano de Barra Mansa. Atualmente, realiza pesquisas sobre violência(s) contra a mulher. Áreas de Interesse: Antropologia Linguística; Pragmática; Violência; Narrativas.

ANNA JÚLIA WELTRI DE ANDRADE

Estudante do curso de Engenharia de Alimentos no Cefet/RJ Campus Valença. Técnica em Alimentos formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

ARTHUR VIRGILIO PINHEIRO DE MELLO

Estudante do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Técnico em Química formado pelo Cefet/RJ campus Valença.

BÁRBARA ROMEIKA RODRIGUES MARQUES

Licenciada em Filosofia (UFRN), com especialização em Educação (UnP), mestrado em Filosofia (UFRN) e doutorado em Educação (UFJF). Atua como professora no Cefet/RJ Campus Valença, na educação básica, na graduação e na pós-graduação (Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporânea em Educação e Ensino). No Cefet/RJ campus Maracanã atua como professora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Filosofia e Ensino. Suas áreas de interesse na pesquisa abrangem principalmente Filosofia e Educação, com destaque para as seguintes temáticas: filosofia da educação; filosofia e literatura; arte e educação; ensino de filosofia.

BRUNO SILVA LOPES

Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), Mestrado e Doutorado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor efetivo do Cefet/RJ Campus Valença. Interessa-se por temas relacionados às ciências do léxico, com especial enfoque nos aspectos morfossintáticos e semântico-estilísticos da neologia. Desenvolve também pesquisas sobre o ensino de língua materna, ocupando-se, sobretudo, dos seguintes temas: gêneros do discurso, discurso, ensino e práticas de leitura e de produção de textos.

CAMILA SILVA PINHO

Mestre em Educação (UFFRJ). Especialista em Educação para o Ensino Fundamental (Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF). Licenciada em Pedagogia (UFJF). Bacharel em Fonoaudiologia (CESJF). Possui experiência como docente e coordenadora da Educação Básica pública. Atua como pedagoga na Reitoria do IF Sudeste MG. Trabalha com os seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais com ênfase em Educação Profissional Tecnológica.

CAROLINA ORLANDO BASTOS

Doutoranda em Educação (PPGE/UFJF), bolsista FAPEMIG, mestra em Ciência da Religião, área de concentração: Filosofia da Religião (PPCIR/UFJF), graduada em Filosofia (Licenciada e Bacharel) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Núcleo de Estudos de filosofia, poética e educação (NEFPE / UFJF), no Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Educação (GEFILE) e no Grupo de Estudos em Ontologia, Ética e Educação (EINAI). Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à Filosofia da Educação, Educação, Lógica, Filosofia da linguagem, Ética, Filosofia política e filosofias contemporâneas.

ELOA NOGUEIRA DE SOUZA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Mestra em Saúde Coletiva, do Programa de Pós-Graduação, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense. É membro do grupo de pesquisa CNPq: Laboratório de Estudos da Subjetividade (IFRJ-UFF/VR). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em clínica e saúde pública – área temática da saúde coletiva, saúde mental, gestão em saúde, avaliação, coordenação do cuidado.

ERICHARDSON TAROCCO DE OLIVEIRA

Doutor em Física Matemática (UFJF). Mestre em Física (UFJF). Licenciado em Física (UFJF). Possui experiência em educação a distância como tutor de Física (UNIFEI) e como coordenador dos cursos técnicos a distância ofertados na cidade de Bicas/MG (IF SUDESTE MG) – Campus Juiz de Fora. Atua como docente no Cefet/RJ no Campus Valença na educação básica e na educação superior, no curso de Engenharia de Alimentos. Tem experiência na área da Física com ênfase em Teoria Quântica de Campos, Física Matemática e Ensino de Física. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para Ensino de Física.

FELIPE RABELO COUTO

Doutor em História, Política e Bens Culturais – FGV CPDOC (2022). Mestre em História Política – UERJ (2013). Bacharel e licenciado em História – UERJ (2010). Suas áreas de interesse são: história política da Primeira República; elites políticas e institucionais do Brasil republicano; ensino de história: consciência, aprendizagem e educação históricas. Desde 2015 é professor do Cefet/RJ, onde atua como professor de história da educação básica e como docente da Pós-Graduação Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino do Campus Valença.

FERNANDA MARIA DE OLIVEIRA LAURINDO

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio- 2017); Pós-graduada a nível de especialização Lato Sensu em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional (2019) pela Faculdade de Educação São Luís (Jaboticabal – SP); Pós- graduada a nível de especialização Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino pelo Cefet/RJ Campus Valença (2021). Possui experiência em Educação desde 2013, tendo trabalhado em escolas particulares e municipais das cidades de Valença- RJ, Vassouras e Paraíba do Sul.

GABRIELA GRACIOSA DA FONSECA

Gabriela da Fonseca é aluna da pós-graduação lato sensu em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino do CEFET/Campus Valença-RJ (2022-atual). Trabalha desde 2020 como professora de história em contrato temporário na Secretaria Municipal de Educação de Valença-RJ. Também trabalha no campo da educação museal como educadora, pesquisadora e consultora em projetos educativos de museus e centros culturais, atualmente no CCBB educativo – Arte e Cultura (SP), projeto Meninas +10 (Museu do Amanhã/Engie) e Adolescente na Rede (Phoenix/Fiocruz/Alerj). É mestra em Memória Social da UNIRIO (2019) e especialista em Educação Museal pelo ISERJ/FAETEC/IBRAM (2016), tendo iniciado os estudos de graduação em História pelo IH/UFRJ (2013) com bolsa de pesquisa Pibic/FAPERJ (2010-2011) com licenciatura em prática docente no CAP-UFRJ (2011) e bolsa Pibid/Capes (2013).

ISABELLA RODRIGUES VIVIANI

Estudante do curso de Engenharia de Alimentos no Cefet/RJ Campus Valença. Técnica em Alimentos formada pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

JARDEL DELGADO MARQUES

Possui licenciatura em Pedagogia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO), Especialização em Temas e Perspectivas Contemporâneas de Educação e Ensino (Cefet/RJ), Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ). Monitor de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ desde 2014. Atualmente, leciona na Licenciatura em Pedagogia, no Centro Universitário de Valença (UNIFAA), realiza tutoria presencial da disciplina de Educação Especial (Cederj, polo Rio das Flores) e coordena a Educação Especial junto ao Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Valença.

JEAN DE AGUIAR SEABRA

Doutorando em Engenharia de Produção (COPPE – UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção (COPPE – UFRJ). Especialista em Engenharia de Produção (Universidade Cândido Mendes) e em Educação Tecnológica (Cefet/RJ). Bacharel em Engenharia de Produção (Universidade Cândido Mendes). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UNIRIO). Atua como docente na educação básica em Rio das Flores e Valença (RJ). Atualmente, desenvolve a pesquisa da sua tese de doutorado voltada para aplicação da lógica Fuzzy em educação.

JEIMIS NOGUEIRA DE CASTRO

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ). Mestre na área de Educação (UFRRJ). Licenciado em Pedagogia (UERJ) e em Educação Física (UFRRJ). Atua como Docente no Cefet/RJ Campus Valença na educação básica e no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Temas e Perspectivas Contemporânea em Educação e Ensino. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre corpo, identidade, diferença e cinema na escola.

JÉSSICA DA SILVA ALVES DE PINHO

Doutora e Mestre em Engenharia Química (UERJ). Especialista em Neurociência e aprendizagem (ÚNICA). Licenciada em Química (UERJ). Atua como docente no Cefet/RJ Campus Valença na educação básica. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de química analítica e quimiometria baseadas em análise de imagem digital.

LUCIANE ANTERIO CRISPIM

Licenciada em História pela UNIFAA. Pós-graduada em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino pelo Cefet/RJ. Atua como docente na Educação infantil pela rede Municipal de Ensino de Valença/RJ.

MARCIO PIZZI DE OLIVEIRA

Mestre e o doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Música e Educação. Realizou o curso de Bacharelado em Música Popular Brasileira e o curso de Licenciatura em Música ambos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atuou por quatro anos no departamento de Propaganda e Marketing como professor concursado da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). É atualmente professor EBTT concursado do Cefet/RJ no Campus Valença. Tem experiências nas áreas de produção musical, tecnologias digitais e recursos na área de educação musical. Tem como interesse as áreas de tecnologia, filosofia, interdisciplinaridade, metodologias ativas e mercado musical.

MARISTELA GROBA ANDRÉS

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP, Fiocruz e doutora pelo programa de Enfermagem e Biociências da UniRio na área de tecnologias para educação em saúde. Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Ambulatorial, Hospital Universitário Gafrée e Guinle, Reabilitação de Pessoas com Deficiência e Fisioterapia em Hanseníase, Município do RJ, Fisioterapia em Emergência, Município do RJ, Saúde Pública, Big Data, Estatística. Educação, Tecnologia e Saúde.

PATRÍCIO PEREIRA ALVES DE SOUSA

Professor do Cefet/RJ, com atuação no ensino médio-técnico integrado e na especialização em Temas e Perspectivas Contemporâneas em Educação e Ensino (Campus Valença), e Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Relações Étnico-Raciais (PPRER, Cefet/RJ, Campus Maracanã). Geógrafo (Bacharel e Licenciado) pela Universidade Federal de Viçosa (2008), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente realiza estágio pós-doutoral junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade Nacional da Colômbia, sede Bogotá. Experiência e interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: espacialidades e identidades étnico-raciais e de gênero; lugares das festas, rituais e religiosidades; paisagem, memória e patrimônio; turismo afrocentrado; geografias culturais afro-sul-americanas; educação e diferença; ensino de geografia.

THIAGO CORREA LACERDA

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Física das Radiações Aplicada (Radioecologia). Possui experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. É professor concursado em Física Básica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói, com atuação no nível superior e em cursos técnicos de nível médio. Está credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (Nível doutorado acadêmico) do Instituto de Biologia, da Universidade Federal Fluminense, com ênfase em ambientes inclusivos em todos os espaços escolares dos estudantes com altas habilidades e notório saber, sendo, também, colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais, no Instituto de Física da UFF.

VITOR EMANUEL DE SOUZA GOMES

Estudante da Graduação em Engenharia de Alimentos no Cefet/RJ Campus Valença.