Capa do livro: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS:  TECENDO SABERES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: TECENDO SABERES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS

Esta obra Representações sociais e narrativas (auto)biográficas: tecendo saberes com a Educação Básica e Educação Superior tem um sentido e significado singulares para a história do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais em Educação – GIERSE, cadastrado no CNPq/UFPE, em 2009. Como líderes, temos a professora doutora Rejane Dias da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a pesquisadora colaboradora do GIERSE professora doutora Vera Lúcia Chalegre de Freitas, da Universidade de Pernambuco (UPE), e que é líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente – GIRSFEMA, cadastrado no CNPq/UPE. No V Seminário GIERSE, buscamos pesquisadoras para trabalharmos as narrativas (auto)biográficas. Assim, a professora doutora Gilvete de Lima Gabriel, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais, Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima – GEPAIIRR, cadastrado no CNPq/UFRR, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e a professora doutora Vera Lúcia Chalegre de Freitas, da UPE, deram subsídios para as narrativas (auto)biográficas, tecendo saberes advindos da Educação Básica e Educação Superior, como proposta para o seminário e também para a nossa obra. Concernente aos estudos, textos, das representações sociais tivemos os apoios das professoras doutoras Rejane Dias da Silva e Vera Lúcia Chalegre de Freitas que deram subsídios a formação, por meio das leituras e sugestões nas produções nessa área do conhecimento. Esta obra apresenta contribuições de autores que participaram do ateliê narrativas de história de vida, sendo esses/as professores/as da Educação Superior e da Educação Básica, estudantes de graduação, mestrado, e doutorado, que acreditaram no desafio de vivenciar suas narrativas, dando sentido e significado ao vivido. Cada capítulo tem sua feição própria com sentidos atribuídos a momentos de histórias de vida e das influências que cada pesquisador/a teve ao longo da sua história e do que se tornou formador em suas vivências/experiências de vida. Esperamos que cada leitor se deleite com cada história vivida e contada e que possibilite o (re)encontro e (re)construção de si.

Impresso
de R$ 68,14 por
R$ 52,41
Digital
de R$ 44,90 por
R$ 39,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5750-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5747-4
DOI: 10.24824/978652515750.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 APRENDER E ENSINAR EM HISTÓRIAS DE VIDA NOS CAMINHOS DE ELOS FORMATIVOS DO TORNAR-SE PROFESSORA - 21
  • CAPÍTULO 2 IDENTIDADE NARRATIVA DOCENTE: a formação continuada e o reconhecimento si - 31
  • CAPÍTULO 3 COMO ME TORNEI PROFESSORA: memórias de laços afetivos e de conhecimentos em consciência de si - 43
  • CAPÍTULO 4 DOCÊNCIA, UM SONHO DE INFÂNCIA EM RESGATE - 51
  • CAPÍTULO 5 O CAMINHO DE UMA PROFESSORA À MILITÂNCIA SINDICAL - 59
  • CAPÍTULO 6 A CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR: do ser inacabado a um ser transformador - 65
  • CAPÍTULO 7 MINHA JORNADA DAS DÚVIDAS: como encontrei minha verdadeira paixão profissional - 71
  • CAPÍTULO 8 REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: trajetória de uma professora em formação - 83
  • CAPÍTULO 9 TRAJETÓRIA DOCENTE DE UMA PROFESSORA POLIVALENTE NO ENSINO PÚBLICO - 89
  • CAPÍTULO 10 ENTRE A SALA E A QUADRA: narrativa do ser professor da educação física na educação básica - 99
  • CAPÍTULO 11 SER PROFESSORA: uma construção diária - 111
  • CAPÍTULO 12 INFÂNCIA, DOCÊNCIA E MEMÓRIAS AFETIVAS: um espaço sobre o “eu” e também sobre a natureza - 121
  • CAPÍTULO 13 MINHAS EXPERIÊNCIAS NA VIDA DOCENTE, DO SÍTIO À CIDADE - 135
  • CAPÍTULO 14 COMO ME TORNEI PROFESSOR? NUM SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM - 143
  • CAPÍTULO 15 MEMÓRIAS DE UM APRENDENTE: narrativa autobiográfica sobre a constituição da profissionalidade docente - 149
  • CAPÍTULO 16 SONHO QUE SE SONHA JUNTO, TORNA-SE REALIDADE: uma trajetória docente da educação infantil ao ensino superior - 157
  • CAPÍTULO 17 RECONHECIMENTO DO EU-OUTROS NA CAMINHADA DO TORNAR-SE PROFESSORA: olhares para sonhos, conhecimentos e valores - 165
  • CAPÍTULO 18 SER PROFESSORA: da trajetória acadêmica a realização de um sonho - 173
  • CAPÍTULO 19 CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: a narrativa de uma professora universitária em início de carreira - 183
  • CAPÍTULO 20 DO ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO POPULAR, OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A MILITÂNCIA À INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - 197
  • CAPÍTULO 21 PRÓLOGO DAS RAÍZES DE FORMAÇÃO ACADÊMICA CRISTALIZADAS NA PROSPECTIVA EM DOCÊNCIA - 207
  • CAPÍTULO 22 MÚLTIPLAS SANDRAS NO TEAR DO RECONHECIMENTO DE SI EM NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO - 215
  • ÍNDICE REMISSIVO - 219
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS E AUTORAS - 223
Rejane Dias da Silva
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do PPGE da UFPE. Pesquisadora associada ao CIERS-ed/Fundação Carlos Chagas/SP. Integra a RIDEP – Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE)/UFPE/CNPQ. Participou como autora, bem como na organização da obra Educação, Formação Docente e Cultura: diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais (2019). Educação, Formação e Desenvolvimento Profissional: diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais (2022).

Vera Lúcia Chalegre de Freitas
Pós-Doutora em Educação pela UFPel. Doutora em Educação pela UFRN. Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRPE. Mestrado em Botânica pela UFRPE. Graduada em Programa de Formação Pedagógica – PROFOR/UPE. Professora Adjunto (UPE/Garanhuns). Pesquisadora e Líder do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente – GIRSFEMA, cadastrado na UPE/CNPq. Participa do grupo de pesquisa Grupo Interdisciplinar sobre Representações Sociais de Educação-GIERSE. Participa do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF / UNIVASF / CNPq. Participou como autora, bem como na organização das obras: Representações Sociais, Educação e Saúde: um enfoque multidisciplinar, tendo três volumes, 2017; Aprender ensinando, ensinar aprendendo: diálogos entre formação, saberes e práticas docentes, 2018; Representações Sociais na contemporaneidade, vol. 1. Vol.4. Vol.5 (2019, 2020, 2021); Educação, Formação Docente e Cultura: diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais (2019). Educação, Formação e Desenvolvimento Profissional: diálogos na perspectiva da teoria das representações sociais (2022). Tem experiência na Educação, com ênfase na Educação Ambiental, representações sociais, Pibid, sustentabilidade ambiental, pesquisa autobiográfica, narrativa de formação.

Gilvete de Lima Gabriel
Pós-Doutora em Educação (UFPB). Pós-Doutora em Sociologia (UFPB). Bolsista Santander para realizar formação na Universidade de Paris XIII, Sorbone, Paris, França. Doutora em Educação (UFRN). Mestra em Educação (UFAM). Especialista em Metodologia de Pesquisa (UFRR). Pedagogia (UFPB). Docente no Curso de Pedagogia (UFRR). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (PPGE-UFRR). Sócia – Fórum de Editores de Periódicos de Educação do Norte e Nordeste do Brasil (FEPAE NNE); sócia da ANHIVIF, líder do GEPAIIRR, sócia da BIOGRAPH e da ANPEd. Co-criadora e Editora adjunta da Revista Educação, Pesquisa e Inclusão do PPGE/UFRR. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa autobiográfica, formação inicial e continuada, educação, autobiografia de crianças, formação de professores indígenas, formação de professores do campo.

Aécia Rodrigues da Silva Clemente
Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE com Licenciatura Plena em Pedagogia também pela FAFIRE. É professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Facol – UNIFACOL em Vitória de Santo Antão, PE e servidora pública no cargo de docência do ensino fundamental da Secretaria de Educação da Rede Municipal de Ensino do Recife. Atua na área de Educação e Formação de Professores com ênfase em Ensino e Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino; Elaboração de Projetos Didáticos, Coordenação pedagógica e Gestão no âmbito escolar. Possui experiências na área de Linguagem, com abordagens Teórico e Práticas em Programas Acadêmicos de Prática Pedagógica na Formação Continuada de docentes e na elaboração de instrumentos, técnicas e procedimentos didáticos inerentes ao ensino da Língua Portuguesa principalmente no âmbito da Formação de Professores e Prática Pedagógica. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação – GIERSE.

Alda Dias da Silva Cruz
Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Atuou como Gestora Escolar em escolas municipais e estadual de Pernambuco. Supervisora e Coordenadora na Secretaria de Educação de Igarassu, PE. Educadora de apoio na Rede Estadual de Pernambuco. Aposentada. Membro da academia Igarassuense de Letras. Participa na missão de educar em projetos sociais, religiosos e/ou culturais.

Cláudia Valéria Rosa da Silva
Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) no ano de 2017. Mestre em Educação da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação - GIERSE. Professora da Educação Básica.

Édson Rodrigo de Almeida
Doutorando em Educação (UNIUBE), Mestre em Administração na área de Organização e Estratégia (UNIHORIZONTES), Especialista em Administração Hoteleira (SENAC-MG), graduado em Ciências Contábeis (UNIARAXÁ-MG). Professor efetivo do departamento de contabilidade da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba.

Edmar Ferreira Gomes da Silva
Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Integrante do GIERSE – Grupo Interdisciplinar em Representações Sociais e Educação. Participou do projeto ESPERANÇAR pela Gerência Regional de Educação de Pernambuco. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação – GIERSE, cadastrado no CNPq-UFPE.

Felipe Barbosa dos Santos
Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Facol – UNIFACOL. Bacharelando em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE), na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Atualmente é tutor no Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação – GIERSE, cadastrado CNPq/ UFPE.

Hariel Regina Dias de Lima
Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação –GIERSE, cadastrado no CNPq-UFPE.

Ione Maria Marques Santos
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil, desde 2022.  Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação – GIERSE.

João Gilberto de Farias Silva
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1989). Mestre em Sociologia pela UFPE (1996). Doutorado em Sociologia pela UFPE (2002). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de meio ambiente, defesa civil, sociologia rural e sustentabilidade. Membro/Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de estudos em Representações Sociais e Educação – GIERSE.

Lucivania Barbosa Evangelista
Doutoranda em Educação (UFPE), mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UFPE, graduada em Relações Públicas (ESURP), Graduada em Pedagogia (UFPE). É integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação. Atua na graduação em Pedagogia lecionando as disciplinas: Educação Popular e Movimentos Sociais e Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Marcella Thaiane de Lima Silva
Pedagoga (UFPE). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UFPE. Professora substituta no curso de Pedagogia e nas licenciaturas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Matemática (UFPE). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais em Educação  (GIERSE). Desenvolve pesquisas nas áreas: formação de professores e prática pedagógica, docência universitária, professor substituto. Atualmente está vinculada à Secretaria de Educação de Goiana, PE. Já teve experiência como professora concursada na Educação Básica. É professora de conhecimentos pedagógicos para concursos públicos, produtora de conteúdo digital e revisora do periódico Educação e Transformação.

Maria Jaeleide Alves de Mendonça Paiva
Possui graduação em Licenciatura plena em Pedagogia /habilitação em Ad. Escolar e Magistério pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (2007). Atualmente é conselheira na articulção da UNIÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS PE, representação da categoria professor do sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Administração direta e indireta, conselheira de educação do Conselho Municipal de Educação Igarassu e professora da Prefeitura Municipal de Igarassu.

Marília Lima da Silva
Graduada em Secretariado – UFPE 2014; Mestra em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFPE 2021; Membro da Coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPMarx-UFPE); Integrante do Grupo artístico e cultural de coco Raízes do Capibaribe, na qualidade de Produtora Executiva. Experiência no secretariado, educação e movimentos sociais, em produções e organização de eventos acadêmicos, artísticos e culturais.

Mirelly de Moraes Andrade
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representações Sociais e Educação – GIERSE.

Natália Couto de Almeida
Pós-Graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade PROMINAS Montes Claros- Minas Gerais. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Garanhuns. Teve experiência de Monitoria como bolsista no Programa de Fortalecimento Acadêmico – PROGRAD/UPE em Avaliação da Aprendizagem e Estágio Supervisionado Obrigatório IV. Desenvolve trabalhos na área de Educação com ênfase na Avaliação da Aprendizagem, Formação Docente e Projetos Pedagógicos. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Representações Sociais e Formação em Educação e Meio Ambiente – GIRSFEMA.

Sandra Maria Monteiro de Farias Lima
Nasci Sandra Maria Monteiro de Farias lá no meu Taperoá, cidade com a maior boniteza do mundo! Aos vinte anos recebi o último sobrenome escrito de um homem que me mostrou o sentido das chuvas e dos temporais! E fui recebendo outros:
Mamãe – da intensidade e da proliferação de amores...
Professora – do pão doce e do caldo de cana do meio da rua, debaixo das árvores e  com os escritores que nos embebedavam de metáfora... Da irrelevância da sala de aula!!

Sandra Taperoá 
Dos palcos dos teatros e das poesias recitadas nos protestos e apresentações...
Vovó Ama – dos extratos mais puros do meu Ser!!!
Não tenho biografia, tenho Vestimentas Sagradas no meu EU???

Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior
Graduado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre Educação Física pelo Programa associado UPE/UFPB. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Vinculado à Secretaria de Educação do Ipojuca. Professor concursado na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Física atuando nas temáticas: prática pedagógica, formação de professores, educação de jovens e adultos e representações sociais. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação – GIERSE, cadastrado no CNPq-UFPE).

Wesley Marven de Freitas Silva
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedagogo (UNINTER). Mestre em Gestão do desenvolvimento sustentável pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e Doutorando em Educação pela UFPE. Atualmente é docente do curso de Pedagogia no Centro Universitário Maurício de Nassau. Pesquisador/membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE-UFPE). Apresenta experiência nos seguintes temas: Ecopedagogia, Educação ambiental, formação de professores, subjetividades, transdisciplinaridade, autobiografias, histórias de vida e representações sociais.

Wilma dos Santos Ferreira
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), Especialização Latu-Sensu no Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE), Gestão do Trabalho Pedagógico pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Pesquisadora, realiza estudos sobre Avaliação da Educação. Integra os grupos de pesquisas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Políticas Públicas de Educação e Enfrentamento da Desigualdade Social /Avaliação de Políticas Públicas de Educação e do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE); e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) integra o Grupo de Pesquisa sobre Avaliação e Política Educacional. Experiência profissional em coordenação e supervisão escolar, tutoria, orientação e regência em sala de aula. Lecionou a disciplina Avaliação da Aprendizagem no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco.