Capa do livro: ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR - VOLUME 5

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR - VOLUME 5

Autores: SERGIO NUNES DE JESUS - ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO

A formação docente vai/está muito além do processo de entender a mediação de conhecimentos por parte dos/as professores/as. O processo de formação continuada nos  conduz a pensar sobre no ato de educar em um contexto crítico, reflexivo e histórico, e que transporta acadêmicos/pesquisadores para uma atuação engajada na educação, seja em sala de aula para crianças, jovens ou adultos/idosos. A educação mediada pela formação do/a professor/a se transforma em uma ação consciente, que através de metodologias eficazes, dinâmicas e contextualizadas conduz seu alunado a um pensamento crítico e que se opõe aos atos omissos e exclusivos de uma sociedade opressora. No território brasileiro são muitos os desafios a serem enfrentados pelos/as docentes ao longo de sua carreira e nos processos formativos pelos quais precisam passar. Nesse intuito, é proposta do Almanaque de Formação Continuada do Professor, Volume 5, abrir espaço crítico-reflexivo no âmbito acadêmico da formação docente, elucidando pesquisas e estudos acerca de práticas exitosas, relatos de experiência, dinamicidade e demais ações teórico/práticas que conduzirão aos seus leitores e leitoras um olhar sensível sobre o ato de ensinar. Assim, ratificamos o pensamento de Freire diante do processo formativo: [...] na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática (Freire, 1996).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5734-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5731-3
DOI: 10.24824/978652515734.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO ESCOLA: ambiente de disputas de poder - 13
  • LINGUÍSTICA APLICADA E NORMATIVIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 21
  • ANÁLISE DE/DO DISCURSO: interrelações na língua(gem) - 37
  • POBRE LÍNGUA PORTUGUESA!: ela jaz no chão escolar – considerações discursivas acerca da “linguagem neutra” em uma postagem de rede social - 51
  • LEITURA E ESCRITA: uma análise do processo da aquisição da linguagem durante a pandemia da covid-19 - 65
  • A SALA DE AULA COMO UM CAMPO DE POSSIBILIDADES PARA INVESTIGAÇÕES: uma percepção a partir do programa de residência pedagógica - 81
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO: reflexões sobre conceitos, métodos e aportes metodológicos - 97
  • CONTRAPONTOS E MEMÓRIA: intolerância e liberdade religiosa - 115
  • A EFETIVIDADE DA LEI 14.519/23: memória e representação cultural - 133
  • A OZONIOTERAPIA COMO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS COM ÚLCERA DIABÉTICA - 151
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: olhares e reflexões - 167
  • ÍNDICE REMISSIVO - 179
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 183
  • SOBRE OS AUTORES - 185
Ana Christina de Sousa Damasceno (Autoria)
É Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU/2011) e em Letras/Português (UESPI/2012). É especialista em Educação Infantil (UESPI/2016); Gestão Municipal de Educação (UFPI/2016); Formação de Professores em EaD (FAESPA/2021); Psicopedagogia Institucional e Clínica (Instituto Dexter/2022); e em Linguagens, suas tecnologias e mundo do trabalho (UFPI/2023). É mestre em Letras (UESPI/2016). Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Pesquisadora nos Grupos de Pesquisas Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA/CNPq-IFRO, campus Cacoal e também no Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos – GREPET. Bolsista Capes/ CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: GEALF (UESPI) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA, onde atua na coordenação do Curso de Pedagogia, no Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas e na Equipe Multidisciplinar do Curso de Pedagogia em EaD da FAESPA. É diretora acadêmica da FAESPA. E atualmente é formadora regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (SEDUC/PI).

Elizângela Ataíde de Souza (Autoria)
Professora no Governo do Estado de Rondônia. Possui licenciatura em Letras/Português e suas respectivas literaturas (UNIR). Pós-Graduanda em Linguística e Análise do Discurso (Líbano) e pós-graduanda em MBA Comunicação e Marcketing (USP). Especialista em Mídias na Educação (UNIR) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia – PDA, CNPq-IFRO, campus Cacoal.

Sérgio Nunes de Jesus (Autoria/Organização)
Pós-Doutor em Ciências da Educação (UFLO). Doutor em Ciências da Educação (UTIC). Doutor em Ciências da Linguagem (UNICAP). Mestre em Linguística (UNIR). Graduação em Letras Português/Inglês/Literaturas (UNEB). Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT (IFRO). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE (UNIFAL-MG). Da Associação Brasileira dos Professores Negros (ABPN). Da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED Brasil). Da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Afiliado aos Grupos de pesquisas: 1. Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL-CNPq); 2. Discurso, Sujeito e Sociedade (UNICAP-CNPq); 3. Língua(gem), Cultura e Sociedade (IFRO-CNPq). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq). Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação e Cultura; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador associado aos projetos PAINTER e HUMANITAS, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, FAPEAM 2020-2024) e no Projeto Semântica Descritiva, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL 2020-2024). Pesquisador, escritor, músico e poeta.

Alberto Alves Teixeira
Doutorado em Ciências da Educação (UNADES). Mestrado em Ciências da Educação (UNINTER). Especialista em Administração e Supervisão Escolar (Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral). Especialista em Metodologia de Ensino (Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral). Graduado em Pedagogia (FEC-UNESC). Graduado em História (UNIR). Licenciado em Educação Física (Escola Superior de Educação Física do Pará). Membro do corpo editorial do Jornal Ambiental “H2O Amazônia Ambiental”. Atua com os seguintes temas de pesquisa: Educação e História.

Analua Pereira Nunes de Jesus
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Goiás (UNI-GOIÁS). Colaboradora no Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq).

Antonieta Miguel
Professora Adjunta do DCH/VI (UNEB). Graduada em História (UESB). Mestra em História Social (UFBA). Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Pós-doutorado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB). Atualmente orientadora do Programa de Residência Pedagógica – PRP (2022-2024).

Bruna Caroline Farias Alves
Especialista em Direito Material e Processo Penal pela Faculdade Conhecimento e Ciência (FCC). Cursa especialização em Direito Penal e Criminologia (Centro Universitário Celso Lisboa). Cursa especialização em Direito Internacional (Centro Universitário Celso Lisboa). Bacharel em Direito pela Faculdade Pan Amazônica (FAPAN, PA). Cursa graduação em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá (Estácio). Faz parte do grupo de pesquisa Direito Penal e Democracia (DPD) – CNPq-UFPA, campus Belém. Diretora Jurídica do grupo de pesquisa Liga Acadêmica de Ciências Forenses – LIACF-UFPA, campus Belém. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq).

Celso Ferrarezi Junior (Apresentação)
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989), Mestrado e Doutorado em Linguística – Semântica (1997/1998) e dois pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 56 livros literários e científicos, estes nas áreas da linguagem e do ensino de língua materna. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem.

Edelaine Nobre da Silva
Cursa Licenciatura em História, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI, Caetité-BA. Atualmente é bolsista CAPES pelo Programa de Residência Pedagógica – PRP (2022-2024).

Gabryella Sousa de Araújo
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universtário de Goiás (UNI-GOIÁS).

Ingrid Letícia Menezes Barbosa
Possui graduação em Letras/Português e Literatura brasileira pela União das Escolas Superiores de Cacoal (2003), especialização em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2005) e Tecnologias Educacionais pela PUC-RJ (2011), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (2009) e doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal). Membro do grupo de Pesquisa: Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq, IFRO-campus Cacoal, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Estudos da Língua e Linguagem, Linguística Aplicada e Formação Continuada de Professores. Co-autora do Projeto de ensino, pesquisa, extensão – Simpósio PDA-IFRO, campus Cacoal.

Jorge da Silva Werneck
Mestre em Matemática pelo PROFMAT-UNIR (2013). Especialista em Matemática pela UNIR (2001). Graduado em Matemática pela UNIR (1995). Professor Efetivo EBTT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, campus Cacoal.

Jorge Luís de Freitas Lima
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM lotado no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Rolim de Moura), com Postdoctorado en Investigación Superior (2023) pela Universidad Interamericana – PY. Membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia – ALCAMA. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – (Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant, AM. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Foi coordenador do Projeto de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas de Professores Indígenas – PAINTER/FAPEAM e coordena o Projeto de Pesquisa sobre a Inclusão de alunos indígenas pela Linguagem – HUMANITAS/ FAPEAM. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I (2020), vol. II (2021), vol. III (2022) e vol. IV (2023)) e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020); Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021); na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021) e na obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant - AM (2021).

Jumara Carla Azevedo Ramos Carvalho
Doutoranda em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES, MG). Mestre em História Social (UNIMONTES, MG). É graduada em História (UNEB, BA) e em Educação Física (UNOPAR polo Caetité). Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares; Gestão do Trabalho Pedagógico; Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação; Ciências Humanas e suas Tecnologias e em Filosofia Contemporânea. Professora das redes municipal e estadual em Caetité/BA. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa “Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces”

Leandra Maria de Souza
Cursa Licenciatura em História, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI, Caetité-BA. Atualmente é bolsista CAPES pelo Programa de Residência Pedagógica – PRP (2022-2024).

Maria Aparecida Silva Costa
Cursa Licenciatura em História, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI, Caetité, BA. Atualmente é bolsista CAPES pelo Programa de Residência Pedagógica – PRP (2022-2024).

Mikael Rios Sanches Fróes
É estudante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), campus Alagoinhas, do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio e Bolsista CNPq, sendo orientado pela professora doutoranda Rafaella Elisa Rolim.

Nara Dantas de Azevêdo
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade, UNEB - Campus VI, Caetité-BA, Especialista em Língua, Linguística e Literaturas – FACIBA – Bahia. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFBA-Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional – UNEB – BA. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Coautora da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Coautora da obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Participa como organizadora e autora do Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, IV e V. Participa como organizadora do Almanaque de Formação Continuada do Professor (Vol. II e III). Faz parte do Grupo de Pesquisa PDA-IFRO-CNPq. Licenciada em Letras Inglês/Português – UNEB, Campus VI. Licenciada em Letras – Espanhol/Português – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão de Marketing – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP do Sertão Produtivo) Caetité, BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE-13). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq).

Rafaella Elisa Santos Rolim Miranda Brito
Docente, desde 2010, do IF Baiano, empreende pesquisas na área de Análise de Discurso, debruçando-se sobre temáticas que referenciem a relação dos sujeitos com o universo jurídico e da politização do dizer, dos sujeitos e do Direito. Atualmente é doutoranda da UFBA, analisando projetos de lei voltados à concessão de direitos à comunidade LGBTQIAP+. Orienta projetos de iniciação científica voltados para essa temática, sob aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO, campus Cacoal-CNPq).

Reginaldo Conceição da Silva
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão/Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus VI, Caetité. Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, pela UNEB, campus VI. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela União das Escolas Superiores de Cacoal – UNESC, Rondônia. Professor da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, lotado no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – CESTB, Amazonas. Filiado ao grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade – Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (PDA). Coordenador do projeto Redes de Valor na Amazônia (PROVALOR): fortalecimento do mapeamento do extrativismo da Amazônia e dos Laboratórios de Cartografia da FAPEAM. Pesquisador do Laboratório Nova Cartografia Social: Processos de Territorialização, Identidades Coletivas e Movimentos Sociais e Coordenador do Núcleo de Cartografia Social da Amazônia UEA-CSTB; UFAM – PPGAS. Pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM, na linha de pesquisa: Culturas, Religião e Representações Socioespaciais. Membro do GEPCULTURA/UNIR – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vida e Populações Amazônicas – RO. Tem experiência na área de Educação, Nova Cartografia Social da Amazônia, Povos Extrativistas, Cadeias de Valor, Povos de Terreiro e demais Povos Tradicionais da Amazônia. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Nova Cartografia Social, condições de vida e bem viver de povos e comunidades tradicionais: a formação de extensionistas em contexto dos ODS.

Ricardo Dionizio de Almeida
Licenciado em Matemática (IFRO, campus Cacoal). Fez parte do Projeto de Ensino STOP MOTION (campus Cacoal-IFRO, 2019). Foi colaborador do Projeto de Curricularização da Extensão SAEB (2021).

Simone Matia da Silva
Especialista em Letras com Ênfase em Linguística (Instituto Líbano). Especialista em Linguística e Análise do Discurso (Instituto Líbano). Especialista em Multilinguagem e Ensino (UNESC). Licenciada em Letras Português-Inglês e Respectivas Literaturas (UNESC). Professora Efetiva na Escola Carlos Gomes (SEDUC-RO), Cacoal, RO. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO-CNPq), campus Cacoal. Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação e Cultura. Contato: simonematia20