Capa do livro: CADA SEGUNDO CONTA:<br>O uso do tiktok na divulgação científica

CADA SEGUNDO CONTA:
O uso do tiktok na divulgação científica

Autores: Serafim, Sabrina dos Santos - Rocha, Marcelo Borges - Pereira, Grazielle Rodrigues

Esta obra aborda a necessidade de repensar a relação entre a produção científica desenvolvida na academia e sua divulgação para o público não especializado por meio das mídias sociais, destacando que a divulgação científica vai além de propostas visualmente atraentes e traduções de jargões da ciência. Promover a conexão de forma efetiva entre a ciência e a sociedade é um desafio e a divulgação científica torna-se uma poderosa ferramenta, sobretudo quando o divulgador busca se alicerçar em referenciais teórico-metodológicos que visam o diálogo com o público de maneira horizontal. O livro explora as dinâmicas das redes e mídias sociais e sua influência na comunicação pública da ciência, ressaltando o potencial transformador e os desafios presentes, desde a filtragem algorítmica até a adesão crescente de pesquisadores às mídias sociais. Estruturado em seis capítulos, propõe uma mudança de percepção nas práticas de divulgação científica, buscando instigar debates e reflexões e oferecendo uma base sólida para futuras discussões. Seja um leitor iniciante ou um pesquisador experiente, esta obra oferece uma janela para a compreensão profunda da divulgação científica nas mídias sociais, com ênfase no potencial do TikTok. Não é apenas o fim de um livro, mas o início de uma conversa enriquecedora e contínua sobre a ciência no mundo digital.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5839-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5840-2
DOI: 10.24824/978652515839.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 92
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • CAPÍTULO 1 A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A COMUNICAÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA - 23
  • CAPÍTULO 2 A ERA DAS REDES SOCIAIS ON-LINE - 33
  • CAPÍTULO 3 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS ON-LINE - 41
  • CAPÍTULO 4 TIKTOK: a plataforma de mídia social - 47
  • CAPÍTULO 5 CONTEÚDO CIENTÍFICO PARA O TIKTOK - 55
  • CAPÍTULO 6 DESAFIOS E PREOCUPAÇÕES NO USO DO TIKTOK - 61
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 67
  • REFERÊNCIAS - 69
  • ÍNDICE REMISSIVO - 87
  • SOBRE AS AUTORAS E O AUTOR - 91
SABRINA DOS SANTOS SERAFIM

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela UERJ. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências – PPG MP-EGeD/UFRJ. Especialista em Gestão de Negócios pela Ibmec/RJ. Integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Neurociência, Design e Divulgação Científica – SINAPSE LAB/IFRJ. Profissional da área de marketing há mais de 10 anos.

MARCELO BORGES ROCHA

Graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ. Mestre em Tecnologia Educacional para a Saúde e Doutor em Zoologia, ambas titulações pela UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ. Coordenador do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino em Ciências – LABDEC/CEFET. Desenvolve pesquisa nas áreas de Divulgação Científica e Meio Ambiente.

GRAZIELLE RODRIGUES PEREIRA

Graduada em Física pela UFRJ. Mestre em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ. Professora Titular do IFRJ e Diretora de Ensino do Campus Mesquita/IFRJ. Líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Neurociência, Design e Divulgação Científica – SINAPSE LAB/IFRJ. Desenvolve pesquisa nas áreas de Divulgação Científica e Neurociências.