Capa do livro: ENSINO DAS CÔNICAS:<br>Reflexões acerca da prática docente na perspectiva de uma aprendizagem significativa

ENSINO DAS CÔNICAS:
Reflexões acerca da prática docente na perspectiva de uma aprendizagem significativa

Autores: PAULO CÉZAR MARQUES DE SOUZA

Fruto da pesquisa de dissertação de mestrado do autor, a obra elucida a maneira como se dá o ensino das figuras cônicas no ensino médio, trazendo proposições de como esse ensino pode ser dinâmico se, de forma paralela à aplicação da linguagem matemática, forem apresentadas relações e aplicações práticas dessas curvas, na construção de alguns equipamentos utilizados em diversos campos da atividade humana, bem como se, à prática desse ensino, forem incorporados recursos que facilitem uma aprendizagem significativa.
O sucesso desse processo passa pelo valoroso papel do professor, pois, nos tempos atuais, não mais se concebe o Ensino da Matemática voltado ao senso comum, repleto de fórmulas prontas e memorizações. Nesse novo cenário, cabe ao professor incorporar à sua prática métodos que permitam identificar as experiências e anseios dos alunos, além de criar ambientes que favoreçam diálogos francos e abertos a mudanças, proporcionando a construção plena do conhecimento, assegurando o correto entendimento dos conceitos daquilo que se estuda.
Destarte, um estudo ativo e vibrante das cônicas (elipse, parábola e hipérbole) trará um novo significado à compreensão e assimilação desse conteúdo, pois além de proporcionar uma nova dinâmica às aulas, ressaltará a relevância da Matemática, desmistificará seu ensino, fará reluzir sua beleza e reverberará sua presença marcante em tudo que nos cerca.  

Impresso
de R$ 39,90 por
R$ 29,90
Digital
de R$ 39,90 por
R$ 24,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5516-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5517-3
DOI: 10.24824/978652515516.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 94
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • PRÓLOGO - 17
  • CONSIDERAÇÕES INICIAIS - 21
  • UM POUCO DE HISTÓRIA - 25
  • AS FIGURAS CÔNICAS - 31
  • PRÁTICA E EPISTEMOLOGIA DOCENTE - 41
  • A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - 53
  • A CONCEPÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 59
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 67
  • REFERÊNCIAS - 75
  • 1. CONSTRUÇÃO, COM RÉGUA E COMPASSO, DE UMA ELIPSE A PARTIR DO SEU EIXO MAIOR A 1A2 E DOS SEUS FOCOS F 1 E F2 - 81
  • 2. CONSTRUÇÃO, COM RÉGUA E COMPASSO, DE UMA ELIPSE, A PARTIR DO SEU EIXO MAIOR A1A2 E DO SEU EIXO MENOR B 1B2 - 83
  • 3. CONSTRUÇÃO, COM RÉGUA E COMPASSO, DE UMA PARÁBOLA A PARTIR DE SUA RETA DIRETRIZ E DO SEU FOCO - 85
  • 4. CONSTRUÇÃO, COM RÉGUA E COMPASSO, DE UMA HIPÉRBOLE A PARTIR DO SEU EIXO MAIOR A 1A2 E DOS SEUS FOCOS F 1 E F2 - 87
  • ÍNDICE REMISSIVO - 91
PAULO CÉZAR MARQUES DE SOUZA
Natural de Paulo Afonso, Bahia, é Mestre em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais, Especialista em Programação do Ensino de Matemática e Licenciado em Matemática. É Professor de Matemática da Universidade do Estado da Bahia (Campus Paulo Afonso) desde 1998. Lecionou Matemática na Escola Ministro Petrônio Portela (Núcleo Pilar, Jaguararí-BA), na Unidade Escolar de Xingó (Xingó, Piranhas-AL), no Cursinho Pré-Vestibular Teorema (Delmiro Gouveia-AL), e em Paulo Afonso-BA: no Centro Educacional Evangelista, no Colégio Sete de Setembro e no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.