Capa do livro: Temas de história da educação no Brasil

Temas de história da educação no Brasil

Autores: Claudefranklin Monteiro Santos - Degenal de Jesus da Silva - João Paulo Gama Oliveira - Magno Francisco de Jesus Santos (Orgs.)

Temas de História da Educação no Brasil é uma coletânea de estudos conduzidos por diversos pesquisadores dedicados à investigação da história educacional brasileira ao longo do século XX. Os objetos de análise abarcam uma ampla diversidade, incluindo a investigação de periódicos e revistas, o exame da historiografia educacional, a análise da formação de professores, a compreensão do funcionamento de grupos escolares, as festas dos grupos escolares, entre outros aspectos relevantes. Sem uma abordagem teórica-metodológica única, a coletânea propõe-se a apresentar ao leitor as pesquisas em andamento em diversas universidades brasileiras. Ao examinar as distintas facetas do universo educacional, o livro busca proporcionar um panorama abrangente que enriqueça a compreensão da Educação no Brasil, oferecendo uma leitura essencial para estudiosos, educadores e interessados na complexa trama histórica do ensino no país

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5679-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5680-4
DOI: 10.24824/978652515679.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A EDUCAÇÃO RETRATADA NO PERIÓDICO A ESCOLA: revista do Grêmio de Professores Públicos do Paraná (1906-1921) - 11
  • O JORNAL O PORVIR: “Órgão do Grupo Escolar ‘Guilhermino Bezerra’” - Itabaiana/SE (1941) - 27
  • “AINDA E SEMPRE O PROFESSOR DA E. P. E. VEM OU NÃO VEM?”: o ensino primário na Primeira República pelas lentes do jornal O Pharol (Petrolina, Sertão pernambucano) - 47
  • A PÁTRIA ALÉM DOS CAMPOS DE BATALHA: mulheres intelectuais e a historiografia escolar (1909-1930) - 65
  • PARA PENSAR UMA NAÇÃO: Manoel Bomfim e a educação brasileira - 81
  • SOBRE A FORMAÇÃO DAS SENSIBILIDADES RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA “EDUCAÇÃO PARA O NUNCA MAIS” - 93
  • A EDUCAÇÃO DO CORPO, A FESTA E O IDEÁRIO DE UMA EDUCAÇÃO PELA NATUREZA NO CEARÁ: vestígios do movimento Escola Nova (décadas de 1920 e 1930) - 111
  • OS EXAMES E AS FESTAS: a construção de um ideário de civilização no Grupo Escolar Olympio Campos (1927)  - 133
  • OS FESTEJOS DO CENTENÁRIO DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL DO GRUPO ESCOLAR FELIPPE CAMARÃO E OS ENUNCIADOS SOBRE NORMA, CIVISMO E CORPO - 157
  • REVERBERAÇÕES CÍVICAS: explorando as transformações das celebrações cívico-escolares em Sergipe (1911-1930) - 179
  • INSTRUÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO PARÁ NA DÉCADA DE 1920 - 193
  • O ESPAÇO/TEMPO ESCOLAR DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: 1988-2008 - 213
  • A ESCOLA VEM AO ARQUIVO: o APES como lócus de aprendizado para o ensino de história - 235
  • EDUCAÇÃO, REFORMAS E MODERNIDADE NOS ANOS DE 1920 EM SERGIPE - 253
  • ÍNDICE REMISSIVO - 271
  • SOBRE OS AUTORES - 275
CLAUDEFRANKLIN MONTEIRO SANTOS

Licenciado em História (1995) e Mestre em Educação (2003) pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Pós-doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2018). Professor Associado do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Sergipe. Professor do Mestrado em História da Universidade Federal de Sergipe.

DEGENAL DE JESUS DA SILVA 

Doutorando   pela   Universidade   Federal   de   Juiz   de   Fora.  Mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Possui Licenciatura pela Faculdade José Augusto Vieira (2010). Sua   pesquisa   no mestrado deu origem ao livro “Dionísio Republicano: As Festas dos Grupos Escolares Sergipanos e os outros Olhares (1911-1930)”.  Áreas de interesse: história da educação, festas e religiosidade.

JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA

Professor do Departamento de Educação (DEDI) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade Federal de Sergipe. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho-Araraquara (2021-2022). Líder do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA/UFS/CNPq).

MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Teoria da História, História da Historiografia e História dos Espaços.