Capa do livro: CENTRO DE RECURSOS PARA INCLUSÃO DIGITAL (CRID) EXPERIÊNCIAS NO/DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS (PCD) EM PORTUGAL - VOL. 4

CENTRO DE RECURSOS PARA INCLUSÃO DIGITAL (CRID) EXPERIÊNCIAS NO/DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS (PCD) EM PORTUGAL - VOL. 4

Autores: Damasceno, Allan Rocha

Esta obra, conduzida pelo referencial teórico-metodológico da pesquisa colaborativa, objetivou caracterizar a atuação institucional do Centro de Recursos para Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), tendo como referência as Políticas públicas de inclusão social e educacional de Pessoas com Deficiências (PcD) em Portugal. Assumindo como aporte teórico a perspectiva de “Inclusão em Educação”, os resultados produzidos e discutidos a partir da análise de conteúdo revelam que este estudo disponibiliza subsídios para a criação/desenvolvimento/avaliação de políticas públicas de inclusão no Ensino Superior brasileiro, com ênfase na criação/aprimoramento de Centros de Inclusão no que se refere ao acesso, permanência e sucesso acadêmico do público da Educação Especial, incluídas neste grupo as Pessoas com Deficiências (PcD), além de identificar na estrutura e funcionamento do Centro de Recursos para Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a promoção da inclusão social, cultural e educacional das Pessoas com Deficiências (PcD), experiências que contribuem para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelos Núcleos de Acessibilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5492-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5487-9
DOI: 10.24824/978652515492.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • CONSIDERAÇÕES INICIAIS: a trajetória de um pesquisador na tessitura com seu objeto de estudo - 11
  • FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA: “educação inclusiva” no ensino superior de Portugal: perspectivas histórico-políticas e desafi os sociopedagógicos - 15
  • OBJETIVOS - 55
  • REFERENCIAL CONCEITUAL - 57
  • MÉTODO - 65
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 145
  • REFERÊNCIAS - 153
  • ANEXO PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO AOS UTENTES DO CRID - 157
  • ÍNDICE REMISSIVO - 167
ALLAN ROCHA DAMASCENO

Tem sua área de formação inicial em Licenciatura (UFRJ). É Pedagogo e Psicopedagogo. Especialista em Educação Especial (UFF). É Mestre e Doutor em Educação (UFF), com pesquisas que possuem ênfase na modalidade Educação Especial. Realizou seu primeiro estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seu segundo estágio Pós-doutoral no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria/Portugal). É Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ).