Capa do livro: MÉTODOS DE PESQUISA E SUAS INTERFACES EM EDUCAÇÃO

MÉTODOS DE PESQUISA E SUAS INTERFACES EM EDUCAÇÃO

Autores: Ens, Romilda Teodora - Oliveira, José Luis de (Orgs.)

O Grupo de Pesquisa “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais - POFORS”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Romilda Teodora Ens, pesquisadora associada do CIERS-ed/FCC e o Grupo de Pesquisa “Psicologia da Infância - GPPIN”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Daniela Barros da Silva Freire Andrade, da UFMT, pesquisadora associada do CIERS-ed/FCC, os quais integram a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente e a Cátedra Serge Moscovici, coordenada pelo Centro em Representações Sociais, Subjetividade e Educação da Fundação Carlos Chagas/São Paulo, bem como o Grupo de Pesquisa “CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior” coordenado pela Prof.ª Dr.ª Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, da PUCPR, articularam as discussões sobre “Métodos de Pesquisa e suas Interfaces em Educação”, que formam esse livro.
A rede aqui formada por orientadores, orientandos e ex-orientandos, com o apoio dos resultados de teses e dissertações, apresenta discussões sobre métodos de pesquisa a serem empregados em estudos na área da educação. Para isso, cada capítulo indica os fundamentos, procedimentos, usos e possíveis desdobramentos desses métodos em pesquisa educacional, os quais dão à investigação, a compreensão e a apreensão do objeto pesquisado.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5601-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5602-6
DOI: 10.24824/978652515601.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO E SEUS CAMINHOS - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • CAPÍTULO 1 HERMENÊUTICA CRÍTICA DIALÓGICA COMO MÉTODO DE PESQUISA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - 21
  • CAPÍTULO 2 HERMENÊUTICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: reflexões sobre o método e suas possibilidades - 39
  • CAPÍTULO 3 CAMINHOS DA PESQUISA: da hermenêutica à pesquisa do tipo estado da arte - 53
  • CAPÍTULO 4 MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO: método de análise teórica da realidade histórico e social - 67
  • CAPÍTULO 5 MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO PROPOSTA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - 89
  • CAPÍTULO 6 PLURALISMO METODOLÓGICO, EPISTEMETODOLOGIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: caminhos percorridos para analisar uma política docente - 105
  • CAPÍTULO 7 PESQUISAS COM CRIANÇAS: contribuições para desenho metodológico em pesquisa do tipo etnográfico - 121
  • CAPÍTULO 8 REPRESENTAÇÃO DE ROGER CHARTIER: o uso como metodologia de pesquisa no campo histórico - 141
  • CAPÍTULO 9 DESDOBRAMENTOS DE UMA PESQUISA FENOMENOLÓGICA EM EDUCAÇÃO: o olhar metodológico sobre a realidade - 149
  • CAPÍTULO 10 A PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: um caminho para a produção de recursos educacionais - 165
  • CAPÍTULO 11 AUTOETNOGRAFIA E ETNOGRAFIA: caminhos da pesquisa qualitativa - 185
  • CAPÍTULO 12 “A VIDA POR UM FIO”: narrativas e metaforização nas práticas educacionais e investigação científica - 201
  • ÍNDICE REMISSIVO - 215
  • SOBRE OS AUTORES - 217
ADILSON LUIZ TIECHER

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Filosofia pela PUCPR e em Tecnologias em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Licenciado em Filosofia pela UFPR. Professor da rede pública estadual de ensino do Paraná desde 1995. Tenho experiência em docência na Educação Básica e Superior, gestão da educação e formação de professores. Na educação atuo principalmente com políticas educacionais, políticas de formação de professores e políticas voltadas para o Ensino Médio.

ALINE ROSENENTE TAVERNA

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR-2020). Atualmente realiza a graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

BEATRIZ MARIA ZOPPO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Positivo (2016), Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Educação Matemática na linha de pesquisa sobre o uso das novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2017). Doutora em Educação pela Programa de Pós- Graduação em Educação na linha de pesquisa formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2023). Integrante dos grupos de Pesquisa: GPTEM (Grupo de pesquisa sobre o uso de Tecnologias na Educação Matemática) e do CIDES (Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior). Docente do curso de Pedagogia na Faculdade Fidelis.

CARLOS NASCIMENTO SILLA JUNIOR

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR. Ph.D. in Computer Science (2011 - University of Kent), Mestrado em Informática (2007 - PUCPR), Bacharel em Ciência da Computação (2004-PUCPR), Licenciado em Música (2022-PUCPR). Lider do Grupo de Pesquisa Computação e Tecnologia Musical (Onloop) - PUCPR. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Learning Analytics, Computação e Tecnologia Musical e STEAM Education.

CLARICE SCHNEIDER LINHARES

Doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Romilda Teodora Ens. Atualmente é professor/adjunto aposentada na Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro Faz parte como membro do Grupo de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações sociais. Atuou no Setor da Graduação como Diretora de Ensino e exerceu as funções de Chefe do Departamento e Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia entre os anos de 1996 a 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, Alfabetização, Educação Infantil, Formação, Educação e Supervisão Escolar. Líder do grupo de pesquisa Psicologia da Educação e vice líder do grupo de pesquisa Educação e Trabalho.

DANIELA BARROS DA SILVA FREIRE ANDRADE

Psicóloga com doutorado e pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), Coordena o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). Tem experiência na área da Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento e da Psicologia Social com ênfase na Teoria Histórico-Cultural e das Representações Sociais. Desenvolve pesquisas sobre infâncias e com crianças no contexto da cidade, educação e atenção à saúde. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed), desde 2006. É membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e coordenadora do GT-20- Psicologia da Educação da ANPED-CO (2020-atual).

DIEGO ANDRADE DE JESUS LELIS

Graduado em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014), em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA (2016), bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR. Especialista em Tutoria em Educação a Distância e EJA, em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade pela Faculdade Futura. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, membro Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides). Está doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE da PUCPR. Professor responsável e tutor das disciplinas de Filosofia da arte, Base Nacional Comum Curricular - BNCC e História da educação – Centro Universitário Claretiano, está coordenador de pastoral no Claretiano - Colégio São Paulo.

DILMEIRE SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU

Graduada em Informática pela Universidade Federal do Paraná, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e PhD em Ciências da Educação - opção: Tecnologias Educacionais pela Universidade de Montréal - Canadá. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Conselheira Pedagógica do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPr - CrEAre. Lider do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). Membro do Grupo de Pesquisa Computação e Tecnologia Musical (Onloop) - PUCPR Pesquisadora Internacional do CriFPE - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante/Canadá.

ELIZABETH DANTAS DE AMORIM FAVORETO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), processo seletivo-2015. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Habilitada em Língua Inglesa pelo MEC/UFPR. Autora de capítulos de livros acerca das pesquisas realizadas com crianças. Autora de materiais didáticos de Língua Inglesa para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente exerce função de consultora de Língua Inglesa para a Diretoria Executiva da Rede de Colégios Marista. Atualmente trabalha como especialista de Internacionalização no processo de implementação de projetos bilíngues para a Educação Básica.

ELOISA HELENA MELLO

Pós-doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná sob a orientação da Profa Dra Naura Syria Carapeto Ferreira, Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduação em Pedagogia. Graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduação na Faculdade de Mal Candido Rondon em Arte-Educação. Atualmente trabalha como Coordenadora de Gestão na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. Professora e orientadora no ensino superior a distância, orientadora de projetos de pesquisas e TCC. Experiência na área da Administração e Educação. Desenvolve pesquisas na área de representações sociais, gestão da educação, políticas públicas, avaliação e educação infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) pela PUCPR sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Romilda Teodora Ens.

JAQUELINE SALANAK DE OLIVEIRA NAGEL

Doutora e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga Escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

JOÃO PEDRO CREVONIS GALEGO

Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduado em Licenciatura em Química pela PUCPR. Membro do grupo de pesquisa “Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais” - POFORS. Atua na educação básica, com foco em Alfabetização Científica e desenvolvimento de pesquisas científicas com jovens.

JOSÉ LUIS DE OLIVEIRA

Graduado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), Pós Graduado em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de Pesquisa: História e Políticas da Educação (2015). É membro dos grupos de pesquisa: Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) e Políticas Públicas e Formação de Professores. Participa dos Projetos de Pesquisa: Políticas de Formação de Professores, Representações Sociais sobre inserção, Trabalho Docente e Profissionalização no Espaço Escolar e Políticas Públicas, Direitos Humanos e Violências nas Escolas, ambos da linha de pesquisa: História e Política da Educação, do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/PUCPR. Atua como professor do curso de Serviço Social do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Vinculado ao grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Profissional, Trabalho e Sociabilidade (GTFS) na linha de pesquisa sobre Formação Profissional, Identidade e Práticas Profissionais (GEFIPP) do Centro Universitário Internacional UNINTER. Pesquisa e ministra nas áreas dos Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Cidadania, Políticas educacionais. Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq. Pós-doutorando e bolsista pela chamada 40/2022 Linha 3B - Projetos em rede - Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social, como o título: Educação e Projeto de Vida, projeto: 420761/2022-5.

KARINE DOS SANTOS ARAÚJO

Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFMT/Cuiabá), onde investigou as representações sociais de adolescentes acerca das práticas de autolesão na adolescência. Atua como docente no curso de Psicologia da Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. É Conselheira Suplente no Conselho Regional de Psicologia da 18ª região - Mato Grosso (CRP/MT), gestão 2022-2025 e Coordenadora da Comissão de Educação do CRP/MT. Atuou como Psicóloga em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, MT. Atuou como Técnica Administrativa Educacional no Núcleo de Projetos Educacionais da SEDUC-MT. Estuda/pesquisa/tem interesse principalmente nas temáticas voltadas aos processos de desenvolvimento humano (Infância e Adolescência), Psicologia e Educação, tendo como referencial teórico discussões em Teoria das Representações Sociais em articulação com a Psicologia Histórico Cultural.

MAICON AUGUSTO TIBOLA

Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Católica do Paraná (2016), Mestre em Informática pela Universidade Católica do Paraná (2020). Atualmente, estudante do Doutorado em Informática pela Universidade Católica do Paraná.

MARCIELE STIEGLER RIBAS

Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela mesma instituição, Pedagoga pela Universidade Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa POFORS/PUCPR. Atua como professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário Curitiba-Unicurtiba, desenvolve pesquisas sobre formação de professores, representações sociais e direitos humanos no contexto da Educação de Jovens e Adultos.

MARCOS VINICIUS MESSINO GODOI

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação, diplomado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-PR (2018). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Habilitação em Matemática, por meio do Programa de Formação de Docentes pela FAMA - Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (2018). Especialista em Auditoria e Perícia, Didática do Ensino da Matemática e em Tecnologias Aplicadas a Educação Presencial. Experiência na área de Matemática, nas séries finais do ensino fundamental e médio e, também nas áreas de Contabilidade e Cálculos no Ensino Superior. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

MILENE GABRIELA WINCK DE CARVALHO

Psicóloga com mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMT), com pesquisa sobre as representações sociais de educadores mediante o anunciar, nomear e caracterizar a morte para crianças no contexto da pandemia por coronavírus (SARS-CoV-2). Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/Fapemat), e bolsista pelo Programa de Mestrado (CAPES) participando de pesquisas coletivas, estudos, discussões teóricas e ações de extensão e temáticas relativas à Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Teoria das Representações Sociais, Educação Infantil e Hospitalização da infância e adolescência, junto ao Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância. Adquiriu competências, experiências e aumentou a rede de relacionamentos com serviços de atendimento na enfermaria pediátrica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá- (HPSMC). Atuou como membro da Equipe Multiprofissional de Atenção à Criança (EMAC), do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), realizando ações integradas ao bem estar e recuperação de crianças hospitalizadas. Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFMT).

PÂMELLA DE ALMEIDA FERNANDES

Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Atualmente é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT e integra o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) no projeto de pesquisa “A construção do conhecimento social por crianças: estudo sobre vivências e significações infantis” e no projeto de Extensão “Rede de Apoio à Infância: Interfaces com a Psicologia e Pedagogia” (GPPIN/UFMT). Possui interesse nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural e Teoria das Representações Sociais. Tem experiência em Psicologia, na modalidade Estágio Básico, nos contextos educacionais, comunitário, organizacional e do trabalho e clínicos e de saúde, assim como na modalidade Estágio Supervisionado Específico no contexto de saúde e sofrimento psíquico.

ROBERTO LUIS RENNER

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), graduação em Bacharel em Teologia - FIDELIS (2015), mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2021). Atualmente é professor do Grupo Ser Educacional ((Faculdade Educacional da Lapa) e do Centro Universitário Internacional . Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Avaliação, Didática e Planejamento, Currículo. Na teologia atua como professor de Teologia Sistemática, Livros Proféticos e Poéticos e História da Teologia.

ROMILDA TEODORA ENS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal. Professora Titular Aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na linha História e Políticas da Educação. Líder do grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS), que congrega alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Pesquisadora Associada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade – Educação (CIERS-ed) e à Catedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, da Fundação Carlos Chagas. Membro do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais – NEARS/PUC-SP. Integrante da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Foi pesquisadora Produtividade pela Fundação Araucária – Paraná (2019-2021). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. (2022-2025). Pesquisadora da chamada 40/2022 Linha 3B - Projetos em rede - Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social, como o título: Educação e Projeto de Vida, projeto: 420761/2022-5.

ROQUE CORREA JUNIOR

Doutorando e Mestre em Educação (PPGE/PUCPR); licenciado em Música (PUCPR) e técnico em informática. Membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES) e participante de projetos de aprimoramento docente e métodos qualitativos; estudo e aprimoramento do software de Análise Qualitativa ATLAS.ti (Professional Trainer); desenvolvimento de tecnologias para o ensino de música (Onloop Research PUCPR); estudo e aprimoramento das ferramentas Microsoft (Microsoft Innovative Educator Expert). Atua como Analista de Formação no Marista Brasil, desenvolvendo trajetórias formativas para os educadores.

ROSANE DE MELLO SANTO NICOLA

Doutora em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, lidera a linha de percursos formativos no CrEAre. Em 2019, orientou a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.É membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Letras presencial da PUCPR. Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências, fazendo assessoria para universidades públicas e privadas. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

SABRINA PLÁ SANDINI

Pós-doutoranda em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG e Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Tem experiência em diferentes níveis de ensino e, atualmente é professora colaboradora no curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná.

SAULO RODRIGUES DE CARVALHO

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Campus de Araraquara. Mestre em Educação Escolar pela mesma universidade. É formado em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2005) - UNESP, Campus de Bauru. É Professor Adjunto A, da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), no Campus Santa Cruz em Guarapuava-PR. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNICENTRO). Atuou como Professor de Estágio Supervisionado e Seminário de Pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) em Parintins-AM. Trabalhou como Professor de Educação Básica (PEB I) cargo efetivo no Governo do Estado de São Paulo.

SUELI PEREIRA DONATO

Doutora em Educação pela PUCPR. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Universidade Tuiuti do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores, Territórios Educativos e Representações Sociais (FOTERS) na Tuiuti, integrado à rede de pesquisa do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed/FCC-SP.