Capa do livro: Gramática de construções diassistêmica: <br>Discussões teóricas e aplicadas - Vol. 08

Gramática de construções diassistêmica:
Discussões teóricas e aplicadas - Vol. 08

Autores: Roberto de Freitas Junior - Lia Abrantes Antunes Soares - Marcos Luiz Wiedemer

O presente volume “Gramática de Construções Diassistêmica: discussões teóricas e aplicadas”, organizado por Roberto de Freitas Junior, Lia Abrantes Antunes Soares e Marcos Luiz Wiedemer, se insere na seara dos estudos diassistêmicos. A obra combina estudos teóricos e empíricos a partir da perspectiva diassistêmica e tem os seguintes objetivos: i) apresentar, no cenário brasileiro, os principais pontos teórico-metodológicos da Gramática de Construções Diassistêmica; e ii) demonstrar e explorar os múltiplos enfoques dessa abordagem, direcionada ao multilinguismo e ao contato linguístico, em diferentes áreas de pesquisa (aquisição, tradução, ensino, entre outras). Com tais propósitos, esta obra é composta de seis capítulos que apresentam resultados recentes de pesquisas, delineando assim um convite estimulante para aprofundar nossa compreensão das complexidades linguísticas sob essa perspectiva inovadora.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5729-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5730-6
DOI: 10.24824/978652515729.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • A VIRADA MULTILÍNGUE NA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES - 9
  • GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES DIASSISTÊMICA: uma abordagem multilíngue - 21
  • O CONTATO LINGUÍSTICO E A GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES DIASSISTÊMICA COMO MODELO AFILIADO À GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES BASEADA NO USO - 53
  • A CONSTITUIÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO DE BI/ MULTILÍNGUES: da hipótese da interlíngua à noção construcional diassistêmica - 85
  • CONVERGÊNCIA E DIVERGÊNCIA EM TRADUÇÕES DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO: uma análise diassistêmica - 111
  • CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES DIASSISTÊMICA PARA A DISCUSSÃO SOBRE ENSINOAPRENDIZAGEM DE L2 - 131
  • ANÁLISE CONSTRUCIONISTA DIASSISTÊMICA DA ESCRITA EM INGLÊS COMO L2: indícios da cognição multilíngue - 159
  • ÍNDICE REMISSIVO - 183
  • OS AUTORES - 187
ORGANIZADORES

ROBERTO DE FREITAS JUNIOR

Mestre e doutor em Linguística pela UFRJ, com pós-doutorado pela Universidade de Birmingham. Atua como Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-LIBRAS/UFRJ, como professor permanente do PPG em Linguística da UFRJ e do PPG em Letras e Linguística da UERJ/FPP. É coordenador do Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ).

LIA ABRANTES ANTUNES SOARES

Doutora em Letras pela UERJ, mestre em Linguística, bacharel e licenciada em Letras pela UFRJ. Como professora da Faculdade de Letras da UFRJ, atua no Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e do Laboratório de Estudos de Português L2 (LABESP-L2/INES).

MARCOS LUIZ WIEDEMER

Professor adjunto (linguística) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, atuando no curso de Letras (Português/Inglês) e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Procientista (UERJ/Faperj). Doutor em Estudos Linguísticos (UNESP), com bolsa sanduíche na Erfurt Universität, Alemanha; Mestre em Linguística pela UFSC e licenciado em Letras (Português/Inglês) pela FURB. Procientista UERJ.

AUTORES

BRUNO GUIMARÃES DA SILVA

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ/Campus São Gonçalo), onde desenvolveu estudos de iniciação científica nas áreas de língua inglesa e linguística. Atua na educação básica e em cursos de idiomas como professor de língua inglesa como segunda língua para aprendizes de diferentes níveis de escolaridade e proficiência. Tem interesse nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua inglesa; descrição da língua inglesa; formação de professores de inglês como segunda língua.

JOÃO PAULO DA SILVA NASCIMENTO

É doutorando em Linguística e em Língua Portuguesa, respectivamente, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Possui Licenciatura em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Summa Cum Laude) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Intervale de Minas Gerais. Membro do Núcleo de Estudos sobre Interlínguas (NEIS/UFRJ), do Grupo Gramática de Construções e Interfaces Linguísticas (GPGCIL/UERJ) e do Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC/UERJ), desenvolve estudos em Linguística Cognitivo-Funcional, particularmente sobre descrição construcional de línguas orais-auditivas e de sinais, representações cognitivas de linguagem, aquisição e ensino de línguas como L1 e L2 e Gramática de Construções Diassistêmica. Atualmente, é professor substituto de Linguística no Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ILe/UERJ).

KAREN SAMPAIO BRAGA ALONSO

Professora Associada do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Substituta Eventual do Diretor de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ (2018). Coordenadora do Grupo Discurso gramática- UFRJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Possui graduação em Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Linguística pela UFRJ (2010) e pós-doutorado (visiting scholar) na área de Linguística na Universidade da Califórnia (Berkeley). Realizou capacitação na Universidade de Edimburgo (CAPES-Print). Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Letras da UFRJ (PROFLETRAS, disciplina: Gramática, variação e ensino). Docente do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática de construções; mudança linguística; Linguística Baseada no Uso.

LIA ABRANTES ANTUNES SOARES

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Linguística, bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como professora da Faculdade de Letras da UFRJ, atua no Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-LIBRAS e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Além de atividades de ensino, coordena projetos extensão universitária e desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: efeitos de processos cognitivos e metodológicos sobre nativos e não nativos durante aquisição/aprendizagem de línguas; descrição do português do Brasil usado como L2 por estrangeiros e surdos; efeitos do contato linguístico LIBRAS-português brasileiro; consciência linguística em tarefas de leitura e de produção de textos; avaliação de proficiência oral e escrita.

MARCOS LUIZ WIEDEMER

Professor adjunto (linguística) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, atuando no curso de Letras (Português/Inglês) e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Procientista (UERJ/Faperj). Doutor em Estudos Linguísticos (UNESP), com bolsa sanduíche na Erfurt Universität, Alemanha; Mestre em Linguística pela UFSC e licenciado em Letras (Português/Inglês) pela FURB. Foi Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN), gestão 2016-2018/2018-2020. Membro (pesquisador) dos grupos de pesquisa Discurso & Gramática (UFRJ) e Estudos Sociofuncionalistas (UFMS) e Gramática de Construções e Interfaces Linguísticas (GPGCIL/UERJ). Vice-Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (biênio 2022-2023). Membro do Corpo de Embaixadores da Olimpíada de Linguística. Coordenador do Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino (LABLETRAS/UERJ).

ROBERTO DE FREITAS JUNIOR

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio, mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ e pós-doutorado pela Universidade de Birmingham. Atua como Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-LIBRAS/UFRJ, como professor permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP, como coordenador do Núcleo de Estudos Sobre InterlínguaS (NEIS/UFRJ) e é professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ).

RUAN SOUSA DINIZ

Doutorando em Estudos da Linguagem/Tradução (PUC-Rio) e Mestre em Estudos Linguísticos (FFP-UERJ). É professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) na área de Libras, no Colégio Pedro II, e tradutor e intérprete de libras e português na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Grupo de Pesquisa NEIS - Núcleo de Estudos sobre InterlínguaS, filiado à UFRJ, e do GEPTILS - Grupo de Pesquisa em Estudos da Tradução e Interpretação em Línguas de Sinais, filiado à PUC-Rio. Atualmente desenvolve pesquisa sobre formação verticalizada de tradutores e intérpretes de libras e português na perspectiva da educação profissional e tecnológica. É filiado à AGITE-RJ e à ABRAPT.

THIAGO MOREIRA DA SILVA

Graduado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando em linguística pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Discurso e Gramática (D&G/ UFRJ). Dentro do campo da Linguística Cognitivo-funcional, seus interesses de pesquisa envolvem  a aquisição de Inglês como Língua Adicional, com base na Gramática de Construções Diassistêmica, e a produção de materiais didáticos – orientada pela perspectiva da Gramática de Construções Pedagógica. Atuou em diferentes contextos de ensino de  Inglês como Língua Adicional na esfera acadêmica (bolsista PIBID/UFRJ-Inglês e monitor de Inglês Acadêmico no Idiomas Sem Fronteiras – UFRJ).   Atualmente, exerce a função pública de professor de Língua Inglesa da  Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) – Fundamental II, atuando  também na formulação de materiais didáticos de Língua Inglesa e na revisão das diretrizes curriculares da mesma instituição. Possui experiência no ensino de Português como Língua Adicional na instituição estadunidense Dickinson College (ano acadêmico 2017-2018), desenvolvendo também – na referida instituição – atividades de promoção da cultura brasileira.