Capa do livro: GESTAMAZON 25 ANOS:<br> Desafios contemporâneos e aprendizados pela educação

GESTAMAZON 25 ANOS:
Desafios contemporâneos e aprendizados pela educação

Autores: Corrêa, Izete Magno – Oliveira, Ney Cristina Monteiro de – Souza, Orlando Nobre Bezerra de – Silva, Victor Daniel de Oliveira e (Orgs).

O Livro é um esforço de síntese para celebrar os 25 anos de um trabalho intenso de construção coletiva de pessoas que atuam em diferentes espaços educativos e se encontram para estruturar dinâmicas de formação, extensão e produção científica, com sentido de inovação e inventividade. Não apenas por exigência normativa ou imposição burocrática, mas sim, para compartilhar vivências e experiências, com o aprofundamento de conhecimentos e saberes que possam contribuir para forjar a vida plena, digna, alegre e feliz que diferentes sociedades sonham e imaginam. Essa fase de juventude para a maturidade adulta, vem recheada de caminhadas que se reúnem para somar energias positivas e em trajetórias individuais ou conjuntas expressar um “que fazer” relacionado à educação, em áreas como a gestão, planejamento, educação integral, educação para pessoas em situação de restrição/privação de liberdade, inovação, tecnologias e metodologias ativas na educação, sempre calcadas no sentido dialógico, democrático, sensível e ético que sinaliza um horizonte político que afirma a diversidade e a liberdade como pressupostos essenciais da emancipação. Ao olharmos para trás, há tantas criaturas que passaram, somaram e foram fazer suas trajetórias, outras chegaram e ficaram para erguer a luneta que vislumbra o horizonte e fazer os próximos passos.    

Impresso
de R$ 51,87 por
R$ 39,90
Digital
de R$ 49,90 por
R$ 29,93

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5508-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5509-8
DOI: 10.24824/978652515508.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • 25 ANOS DE GESTAMAZON: uma produção coletiva - 13
  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL - 27
  • O GESTAMAZON E A PRODUÇÃO DO C.ONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NA PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPA - 39
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: monitoramento e avaliação dos planos nacionais de educação - 49
  • GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: regime de colaboração, descentralização e regulação por resultados - 61
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO PARÁ (2013-2017): perspectivas em discussão - 73
  • A ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: lições da Escola Bosque para a educação municipal de Belém-PA - 85
  • A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO PARÁ E NO MARANHÃO - 97
  • METODOLOGIAS ATIVAS: um estado da arte pós ensino remoto - 109
  • GESTÃO ESCOLAR NA PANDEMIA DA COVID-19: dilemas e contradições nos documentos da Política Educacional do Pará - 127
  • O PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE - 137
  • ÍNDICE REMISSIVO - 147
  • SOBRE OS AUTORES - 149
IZETE MAGNO CORRÊA

Membro do Grupo GESTAMAZON. Professora na Rede Estadual de Ensino do Pará. Mestra em Educação e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA (2014). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia PGEDA/EDUCANORTE/NEB/UFPA, Polo Belém-PA, na linha Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.

NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA

Vice Coordenadora do GESTAMAZON. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora Titular da UFPA, no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica PPEB/NEB e no Programa de Doutorado em Educação em Rede da Amazônia - PGEDA/EDUCANORTE.

ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA

Docente -Pesquisador, Líder Institucional do GESTAMAZON. Pai de um Autista. Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Docente no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades da UFPA Campus de Abaetetuba-PA. Área de investigação Gestão e Planejamento da Educação para Pessoas em Situação de Restrição/Privação de Liberdade.

VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA E SILVA

Membro do Grupo GESTAMAZON. Escritor, pesquisador e extensionista. Administrador de Formação. Mestre em Administração pela UDELMAR-CHILE (2016) e Mestre Profissional em Ensino pela UFPA (2019). Atua na área de Treinamento e Desenvolvimento, enquanto Servidor Público Federal na UFRA, desde 2014. É professor de ensino superior na Rede Particular de Ensino.


ALICE RODRIGUES CHAVES

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação (2016). Graduação em Ciências Naturais pela UFPA. Especialista em Sistemas Agroflorestais pela UFPA. Atualmente é PROFESSORA da EMEF Sagrado Coração de Jesus.

CINTYA DA SILVA AGUIAR

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Licenciada em Pedagogia pela UFPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2017-2019). Integrou o GESTAMAZON/UFPA.

CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia PGEDA/EDUCANORTE/NEB/UFPA, Polo Belém-PA. Mestre em Educação e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA (2015), membro do GESTAMAZON.

KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA

Mestra em Educação pelo PPEB/NEB/UFPA (2020). Especialista em Gestão no Contexto Educacional pela FIBRA (2017). Graduação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia UFPA (2013). Professora efetiva na educação básica na rede municipal de ensino.

LILIA MENDES LOBATO

Doutoranda em Educação - UFPA. Mestra em Educação - UEMA. Especialista em Gestão Educacional e Escolar - UEMA. Licenciada em História – UEMA. Graduada em Direito Bacharelado - Universidade CEUMA. Servidora Pública (SEDUC/MA e SEMED - São Luís/MA.

MADALENA DO SOCORRO GONÇALVES JORGE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Especialista em Educação a Distância. Professora e coordenadora pedagógica efetiva da rede municipal de Belém, mestranda do Programa de pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA).

MARCELO WILSON FERREIRA PACHECO

Mestre em Ensino (PPGCIMES/UFPA). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF – Rio de Janeiro/RJ. Licenciado em Pedagogia pela UEPA/PA. Possui experiência nas áreas de Educação Formal e Não-formal.

MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com estágio doutoral na Universidade do Minho- Portugal em Sociologia das Organizações Escolares (2006-2007). Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (UFPA/Belém). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Diálogo em Educação (GEPDED/UFPA). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/UNILAB/CE). Colaboradora do Projeto de Extensão: Laboratório Virtual de Formação de Professores (LABORVIR/UNILAB/CE).

MARIA DO SOCORRO RODRIGUES ROCHA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. (PPEB- UFPA). Especialista em Psicologia Educacional pela (PUC-MG). Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atua como pedagoga pela Seduc-PA.

MARIA GORETE RODRIGUES DE BRITO

Doutoranda em Políticas Públicas (PGEDA/UFPA), Mestra em Educação Básica (UFPA). Atua na área de gestão e planejamento educacional. Coordena a Comissão de Monitoramento e Sistematização do Fórum Estadual de Educação do Pará.

MARIA INÊS VIÉGAS CORRÊA

Profissional da Educação Básica. Pedagoga com Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico/UFPA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Identidades e Territórios (PPGCITI/UFPA). Integrante do GESTAMAZON.

NIELSON DO SOCORRO NUNES CARDOSO

Mestrando em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI/UFPA). Especialista em Gestão Escolar pela UEPA. Licenciado em Pedagogia pela UFPA. Servidor Público Municipal Efetivo. Integrante do Grupo de Pesquisa (GPEBIAT/IFPA) e do Grupo de Pesquisa (GESTAMAZON)


PATRICIA SORAYA CASCAES BRITO DE OLIVEIRA

Doutoranda em Educação (EducaNorte/UFPA). Mestrado em Educação pela UFPA. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pela UFPA. Licenciada em Pedagogia pela UNAMA/PA. Atua como Secretária Geral do CME/Belém-PA.

RAFAEL SILVA COSTA

Mestre em Ensino (PPGCIMES/UFPA). Especialista em Design de Games e Gamificação (Unifahe). Pedagogo. Atua com Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais Educacionais e Formação de Professores. É multiplicador Educamídia.

RAÍSSA MAURA LIMA FEITOZA

Pedagoga, Servidora Pública na Rede Municipal de Marituba-PA, membro do GESTAMAZON.

REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia PGEDA/EDUCANORTE/NEB/UFPA, Polo Belém-PA. Mestre em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará - PPEB/NEB-UFPA (2019). Gestor Escolar na Rede Privada e membro do GESTAMAZON.

ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA

Pedagoga pela UEPA, especialista em currículo e avaliação em Educação pela UEPA, Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica PPEB/UFPA. Orientadora Pedagógica da Escola Bosque – SEMED – Belém/PA e Docente da Fa    culdade Estratego.

ROSA DO SOCORRO GOMES VALE

Licenciada Plena em Pedagogia pela UEPA. Mestra em Educação pela UFPA. Atua na educação básica pela SEDUC/PA e Docente na SEMED - Belém/PA. Assistente de Pesquisa do GESTAMAZON/UFPA.

ROSELY DA SILVA COSTA DE OLIVEIRA

Licenciada em Pedagogia (UEPA). Especialista em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva (UEPA), Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA).