Capa do livro: TEORIAS DO CONHECIMENTO EM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM PESQUISAS DO MESTRADO DO PPLSA

TEORIAS DO CONHECIMENTO EM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM PESQUISAS DO MESTRADO DO PPLSA

Autores:

O livro Teorias do Conhecimento em diálogo interdisciplinar com pesquisas do mestrado do PPLSA é resultante dos diálogos entre docentes e discentes da Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA/PPLSA), portanto, constituído por pessoas de diversas formações, atuações profissionais e diferentes interesses teóricos e filosóficos. Nele encontramos um fio condutor das discussões teóricas, que são as críticas ao paradigma da ciência moderna e avanços na construção do conhecimento na perspectiva da Linguagem e dos Saberes culturais. Este livro dialoga a partir de um território, a Amazônia, um lugar de pessoas que escutam a natureza.


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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5136-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5137-3
DOI: 10.24824/978652515136.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • FEMINISMO NEGRO, DESIGUALDADES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE - 15
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS NEGRAS SOBRE SABERES CULTURAIS EM PESQUISAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA - 33
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL DA PESCA ARTESANAL EM PERSPECTIVAS DECOLONIAIS - 55
  • TEORIAS DO CONHECIMENTO: tecendo relações entre universos - 73
  • O RACISMO RELIGIOSO A PARTIR DO PARADIGMA DECOLONIAL - 89
  • O PROCESSO DE RETOMADA DA LÍNGUA INDÍGENA TENETEHAR (TEMBÉ) NAS ALDEIAS DO GUAMÁ: em perspectivas os paradigmas dominantes e emergentes da ciência e do conhecimento - 101
  • A TRANSGERACIONALIDADE E OS SABERES TRADICIONAIS ORIUNDOS DO EXTRATIVISMO DO CARANGUEJO-UÇÁ EM MANGUEZAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA - 115
  • CONHECIMENTOS DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS AMAZÔNICAS: da Amazônia para o mundo - 131
  • SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO ARTEFATO CULTURAL PANELÃO DE BARRO, NA ILHA DE QUATIPURU-MIRIM, EM TRACUATEUA-PA - 147
  • PLANTAS MEDICINAIS, OS TENETEHAR-TEMBÉ E O PODER TUTELAR DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS ÍNDIOS: um debate sobre a decolonialidade do saber - 161
  • A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ESTADO DO PARÁ E AS PESQUISAS ACADÊMICAS: breve análise a partir da epistemologia decolonial - 177
  • INFÂNCIAS MARUJAS NA FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO E MARUJADA NA AMAZÔNIA BRAGANTINA - 189
  • CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DECOLONIAL À PESQUISA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: o caso da construção da PA-458, BragançaAjuruteua-PA - 203
  • ÍNDICE REMISSIVO - 217
Ana Paula Vieira e Souza
Professora da Universidade Federal do Pará, Doutorado em Educação (UFPA). Pós-Doutorado em Linguagens (UNIOESTE). Docente do Programa Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) na Linha de Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia. Coordena Linha Trabalho, Infâncias e Relações Étnico-Raciais no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros (NEAB). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3340-1866. E-mail: paulladesa@ufpa.br

Antonio Salomão Mufarrej Hage
Bolsista Produtividade do CNPq. Doutorado em Educação e Currículo (PUC-SP). Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Graduado em Pedagogia e Agronomia. Atua na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais e na linha de Pesquisa Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia (PPLSA/UFPA/CBRAG). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, das Águas e das Florestas nas Amazônias (Geperuaz). Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo. Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. Atualmente é Pós-Doutorando na Universidade do Estado do Amapá e professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Na área de Educação, privilegia as seguintes temáticas: Educação do Campo, Políticas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Currículo e Formação de Professores e professoras nas Amazônias.

Adriana Souza Simões
Professora da Educação Básica. Mestra em Linguagens e Saberes (PPLSA/UFPA). Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação, currículo, formação de professores e relações étnico-raciais (NEAFRO) e Filosofia Prática: investigações em Política, Ética e Direito. Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Amós Santos Amorim
Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia- (PPLSA\UFPA).


Antonio Matheus do Rosário Corrêa
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Africanidades e Cultura Afro-Brasileira pela Universidade Norte do Paraná

César Augusto Martins de Souza
Professor da Universidade Federal do Pará. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. Editor da Nova Revista Amazônica/UFPA. É integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Amazônia) por meio do Projeto “Teias da Amazônia” numa cooperação entre a UFPA, Ufopa e Unioste.

Deisiane Aviz do Nascimento
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA/Campus de Bragança). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduanda de Bacharelado em Administração (UFPA/Augusto Corrêa).

Edilson Borges Vulcão
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (UFPA – Campus Bragança). Membro do Núcleo de Estudos Africanos – UFPA Campus Bragança.

Francisco Pereira de Oliveira
Professor da Universidade Federal do Pará. Doutorado em Biologia Ambiental. Pertence aos Programas de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia e Biologia Ambiental. Participa do grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia de Manguezal (Lama), Campus de Bragança. Integra o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Amazônia) por meio do Projeto “Teias da Amazônia” (UFPA/Ufopa/Unioste). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1327-8362. E-mail: foliveiranono@yahoo.com.br

Jaqueline dos Santos Souza
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA – Bragança). Interesse de pesquisa: Línguas Indígenas, especificamente a Língua Tembé.

Joana Joana D’arc de Vasconcelos Neves
Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da UFPA, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA).

José Raimundo Salustiano da Silva
Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança. Especializado em Educação e Interculturalidade na Amazônia pela Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Pará. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazónia (PPLSA) – UFPA.

Joyce Maria da Silva Conde
Mestranda em Linguagens e Saberes da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA/UFPA).

Keila Cristina Redig Pacheco
Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Pan Americana (FPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança.

Luciana Carvalho das Neves
Mestranda em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA-UFPA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA; Coordenadora Pedagógica pela Secretaria de Educação (SEMED) – Tracuateua.

Luzileida Sousa Corrêa
Professora da Semec de Bragança-PA. Mestranda do Programa em Linguagens e Saberes na Amazônia PPLSA.

Marcelo do Vale Oliveira
Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança (CBRAG).

Marcus Emanuel Barroncas Fernandes
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1985). Mestrado em Psicologia Experimental (Comportamento Animal) pela Universidade de São Paulo (1989). Doutorado em Biologia pela Universidade de York (1997) – Inglaterra. Professor Titular (UFPA). Coordenador do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA). Membro da Associação Sarambuí. Coordenador do Programa Ambiental do Projeto “Mangues da Amazônia”.

Nívia Maria Vieira Costa
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA / Campus Bragança. Pós-Doutora em Educação (Universidade de Coimbra). Doutora em Educação (UFC).

Norma Cristina Vieira Costa
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança (CBRAG).

Raquel Amorim dos Santos
Doutora em Educação (UFPA). Pesquisadora Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros – NEAB/UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Professora Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA Campus Universitário de Bragança) e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLSA.

Renata Larissa do Nascimento Farias
Graduada em Ciências Biológicas. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia – Universidade Federal do Pará.

Roberta Sá Leitão Baboza
Doutora em Ecologia Aquática e Pesca-UFPA. Atualmente é professora do Programas de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA).

Sandra de Nazaré Dias Bastos
Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança. E-mail: deisi.aviz@gmail.com. E-mail: sbastos@ufpa.br. Orcid: 0000-0002-4924-2743.

Vanderlúcia da Silva Ponte
Professora da Faculdade de História, do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA – Bragança) e Educação Escolar Indígena (PPGEI)/UEPA/UFPA/UFOPA/UNIFESPA.

Zenúbia Oliveira Silva
Mestra do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/UFPA (2020). Participa da equipe de revisão de normas técnicas da Nova Revista Amazônica/UFPA