Capa do livro: Políticas e história da educação no Brasil

Políticas e história da educação no Brasil

Autores: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Izaias Costa Filho

Muitas são as produções brasileiras disponíveis referentes a Políticas e à História da Educação. O aumento do número de programas de Pós-Graduação stricto sensu, bem como dos grupos de estudos e pesquisas da área de educação sinalizam para as possiblidades de se investigar os fenômenos complexos que diariamente nos interpelam.
A coletânea que o leitor tem em mãos é uma contribuição que pesquisadoras(r) fazem à educação brasileira. Debruçadas(o) sobre temáticas da Educação Infantil, Educação Inclusiva, Políticas de Assistência Estudantil e Condições de Trabalho de Professores da Educação Superior, as autoras(r) apresentam suas pesquisas e apontam alternativas superadoras dos dilemas que, ao persistirem, exigem de nós aprofundamentos e uma posição a respeito.
É uma obra que pode contribuir para que outras(os) pesquisadoras(es) façam suas investigações e, assim, colaborativamente, avancemos no processo de conhecimento e valorização da educação brasileira.

Impresso
de R$ 42,94 por
R$ 33,03
Digital
de R$ 29,90 por
R$ 24,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5636-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5637-8
DOI: 10.24824/978652515636.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E A LEI 12.796/2013 DA OBRIGATORIEDADE DE MATRÍCULA NA PRÉ-ESCOLA - 11
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 31
  • DIALÉTICA DA EXCLUSÃO: estudo dos resultados das avaliações Enade e OAB no curso de direito na cidade de Curitiba - 49
  • A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERSPECTIVA DE SEUS FORMULADORES: crítica da inclusão-exclusão - 73
  • APONTAMENTOS SOBRE POSIÇÕES DO ANDES-SN EM FACE DAS POLÍTICAS DE TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA - 91
  • ABSOLUTISMO ILUSTRADO E AS REFORMAS POMBALINAS DE EDUCAÇÃO - 109
  • ÍNDICE REMISSIVO - 125
  • SOBRE OS AUTORES - 127
ARIANE FERNANDES

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciada em Pedagogia pela Unisantacruz. Mestra em Direito Econômico e Social pelo PUCPR, Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora de Direito no Centro Universitário Unisantacruz. Advogada.

EDANIELE CRISTINE MACHADO NASCIMENTO

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP (2021). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro (2015). Especialista em Formação de professores para a Docência no Ensino Superior – Unicentro (2014). Graduada em Pedagogia – Docência e Gestão Educacional – Unicentro (2012).

ESTER CARDOSO DE MORAES GALTER

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Consultora Pedagógica na área de inclusão escolar, atua na formação continuada de professores e projetos relacionados a pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

IZAIAS COSTA FILHO

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. É professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (TEPE).

JOSÉLIA SCHWANKA SALOMÉ

Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Arte e Políticas Públicas, CNPq. Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica da UTP.

MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES PEREIRA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. Suas pesquisas estão concentradas em Formação e Trabalho de Professores.

MARLI TURETTI RABELO ANDRADE

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião, da Área de Humanidades, Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL). Do Centro Universitário Internacional UNINTER. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPQ – Trabalho, Educação e Políticas Educacionais da PPGE UTP/PR.