Capa do livro: DIÁLOGOS EM REDE: <BR>Saberes e práticas de geografia no ensino básico, técnico e tecnológico

DIÁLOGOS EM REDE:
Saberes e práticas de geografia no ensino básico, técnico e tecnológico

Autores: Costa, Wesley Borges - Oliveira, Matteus Freitas de - Bohrer, Marcos - Monteiro, Rafael de Melo (Orgs.)

A presente obra, composta de quatorze capítulos, é produto do encontro de um grupo de professores e professoras de Geografia que, alicerçados em suas práticas profissionais na Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), arriscam-se em partilhar suas experiências de ensino, pesquisa e/ou extensão. A construção do projeto editorial iniciou em 2021, ao longo do período pandêmico que, durante o isolamento social e as atividades de ensino remoto, acabaram por conhecer mais – e melhor – o trabalho dos/das colegas em atividades virtuais.
A Rede EPT possui 41 instituições – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e o Colégio Pedro II que, ao todo, somam 661 campi presentes em 587 municípios.
Assim como as universidades, a Rede EPT tem relevante produção intelectual nas mais diversas áreas e ciências. No campo da Geografia não é diferente: contamos com um quadro de excelência no corpo docente e com importantes produções acadêmicas e experiências no ensino, na pesquisa e na extensão.
Sem ter uma unidade temática, a produção versa sobre múltiplos temas que dão ênfase ao ensino de Geografia na Rede EPT.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5593-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-5588-3
DOI: 10.24824/978652515593.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 13
  • AS DISCIPLINAS PROPEDÊUTICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: da formação cidadã ao despertar profissional - 15
  • “TENHO SAUDADE DO MEU PAI, TENHO SAUDADE DE TUDO”: o filme “Central do Brasil” e o tema da migração na Educação de Jovens e Adultos do IFG/Águas Lindas (GO) - 31
  • A GEOGRAFIA NA PEDAGOGIA: saberes geográficos formativos da pedagoga e do pedagogo dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais - 47
  • “VOAR, VOAR. SUBIR, SUBIR”: a geografia no eixo tecnológico “turismo, hospitalidade e lazer” - 57
  • GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO: mais que um componente no IFBA campus Valença - 73
  • DIALOGANDO E CONSTRUINDO A AÇÃO DOCENTE: a contribuição do IFPR para os municípios da região metropolitana de Curitiba - 85
  • UMA REFLEXÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA PAISAGEM DE PORTO UNIÃO DA VITÓRIA - 99
  • CIDADES LITORÂNEAS, SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL IMPOSTA E AS PERIFERIAS URBANAS VULNERÁVEIS: pesquisa e iniciação científica no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio no IFSP – Cubatão - 115
  • NÃO EXCLUAM AS POPULAÇÕES LGBTQIA+ DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO - 129
  • CARTOGRAFIAS DIGITAIS COLABORATIVAS: oportunidades para a geografia escolar na era da conexão em mobilidade - 151
  • PRODUÇÃO E USO DE AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA - 165
  • GEOGRAFIA FÍSICA E O ENSINO NAS ESCOLAS: dificuldades, desafios e perspectivas no âmbito escolar - 175
  • O LUGAR ENQUANTO BASE DE AÇÃO PARA PROPAGAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 189
  • AS FRONTEIRAS DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DO ENSINO INTEGRADO: diálogos e trajetos didáticos/pedagógicos no IF baiano - 205
  • ÍNDICE REMISSIVO - 223
  • SOBRE OS AUTORES E ORGANIZADORES - 227
ANDERSON GOMES DA EPIFANIA

Doutor em Geografia (UFRN), Mestre em Geografia (UFBA), Licenciado em Geografia (UCSAL). Atua nos grupos de pesquisa: GEOMAR BAHIA – Geografia Marinha da Bahia; e do Observatório Socioterritorial do Baixo Sul da Bahia. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Valença. Como professor pesquisador e extensionista tem se dedicado a trabalhar nos seguintes ramos da ciência geográfica: Urbano-Regional, Ensino, Turismo, Cultural, Econômica e Geografia do Estado da Bahia.

ANDREIA RITA PEREIRA DE SOUSA

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente no Instituto Federal da Bahia – campus Valença.

DIOGO LABIAK NEVES

Mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Professor permanente da Pós-Graduação em Gestão Social de Políticas Públicas.

EDIVALDO GEFFER

Graduado, mestre e doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Especialista em Gênero e Diversidade Escolar pela Faculdade São Braz e em Educação do Campo pela Faculdade São Braz. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS). Desenvolve pesquisas na área de ensino de geografia, hidrologia, hidrossedimentologia, hidrogeomorfologia, análise e gestão ambiental.

GABRIELA SENA DA SILVA

Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus União da Vitória. Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC/Jr).

JOAQUIM RAUBER

Mestre e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves. Atua no Grupo de Pesquisa em Ciências Humanas (IFRS) e no Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF).

JULIANA VITOR GRACIANO

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Poços de Caldas. Pós-Graduanda em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Professora da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas (MG). Tem se dedicado a pesquisar sobre o ensino de Geografia no contexto escolar.

JÚLIO CÉSAR ZANDONADI

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Presidente Prudente. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Cubatão. Atua no Grupo de Pesquisa GRAMSCHE (Grupo de Análises Multidisciplinares em Ciências Humanas e Espaciais), na linha de pesquisa “Observatório das Cidades Litorâneas”. Também é membro do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR). Desde 2002, dedica-se a pesquisas sobre a urbanização brasileira, com trabalhos sobre cidades médias e, recentemente, sobre urbanização de cidades litorâneas.

KARINA FERNANDA TRAVAGIM VITURINO NEVES

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Ilhéus. Atua no Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade (IFBA) e no Grupo de Pesquisa Agricultura e Urbanização na América Latina (USP).

LEANDRO RAFAEL PINTO

Doutor, mestre, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

LUAN DO CARMO DA SILVA

Mestre e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) – Campus Riacho Fundo.

MÁRCIA MARIA DE JESUS SANTOS

Doutora, mestre e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Atua em pesquisas sobre análise regional, pequenas e médias cidades e educação ambiental, com ênfase na integração entre comunidade escolar e lugar.

MARCOS BOHRER

Doutor, mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) – Campus São Bento do Sul.

MATTEUS FREITAS DE OLIVEIRA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Modelagem e Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Licenciado em Geografia também pela UEFS. Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sustentabilidade no Sertão de Alagoas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO), da Universidade Federal de Alagoas.

MELINA MARA DE SOUZA

Doutora e mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Atua no Grupo de Pesquisa em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos do Planalto de Poços de Caldas e no Grupo de Pesquisa em Paleobotânica e Paleoambientes da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Tem se dedicado a pesquisar sobre reconstruções paleoambientais no Quaternário e a Geografia Física no contexto escolar.

NATÁLIA PIRANI GHILARDI-LOPES

Doutora, licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada na Universidade Federal do ABC (UFABC). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). Faz pesquisas em educação ambiental e científica, com ênfase em Ciência Cidadã e Educação Ambiental Marinha e Costeira; Botânica; Ecologia de Comunidades Marinhas Bentônicas. É membro fundadora da Rede Brasileira de Ciência Cidadã.

RAFAEL AROSA DE MATTOS

Doutorando em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

RAFAEL DE MELO MONTEIRO

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Presidente Prudente. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Pires do Rio. Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) – Campus Urutaí. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Águas Lindas. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social, Cultura e Território (IFG).

RITA RIBEIRO BRAGA

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSul de Minas) – Campus Poços de Caldas. Cursou magistério no Colégio Pio XII, em Poços de Caldas (MG). Tem se dedicado a estudar e pesquisar sobre a educação básica em Geografia e alfabetização em Geografia nos anos finais.

ROSÂNGELA PATRÍCIA DE SOUSA MOREIRA

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e Graduada em Geografia pela UNEB. Docente no Instituto Federal da Bahia – campus Valença. Pesquisadora nos grupos GEOTEC/UNEB e Educação, Ciência e Tecnologia/IFBA.

THIAGO LUIZ CALANDRO

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Jaguariaíva. Atua no Grupo de Pesquisa Linguagem, Experiência, Memória e Formação. Atualmente, tem se dedicado a pesquisar a relação espaço e memória no ensino de Geografia.

VAGNER ZAMBONI BERTO

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Gestão do Território/Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba. Professor permanente da Pós-Graduação em Gestão e Negócios.

WESLEY BORGES COSTA

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Catalão. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Oeste da Bahia (UESB). Graduado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus VI. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Almenara. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Docência e Diversidade (IFNMG).