Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5508-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5509-8
DOI: 10.24824/978652515508.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO - 9
- 25 ANOS DE GESTAMAZON: uma produção coletiva - 13
- A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL - 27
- O GESTAMAZON E A PRODUÇÃO DO C.ONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NA PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPA - 39
- PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: monitoramento e avaliação dos planos nacionais de educação - 49
- GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: regime de colaboração, descentralização e regulação por resultados - 61
- A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO PARÁ (2013-2017): perspectivas em discussão - 73
- A ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: lições da Escola Bosque para a educação municipal de Belém-PA - 85
- A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO PARÁ E NO MARANHÃO - 97
- METODOLOGIAS ATIVAS: um estado da arte pós ensino remoto - 109
- GESTÃO ESCOLAR NA PANDEMIA DA COVID-19: dilemas e contradições nos documentos da Política Educacional do Pará - 127
- O PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE - 137
- ÍNDICE REMISSIVO - 147
- SOBRE OS AUTORES - 149
IZETE MAGNO CORRÊA
Membro do Grupo GESTAMAZON. Professora na Rede Estadual de Ensino do Pará. Mestra em Educação e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA (2014). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia PGEDA/EDUCANORTE/NEB/UFPA, Polo Belém-PA, na linha Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.
NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Vice Coordenadora do GESTAMAZON. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professora Titular da UFPA, no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica PPEB/NEB e no Programa de Doutorado em Educação em Rede da Amazônia - PGEDA/EDUCANORTE.
ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Docente -Pesquisador, Líder Institucional do GESTAMAZON. Pai de um Autista. Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Docente no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades da UFPA Campus de Abaetetuba-PA. Área de investigação Gestão e Planejamento da Educação para Pessoas em Situação de Restrição/Privação de Liberdade.
VICTOR DANIEL DE OLIVEIRA E SILVA
Membro do Grupo GESTAMAZON. Escritor, pesquisador e extensionista. Administrador de Formação. Mestre em Administração pela UDELMAR-CHILE (2016) e Mestre Profissional em Ensino pela UFPA (2019). Atua na área de Treinamento e Desenvolvimento, enquanto Servidor Público Federal na UFRA, desde 2014. É professor de ensino superior na Rede Particular de Ensino.
ALICE RODRIGUES CHAVES
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação (2016). Graduação em Ciências Naturais pela UFPA. Especialista em Sistemas Agroflorestais pela UFPA. Atualmente é PROFESSORA da EMEF Sagrado Coração de Jesus.
CINTYA DA SILVA AGUIAR
Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Licenciada em Pedagogia pela UFPA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2017-2019). Integrou o GESTAMAZON/UFPA.
CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia PGEDA/EDUCANORTE/NEB/UFPA, Polo Belém-PA. Mestre em Educação e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA (2015), membro do GESTAMAZON.
KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA
Mestra em Educação pelo PPEB/NEB/UFPA (2020). Especialista em Gestão no Contexto Educacional pela FIBRA (2017). Graduação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia UFPA (2013). Professora efetiva na educação básica na rede municipal de ensino.
LILIA MENDES LOBATO
Doutoranda em Educação - UFPA. Mestra em Educação - UEMA. Especialista em Gestão Educacional e Escolar - UEMA. Licenciada em História – UEMA. Graduada em Direito Bacharelado - Universidade CEUMA. Servidora Pública (SEDUC/MA e SEMED - São Luís/MA.
MADALENA DO SOCORRO GONÇALVES JORGE
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Especialista em Educação a Distância. Professora e coordenadora pedagógica efetiva da rede municipal de Belém, mestranda do Programa de pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA).
MARCELO WILSON FERREIRA PACHECO
Mestre em Ensino (PPGCIMES/UFPA). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF – Rio de Janeiro/RJ. Licenciado em Pedagogia pela UEPA/PA. Possui experiência nas áreas de Educação Formal e Não-formal.
MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO
Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com estágio doutoral na Universidade do Minho- Portugal em Sociologia das Organizações Escolares (2006-2007). Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (UFPA/Belém). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Diálogo em Educação (GEPDED/UFPA). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/UNILAB/CE). Colaboradora do Projeto de Extensão: Laboratório Virtual de Formação de Professores (LABORVIR/UNILAB/CE).
MARIA DO SOCORRO RODRIGUES ROCHA
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. (PPEB- UFPA). Especialista em Psicologia Educacional pela (PUC-MG). Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atua como pedagoga pela Seduc-PA.
MARIA GORETE RODRIGUES DE BRITO
Doutoranda em Políticas Públicas (PGEDA/UFPA), Mestra em Educação Básica (UFPA). Atua na área de gestão e planejamento educacional. Coordena a Comissão de Monitoramento e Sistematização do Fórum Estadual de Educação do Pará.
MARIA INÊS VIÉGAS CORRÊA
Profissional da Educação Básica. Pedagoga com Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico/UFPA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cidades: Identidades e Territórios (PPGCITI/UFPA). Integrante do GESTAMAZON.
NIELSON DO SOCORRO NUNES CARDOSO
Mestrando em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI/UFPA). Especialista em Gestão Escolar pela UEPA. Licenciado em Pedagogia pela UFPA. Servidor Público Municipal Efetivo. Integrante do Grupo de Pesquisa (GPEBIAT/IFPA) e do Grupo de Pesquisa (GESTAMAZON)
PATRICIA SORAYA CASCAES BRITO DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação (EducaNorte/UFPA). Mestrado em Educação pela UFPA. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pela UFPA. Licenciada em Pedagogia pela UNAMA/PA. Atua como Secretária Geral do CME/Belém-PA.
RAFAEL SILVA COSTA
Mestre em Ensino (PPGCIMES/UFPA). Especialista em Design de Games e Gamificação (Unifahe). Pedagogo. Atua com Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais Educacionais e Formação de Professores. É multiplicador Educamídia.
RAÍSSA MAURA LIMA FEITOZA
Pedagoga, Servidora Pública na Rede Municipal de Marituba-PA, membro do GESTAMAZON.
REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia PGEDA/EDUCANORTE/NEB/UFPA, Polo Belém-PA. Mestre em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará - PPEB/NEB-UFPA (2019). Gestor Escolar na Rede Privada e membro do GESTAMAZON.
ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA
Pedagoga pela UEPA, especialista em currículo e avaliação em Educação pela UEPA, Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica PPEB/UFPA. Orientadora Pedagógica da Escola Bosque – SEMED – Belém/PA e Docente da Fa culdade Estratego.
ROSA DO SOCORRO GOMES VALE
Licenciada Plena em Pedagogia pela UEPA. Mestra em Educação pela UFPA. Atua na educação básica pela SEDUC/PA e Docente na SEMED - Belém/PA. Assistente de Pesquisa do GESTAMAZON/UFPA.
ROSELY DA SILVA COSTA DE OLIVEIRA
Licenciada em Pedagogia (UEPA). Especialista em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva (UEPA), Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA).