Capa do livro: EDUCAÇÃO PERMANENTE E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO NA SAÚDE

EDUCAÇÃO PERMANENTE E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO NA SAÚDE

Autores: Carneiro, Cleide – Ferreira, Heraldo Simões – Vasconcelos, Isadora Morais Duarte de – Fernandes, Maria Petrília Rocha – Soares, Stela Lopes (Orgs.)

Descubra as inovações e pesquisas que estão revolucionando a Educação e o Ensino na saúde no Estado do Ceará! O livro intitulado 'Educação Permanente e Formação Docente no Ensino na Saúde' é resultado do projeto de pesquisa “Desenvolvimento de Processos Interativos De Formação nas Ações de Educação Permanente em Saúde da Rede Hospitalar Do Ceará” realizado no Programa Pesquisa para o SUS/PPSUS-CE FUNCAP- SESA-Decit/SCTIE/MS-CNPq, tendo por objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relacionadas a área da saúde, desenvolvidas em instituições de saúde, de ensino superior e/ou de pesquisa no estado do Ceará.

Com a colaboração de profissionais da área, esta obra reúne doze capítulos que abordam temáticas que ressignificam e impulsionam o diálogo acerca da saúde, desde o empreendedorismo acadêmico aplicado à saúde, pelo reconhecimento da utilização de tecnologias no ensino para pessoas com deficiência auditiva, até a promoção da saúde mental no contexto escolar.

Além disso, com uma perspectiva autônoma e inovadora o livro destaca o projeto de formação nas ações de Educação Permanente em Saúde da Rede Hospitalar do Ceará, financiado pelo PPSUS e coordenado pela Professora Dra. Cleide Carneiro. Essa pesquisa busca compreender e aprimorar os processos de formação e educação permanente nos hospitais cearenses.

Com uma abordagem diversificada e atual, cada capítulo demarca possibilidades e horizontes para profissionais da saúde e pesquisadores interessados em avançar o conhecimento e aprimorar práticas educativas no contexto da saúde.

Vem conosco! Não perca a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre este universo instigante e enriquecedor! Boa leitura!



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5298-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5299-8
DOI: 10.24824/978652515298.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  •  EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO APLICADO À SAÚDE: relato de experiência - 15
  • USO DE TICS NO PROCESSO DE ENSINO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: revisão integrativa - 25
  •  EDUCAÇÃO E SAÚDE: possibilidades e limites de atuação da instituição escolar em direção à promoção em saúde mental dos alunos - 41
  • O SISTEMA DE FREQUÊNCIA MODULADA (SFM) COMO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA  - 53
  • O SISTEMA DE FREQUÊNCIA MODULADA (SFM) COMO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA - 65
  • INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCATIVA EM ENFERMAGEM: relato de experiência - 79
  • A VISCOSIDADE E A CONSISTÊNCIA DO ALIMENTO ESPESSADO NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO DA PESSOA IDOSA - 87
  • EDUCAR PARA A MORTE? – ENSAIO ACERCA DO ENSINO NA SAÚDE, A MORTE E O MORRER - 103
  • ASSOCIAÇÃO ENTRE O ESCORE OBTIDO NO NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH STROKE SCALE (NIHSS) E A PRESENÇA DE DISFAGIA EM PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL – AVC: uma revisão de literatura sistemática - 113
  • ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO MÉDICA: o estado da questão - 121
  • TENDÊNCIAS DE TREINAMENTO E 3 DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: uma revisão da literatura - 141
  • TIC’S COMO POSSIBILIDADE EFETIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA COVID -19: práticas da preceptoria na residência multiprofissional - 157
  • ÍNDICE REMISSIVO - 167
  • SOBRE OS ORGANIZADORES/AUTORES - 169
  • SOBRE OS AUTORES - 171
ORGANIZADORES

CLEIDE CARNEIRO

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mes- quita Filho (UNESP), Mestre em Serviço Social (UNESP), Graduada em Serviço Social (UNESP).
Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenadora do Curso
Mestrado Pro?ssional em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE).

HERALDO SIMÕES FERREIRA

Pós-Doutor em Desenvolvimento Humano (UNESP), Doutor em Saúde Cole- tiva (UECE), Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR), Especialista em Psicomotricidade (UECE), graduado em Educação Física (UNIFOR).
Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Vice Coordenador do Curso Mestrado Pro?ssional em Ensino na Saúde
(CMEPES/UECE).
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE).

ISADORA MORAIS DUARTE DE VASCONCELOS

Mestra e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Saúde Pública (UECE) e Gestão em Saúde (UNILAB). Pesquisadora e Bolsista de Tranferência Tecnológica no Programa Pesquisa para o SUS/PPSUS-CE -FUNCAP-SESA-Decit/SCTIE/MS-CNPq. Professora colaboradora da UECE no Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES-UECE).

MARIA PETRÍLIA ROCHA FERNANDES

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Ensino na Saúde (UECE), Especialista em Docência no Ensino na Saúde (UFRGS), Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (UVA), graduada em Educação Física (UVA).
Docente da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC).
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Esco- lar (GEPEFE).

STELA LOPES SOARES

Pós-Doutorado em andamento em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE), Especialista Saúde da Família (UVA), Especialista em Docência no Ensino na Saúde (UFRGS), Especialista em Gerontologia (INTA – UNINTA), Especialista em Didática do Ensino Superior (INTA – UNINTA), Especialista em Tutoria a Distância e Docência do Ensino Superior (INTA – UNINTA) e Especialista em Fisiologia do Esforço e Biomecânica do Movimento (INTA – UNINTA), Graduada em Educação Física (UVA), Graduada em Pedagogia (INTA – UNINTA) e em Fisioterapia (INTA – UNINTA). Docente do curso de Educação Física no Centro Universitário (INTA – UNINTA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Física Escolar (GEPEFE).

AUTORES

ANA KLISSE SILVA ARAÚJO

Enfermeira.
Mestranda em Ensino na Saúde. Universidade Estadual do Ceará (UECE).

CARLA FERREIRA LIMA LINHARES

Fonoaudióloga graduada pela UNIFOR em 2008 com especialização em Audiologia também pela UNIFOR em 2016. Atualmente trabalha com o diagnóstico auditivo e reabilitação auditiva.

DENIRE LOPES ARAGÃO

Fonoaudióloga (UNIFOR, 2005); especialista em Audiologia Clínica (UNI- FOR, 2019); mestranda em Ensino na Saúde (UECE, 2022-2023). Atua na atenção terciária no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci de Fortaleza, na área de disfagia e na área de audiologia, realizando exames pré e pós ope- ratórios. Foi docente do curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Pitágoras de Fortaleza de 2019 a 2022.

EDINEY LINHARES DA SILVA

Mestrando no Curso de Mestrado Pro?ssional Ensino na Saúde da Universi- dade Estadual do Ceará – CMEPES/UECE. Especialista nas áreas de Gestão da Educação e Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais. Assistente Social da Federação de Triathlon do Ceará – FETRIECE. Docente no curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu – UNIATENEU. Avaliador de trabalhos acadêmicos em eventos cientí?cos. Escritor literário.

EMANUELLY MOTA SILVA RODRIGUES

Psicóloga Hospitalar-Pesquisadora (CRP 11/9408). Mestranda em Ensino na Saúde (UECE). Especialista em Cuidados Paliativos (UECE); Tecnolo- gias Educacionais para a Prática Docente do Ensino da Saúde (FIOCRUZ) e Ativação de processos de mudança na formação superior de pro?ssionais de saúde (FIOCRUZ). Possui Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residências em Saúde (Hospital Sírio-Libanês); Tanatologia (Instituto Carpe Diem); Psicologia das Emergências e Desastres (Humanitas); Psicoterapia Breve-Focal (Profa. Ms. Teresa Holanda) e Formação Clínica em Psicotera- pia Humanista-Fenomenológica (Profa. Dra. Virginia Moreira). Coordena a Residência Multipro?ssional em Cancerologia CRIO/Escola de Saúde Pública do Ceará; Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro Regional Integrado de Oncologia e a Assistência Multipro?ssional da mesma instituição.

ERASMO MIESSA RUIZ

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará onde ministra aulas nas gradua- ções de enfermagem, serviço social, psicologia, terapia ocupacional e medicina. Também ministra aulas nos seguintes programas de pós graduação: Mestrado Pro?ssional de Ensino na Saúde; Mestrado Pro?ssional de Saúde da Família e Mestrado Acadêmico de Saúde Coletiva, todos na UECE. Foi coordenador acadêmico da Especialização em Cuidados Paliativos (UECE/Unimed). Foi Consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (PNH/MS).

FRANCISCA FABIANA CRESPO CORDEIRO CRUZ

Fonoaudióloga graduada pela UNIFOR em 2008 com especialização em Saúde Pública (UECE, 2012) e Audiologia (UNIFOR, 2016). Atualmente é mestranda em Ensino na Saúde pela UECE e docente do curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Anhanguera nas áreas de audição, linguagem e educação.

HARLEY GOMES DE SOUSA

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará
– UECE; Psicopedagogo; Professor do Centro Universitário Inta – UNINTA (Sobral-CE).

KARLA CAROLLINE BARBOSA DOTE

Fonoaudióloga, atua em ambiente hospitalar da rede privada de Fortaleza-
-CE, especialista em Geriatria e Gerontologia pela UniChristus, especialista em Motricidade Orofacial pelo IDE, especialista em Cuidados Paliativos e
Bioética pela Unimed/UNIFOR. Formação em Tanatologia pelo Instituto Escutha. Mestranda em Ensino na Saúde, no Mestrado Pro?ssional em Ensino na Saúde na Universidade Estadual do Ceará.

LEONARDO SOUSA COSTA

Fonoaudiólogo (UNIFOR, 2007). Tem experiência na área de Fonoaudio- logia, com ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar. Possui pós-graduação em Motricidade Orofacial (Faculdade Redentor, 2017); Residência com ênfase em Neurologia e Neurocirurgia no Programa de Residência Multipro?ssional da Residência Integrada em Saúde (Escola de Saúde Pública do estado Ceará, 2020). Atua na atenção terciária no Hospital Geral de Fortaleza e no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci na área de disfagia.

LIDIA ANDRADE LOURINHO

Pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Saúde Coletiva (UECE/UFC/UNIFOR). Mestra em Educação em Saúde (UNIFOR). Pedagoga. Fonoaudióloga. Psicopedagoga. É docente dos Cursos de Mestrado Profissional Ensino na Saúde, Gestão em Saúde e Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará. Professora do curso de Enfermagem e Psicologia e presidente da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Luciano Feijão.

LUCIANA RODRIGUES DE CARVALHO

Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Inta – UNINTA (Sobral-CE). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – CE; Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Centro Universitário Inta – UNINTA (Sobral-CE).

MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO DA SILVA

Nascida em 15/07/1970,em Fortaleza Ceará, Mestranda em Ensino na Saúde
– UECE, pesquisadora em aprendizagem, neurociência e comportamento; com especilizações em Gestão de Pessoas, Especialização em Psicopedago- gia, Clínica, institucional e Hospitalar; Pedagoga de Formação; com diversas formações em Educação( Andragogia e Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa; Cargos, Carreira e Salários, Orçamento na Gestão de Pessoas; Formação em Orientação Pro?ssional e de Carreira pelo Instituto do Ser; Tra- balhos em médias e grandes empresas (Marquise, 3Corações, Mdias Branco, HapVida, Grupo Ibiapina, entre outros).

MÉRCIA MARIA ARAÚJO PINTO

Filiação institucional: Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Breve currículo: Fonoaudióloga (UNIFOR, 1989), mestra em Distúrbios da Comunicação pela Unifesp-SP, docente do curso de graduação em Fonoau- diologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), 1999-atual.

PAOLA CALVASINA

Cirurgiã-Dentista, Mestre em Saúde Pública pela UECE, PhD em saúde global pela Universidade de Toronto, Pós-doutorado Fundação Oswaldo Cruz-Ceará. Professora do Curso de Mestrado Pro?ssional em Ensino na Saúde/UECE.

PRISCYLA CRUZ OLIVEIRA

Enfermeira. Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Enfermagem Oncológica e em Terapia Inten- siva. Atua há dez anos na Oncologia. Com experiência assistencial; no ensino; na pesquisa; em preceptoria; educação permanente; na gestão; prevenção de acidentes de trabalho; brigada de incêndio; na orientação e avaliação de trabalhos de conclusão de curso e de congressos na área da Saúde.

RAUL NIXON COSTA SARAIVA

Mestrando em Ensino na Saúde – UECE, com Licenciatura em Matemática e Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), graduação em Pedagogia (Lic. Plena) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e Graduando em Administração (início 2018.2). Atuação Pro?ssional: Ensino Superior – Supervisor Pedagógico do Núcleo de Educação a distância da Faculdade do Maciço de Baturité, Professor e Coordeno do curso de Peda- gogia na modalidade EAD da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) onde também ministra aulas nos cursos de Pós-graduação.

ROCHELLY MOURA SARMENTO

Assistente Social, graduada pelo Instituto Federal do Ceará. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Regional do Cariri. Mestranda em Ensino na Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará. Coorde- nadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de Iguatu.

VANESSA DE MORAIS BRAGA

Assistente Social, graduada pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Preceptora de Campo da Saúde Mental Coletiva.