Capa do livro: AVALIAÇÃO DA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: <br>Limites e possibilidades do SINAES como política pública pedagógica

AVALIAÇÃO DA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA:
Limites e possibilidades do SINAES como política pública pedagógica

Autores: Rabelo, Roberto Vasques

Esta obra discute a complexidade e o contexto inerentes à política de avaliação da educação superior brasileira. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) completa duas décadas tentando integrar fundamentos avaliativos contraditórios, ou seja, a avaliação educativa e a avaliação como regulação, sem conseguir realizá-los completamente.
Roberto Vasques Rabelo colabora com o debate sobre avaliação da e na educação superior brasileira, sem perder de vista a magnitude do setor privado e a mercantilização nesse segmento educacional. Neste livro o autor, defende a necessidade de reorganização do SINAES com vistas a torná-lo política pedagógica voltada à educação de sujeitos, cursos e instituições, em detrimento das lógicas de fiscalização e supervisão que atualmente dominam seu funcionamento.
Destinado a educadores, pesquisadores, gestores universitários e outros interessados na temática, a obra convida o leitor a refletir sobre limites e possibilidades para o aprimoramento da educação superior brasileira.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5698-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5699-6
DOI: 10.24824/978652515698.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • CAPÍTULO I EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: subsídios para analisar uma política de avaliação - 19
  • CAPÍTULO II AVALIAÇÃO DA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o SINAES em questão - 47
  • CAPÍTULO III A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA PEDAGÓGICA: o caso do SINAES - 81
  • POSFÁCIO AVALIAR PEDAGOGICAMENTE PRESSUPÕE ESCUTAR - 93
  • REFERÊNCIAS - 99
  • ÍNDICE REMISSIVO - 115
ROBERTO VASQUES RABELO

Graduado em Administração, Filosofia e Pedagogia. É mestre e doutor em Educação. Atualmente, é professor do Centro Universitário Lusíada (UNILUS) e integrante do grupo de pesquisa Pedagogia Crítica: práticas e formação, da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).