Capa do livro: PROTÓTIPOS DE ENSINO EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: <BR>Língua portuguesa

PROTÓTIPOS DE ENSINO EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Língua portuguesa

Autores: Karlo-Gomes, Geam – Pamplona, Gustavo Justino – Silva, Beatriz Braga de Souza – Santos, Kleberson Saraiva dos – Filho, João de Sá Araújo Trapiá (Orgs.)

Um aspecto intrínseco à elaboração dos protótipos desta obra é que todos estão atravessados pela temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais em conformidade às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana. O termo étnico-racial abrange as características culturais, políticas e identitárias da população de origem afro-brasileira. Entre as principais intenções das atividades aqui propostas, está o respeito à diversidade, a educação contra o racismo e toda forma de discriminação e o envolvimento dos estudantes para se reconhecerem como nação culturalmente plural. Visa, assim, contribuir para uma perspectiva de educação decolonial, em que seja possível o espaço para discutir problemáticas concernentes à humanização e aos direitos humanos. Os quatro protótipos estão voltados para os Anos Finais do Ensino Fundamental e seguem os fundamentos teórico-metodológicos intrínsecos ao ensino de língua materna contemplando uma diversidade de gêneros textuais na cultura digital. As propostas estão divididas em práticas/eixos de linguagem (leitura/escuta, oralidade, produção de texto e análise linguística e multissemiótica) situados em quatro campos de atuação/circulação: Artístico-literário, Das práticas de estudo e pesquisa, Jornalístico-midiático e Vida pública.

Impresso
de R$ 38,87 por
R$ 29,90
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5547-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5548-7
DOI: 10.24824/978652515547.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 15
  • PROTÓTIPO 1 - 20
  • PROTÓTIPO 2 - 40
  • PROTÓTIPO 3 - 64
  • PROTÓTIPO 4 - 88
  • ÍNDICE REMISSIVO - 105
  • SOBRE O COORDENADOR, ORGANIZADORES E AUTORES - 107
COORDENADOR

GEAM KARLO-GOMES

Realizou pós-doutorado em Ciências da Linguagem pela UNISUL. Doutor e mestre em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Doutor em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – Rede Nacional (ambos da UPE). Líder do ITESI/CNPq – Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas. Coordenador do Programa de Extensão PROFIC_Letras – Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da área de Letras (UPE). Entre outros trabalhos, autor de A antinomia comunismo-cristianismo: leitura mitológico-arquetípica da obra Assunção de Salviano (EdUPE), Estudos do Imaginário e Literatura: Textos selecionados para a formação de novos pesquisadores e A genealogia de uma conversão cristã em Assunção de Salviano: matrizes arquetípicas e simbólicas e antropologia do imaginário (ambos pela Editora CRV), Práticas docentes em Língua Portuguesa no ensino remoto emergencial e Gamificação no ensino de línguas: criando Possibilidades para aprendizagens mais engajadoras (ambos pela Bagai). Organizador da série Escola Universidade (Editora Mercado de Letras).

ORGANIZADORES

GUSTAVO JUSTINO PAMPLONA

Graduando do Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade de Pernambuco. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica – Núcleo de Letras (UPE). Integrante do ITESI/CNPq – Grupode Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas.

BEATRIZ BRAGA DE SOUZA SILVA

Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina.

KLEBERSON SARAIVA DOS SANTOS

Mestre em Educação (UPE) com pesquisa voltada para o ensino de oralidade. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (IBE). Especialista em Linguística Aplicada (Intervale). Especialista em Língua Portuguesa e Oratória (Intervale). Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (UPE). Tem artigos publicados nas áreas de Literatura e Interculturalidade e Ensino de Língua Portuguesa. Como coautor publicou capítulos de livros sobre imaginário, interculturalidade e ensino de Língua Espanhola. Como autor escreveu o e-book Oralidade e Sequências Didáticas: princípios e procedimentos. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Produção Textual na rede estadual de ensino da Bahia e na rede pública de ensino de Juazeiro-BA.

JOÃO DE SÁ ARAÚJO TRAPIÁ FILHO

Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Letras (UPE). Integrante do ITESI/CNPq – Grupode Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas.

AUTORES

ADRIELE LAÍNE DOS SANTOS SOUZA

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas e Língua Inglesa e suas literaturas pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Atualmente é professora de Língua Inglesa da rede de ensino público estadual da Bahia.

AMANDA SOUSA DE OLIVEIRA

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade de Pernambuco – UPE.

CAMILA CARVALHO CARDOSO

Graduanda em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina.

DAIANY MARQUES DA COSTA

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Espanhola e Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco – UPE.

ERLANE DA SILVA SANTANA

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas e Língua Inglesa e suas literaturas pela Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina.

FABIANO DA COSTA REGIS

Graduando em Letras com habilitação em Língua Espanhola e Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco – UPE.

FERNANDA BATISTA SOARES

Graduanda em Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina.

GIVALDO ALVES MARTINS JÚNIOR

Licenciando em Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco – UPE.

HERBET MOUZE RODRIGUES NETO

Graduando em Letras, Português e Inglês pela universidade de Pernambuco.

JOANA TARGINO DA SILVA

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Espanhola e Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco – UPE.

JOSSANDRA NAIARA DO NASCIMENTO MEDRADO

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco – UPE.

NAERLEN ANA MARIA ALVES

Graduanda em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE.

THIAGO FERREIRA AMORIM DA SILVA

Graduando em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco – UPE.

YANNE CRISTINA LOPES DE CARVALHO

Graduanda em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE.