Capa do livro: O processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual: <BR>Conhecimentos, concepções e práticas de professores

O processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual:
Conhecimentos, concepções e práticas de professores

Autores: Rose Mary Fraga Pereira

 Este livro analisa os conhecimentos e as concepções e as práticas de professores do Município de Vitória, Espírito Santo sobre o processo de alfabetização da criança com Deficiência Intelectual. A abordagem histórico-cultural constitui a base teórica do estudo, tendo Vigotski e colaboradores como principais interlocutores.  
Os resultados produzidos evidenciam que o Município tem investido em formação para essas profissionais, todavia ainda parece incipiente essa formação ou necessita ser revista para atender as demandas da ação pedagógica, com vistas à garantia dos processos de alfabetização, principalmente, junto aos alunos público-alvo da educação especial com Deficiência Intelectual.
O livro aponta ainda que muitas das professoras se apoiam em várias teorias para a organização do processo de alfabetização, evidenciando, pouco aprofundamento na apropriação do conhecimento e, também, pouco direcionamento da intencionalidade e sistematização de sua mediação pedagógica para os alunos.
Todavia, as professoras alfabetizadoras que mostram proximidade com a teoria Histórico-Cultural, especificamente as que trabalham com a educação especial e alunos com DI, revelam mais segurança e mais potência em seu trabalho.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5595-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5596-8
DOI: 10.24824/978652515595.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • CAMINHOS PERCORRIDOS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA - 17
  • OS FUNDAMENTOS DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA: implicações à alfabetização da criança com deficiência intelectual - 35
  • A DEFICIÊNCIA COMO UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO - 43
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO E A INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL - 51
  • A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO: o olhar da secretaria municipal de educação de vitória sobre o ciclo inicial de aprendizagem - 63
  • O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE CONHECIMENTOS E CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 85
  • CAMINHOS METODOLÓGICOS DE INVESTIGAÇÃO - 111
  • ORGANIZAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS - 129
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 195
  • REFERÊNCIAS - 203
  • APÊNDICE A - 227
  • APÊNDICE B - 229
  • APÊNDICE C - 233
  • APÊNDICE D - 235
  • ÍNDICE REMISSIVO - 237
ROSE MARY FRAGA PEREIRA

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984) e PEDAGOGIA pela Ideal Faculdade (2019). Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo e em Educação Comunitária pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Vitória e professora de graduação e pós-graduação da Faculdade Capixaba de Negócios – FACAN.