Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS:<BR>Cidadania, educação e sustentabilidade

POLÍTICAS PÚBLICAS:
Cidadania, educação e sustentabilidade

Autores: Moraes, Clauciana Schmidt Bueno de - Mendes, Alexandre Marques - Souza, Tatiana Noronha de (Orgs.)

Este é um livro que representa, ao mesmo tempo, a diversidade temática que integra o horizonte de ação das políticas públicas e o avanço do campo científico nas reflexões sobre essa matéria. Não por acaso, a interdisciplinaridade é uma marca indelével dessa obra. Os estudos que compõe esse trabalho denotam, de maneira inequívoca, que toda intervenção para resolução de problemas públicos exige, necessariamente, a mobilização de saberes diversos, que se entrecruzam e se combinam para a compreensão e diagnóstico da realidade. Com efeito, esse é um livro que traz experiências específicas, que resultam do trabalho de pesquisa de seus autores, mas também um mapa de possibilidades de interpretação e de percursos de atuação; as respostas trazidas para uma dimensão do conhecimento – e do universo social – não servem apenas a um campo disciplinar ou a uma situação individualizada. Teorias, abordagens e alternativas práticas são passíveis de um exercício intercambiável, servindo tanto ao leitor que tem em mente um problema semelhante quanto ao que busca saídas nos labirintos processuais da ação pública – estatal e não-estatal. Por isso, seu público-alvo vai além dos gestores e analistas de políticas públicas, sendo recomendado a quaisquer interessados em entender sua dinâmica e interagir nos múltiplos cenários do espaço público.
   
- Agnaldo de Sousa Barbosa
Professor Associado - UNESP/Franca



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5685-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5681-1
DOI: 10.24824/978652515685.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 372
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • MOBILIZAÇÃO DO DIREITO E DIGITALIZAÇÃO DO SISTEMA DE JUSTIÇA - 15
  • CONTROLE DEMOCRÁTICO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOS MUNICÍPIOS DA DIRETORIA REGIONAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – BAURU NA PANDEMIA COVID-19 - 27
  • REPENSANDO O CONCEITO DE SOLIDARIEDADE PERANTE O SISTEMA INTERNACIONAL - 39
  • POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA E (VIOLAÇÃO DE) DIREITOS HUMANOS - 49
  • O QUINQUÊNIO DA REFORMA TRABALHISTA: Constitucionalismo e Mobilização do Direito como meio de proteção ao trabalhador - 63
  • A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 014.017 DE, 29 DE JUNHO, DE 2020 NO MUNICÍPIO DE FRANCA/SP - 75
  • O PAPEL DO JUIZADO ESPECIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM FRANCA (JEIA) NA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL - 87
  • CICLOS ECONÔMICOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: criações, rupturas e permanências institucionais no âmbito do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil - 107
  • MULHER ENCARCERADA: o perfil das pesquisas relacionadas ao aprisionamento feminino no âmbito do serviço social - 117
  • DEFENSORIA PÚBLICA E DIREITOS DAS PESSOAS PRESAS NA PANDEMIA: análise de uma inspeção em uma unidade prisional paulista - 131
  • REVOLUÇÃO 4.0 E O PAPEL DOS SINDICATOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: viabilidade da arbitragem como meio garantidor de direitos sociais - 141
  • DESAFIOS GLOBAIS, AÇÕES LOCAIS: disseminação de políticas de combate às mudanças climáticas nos municípios de São Paulo e rio de janeiro através das redes de cidades após o Acordo de Paris - 155
  • UM MODELO DE GESTÃO DOS RESÍDUOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - 165
  • ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE COVID E RESÍDUOS SÓLIDOS - 175
  • POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: os desafios para a logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos no Brasil - 187
  • FORMAÇÕES GEOLÓGICAS E AQUÍFEROS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SAPUCAÍ MIRIM/GRANDE - 199
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA UM NOVO CONTRATO SOCIAL NA CIDADE PÓS PANDÊMICA UM ESTUDO EM BARCELONA/ES - 209
  • INFRAESTRUTURA VERDE URBANA: estratégia latino-americana - 219
  • A DIMENSÃO DA SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DO SANEAMENTO NA FUTURA POLÍTICA NACIONAL DE CIDADES INTELIGENTES - 229
  • A DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO (RMRP) - 241
  • REPENSAR VALORES: uma práxis necessária na educação ambiental efetivada pela educação popular através do uso da/ junto a utilização da fotografia - 255
  • O DISCURSO DOS SUJEITOS-PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO - 267
  • FORMAR PARA TRABALHAR: o/a adolescente aprendiz e os desafios à garantia de direitos - 279
  • “TU TEM QUE LEMBRAR COM ORGULHO, 25 DO MÊS DE JULHO”: uma proposta de atividade pedagógica pautada em políticas públicas antirracistas - 287
  • O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE CAPITÓLIO/MG E OS PROCESSOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO - 299
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: curso de formação para professores, gestores e comunidade na cidade de Franca SP - 311
  • QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E JOVENS POUCO QUALIFICADOS: análise de políticas nos estados-membros do Mercosul na pandemia de covid-19 - 321
  • A CRISE DA SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: uma análise do projeto de vida do novo currículo paulista - 329
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS MUNICIPAIS: possibilidades no contexto escolar - 339
  • EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERIGO: o avanço da extrema direita no Brasil - 349
  • A BNC-FORMAÇÃO E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS - 357
  • ÍNDICE REMISSIVO - 365
CLAUCIANA SCHMIDT BUENO DE MORAES

Professora Doutora e Pesquisadora na UNESP. Pesquisadora-Líder do Grupo de Pesquisa/Laboratório ACert - Auditoria, Certificação e Gerenciamento Socioambiental (CNPq - UNESP). Membro Pesquisadora do GEOTPU.LAB - Planning, Urbanism, Architecture and Environment da Universidade de Lisboa/ Portugal. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas (UNESP). Possui Mestrado e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/ USP), Pós-doutorado Empresarial em Ciências Ambientais (CNPq), Graduação em Administração (UNIP) e Geografia (UNESP). Autora de diversos livros, capítulos de livros, artigos científicos em periódicos e anais de eventos. Assessora ad hoc e revisora de periódicos científicos e eventos nacionais e internacionais.


ALEXANDRE MARQUES MENDES

Professor Doutor do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas (DECSPP); Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas (PAPP); Coordenador do Laboratório de Políticas (LAP); Coordenador da Assessoria Jurídica Universitária (AJUP) da FCHS/ UNESP/ Franca.

TATIANA NORONHA DE SOUZA

Pedagoga (Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto), com mestrado (2003) e doutorado (2008) em Psicologia pela FFCLRP-USP, e Doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara), onde atua como docente. É orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-UNESP/Franca.