Capa do livro: Ensino de história II: <br>Ensino e aprendizagens

Ensino de história II:
Ensino e aprendizagens

Autores: Alessandra David - Vânia de Fátima Martino

O livro Ensino de História II: Ensino e Aprendizagem é a sequência do livro Ensino de História I: Estudos e Experiências, lançado em 2018, na coleção Ensino de História. O intuito da obra é, mais uma vez, trazer trabalhos de pesquisas que versam sobre o ensino de História em suas múltiplas dimensões, no caso, a conscientização histórica; o currículo dos cursos de História; a formação dos licenciandos e suas experiências com as disciplinas de Estágio e Prática de Ensino; a preocupação com a prática docente e a formação integral dos estudantes; a BNCC de História e os grandes desafios enfrentados por esse novo modelo de formação que pauta toda a educação básica; o livro didático e a incorporação da lei 10.636/03, bem como à perspectiva de decolonialidade; a utilização das novas tecnologias como os jogos e o YouTube nas salas de aulas; e um novo olhar para a educação patrimonial, que busca o desenvolvimento da identidade e do pertencimento dos alunos/as.
Assim, as ideias discutidas em cada capítulo exploram a diversidade e as novas abordagens no ensino de História, de modo a contribuir para que o ensino e a aprendizagem desta disciplina seja mais ativo, mais prazeroso, mais consciente e questionador por parte de alunos/as e docentes da área, não somente da educação básica, mas também no ensino superior, especialmente nos cursos de licenciatura em História.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5620-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5621-7
DOI: 10.24824/978652515620.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • A (CONS)CIENTIZAÇÃO HISTÓRICA NA RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS SUBSTANTIVOS E META-HISTÓRICOS - 15
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HISTÓRIA EM UMA IES PÚBLICA E AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS - 43
  • CONSTRUINDO “ENSINAMENTOS”: prática de ensino, estágio supervisionado e programas de formação de professores de história - 63
  • A PEDAGOGIA SINTRÓPICA E O REGRESSO ÀS “PEGADAS DA NATUREZA - 89
  • MODERNIDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL: considerações acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - 105
  • REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA ESCOLAR NA BNCC NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 115
  • A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA HISTÓRIA DOS NEGROS NOS LIVROS DIDÁTICOS - 131
  • A ESCRAVIDÃO EM JOGO: reflexões sobre ensino de história a partir de um “simulador de escravidão” - 147
  • PERSPECTIVA PARA UMA MACRONARRATIVA DECOLONIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA - 165
  • PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E OS MONUMENTOS DE DOURADOS-MS: possibilidades de uso no ensino de história - 179
  • A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA - 197
  • ÍNDICE REMISSIVO - 213
  • SOBRE OS AUTORES - 217
ALESSANDRA DAVID

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), graduação em Pedagogia pela Faculdade São Luís (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP (1997), com bolsa FAPESP, e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara/SP (2004). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, e do Mestrado Profissional em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP – campus de Franca. Foi professora do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP, de 1998 a 2022, lecionando na graduação e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação, no qual foi coordenadora no período de 2019 a 2021; e vice-coordenadora entre 2011 e 2016. É pesquisadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Educação (CIERS-Ed), da Fundação Carlos Chagas (FCC), e da Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Educação, Ensino de História, Política Educacional e Políticas Curriculares.

VÂNIA DE FÁTIMA MARTINO

É Livre-Docente em Didática do Ensino de História pela UNESP. É Professor Associado III (MS5-I) do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Franca, desde 2000. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986) – Campus de Franca –, Mestrado em História do Brasil Colonial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). É docente e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da FCHS – UNESP de Franca e docente do curso de História, nas disciplinas de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado. É líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social e Líder do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências. É Membro Efetivo Externo PIBIC/CNPq da UNI-FACEF – Franca. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas e orientações no campo de Políticas Públicas Educacionais, Ensino de História e Formação de Professores.