Capa do livro: NEUROCIÊNCIAS:<BR> Um instrumental teórico-epistemológico e metodológico interdisciplinar

NEUROCIÊNCIAS:
Um instrumental teórico-epistemológico e metodológico interdisciplinar

Autores: Novikoff, Cristina - Pinto, Carlos Alberto Schettini - Xavier, Marcio Vieira - Trindade, Sergio Pavanelli -Junior,Tigernaque Pergentino de Sant’ana (Orgs.)

A obra “Neurociências: um instrumental teórico-epistemológico e metodológico interdisciplinar” representa a primeira publicação do projeto “NeuroMil: da Formação ao Combate”, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias. Originado das aulas da disciplina “Introdução à Neuropsicopedagogia” no Curso de Psicopedagogia Escolar do CEP/FDC em 2021, o projeto NeuroMil busca unir as neurociências ao âmbito militar, visando aprimorar a formação e atuação dos militares. Isso abrange a compreensão das neurociências como ferramenta teórico-epistemológica e metodológica para a instrução militar, almejando influenciar o comportamento dos militares para fortalecer a defesa e o combate.
A iniciativa resultou na formação do grupo de pesquisa NeuroMil, que busca sinergias acadêmicas e científicas, explorando a convergência entre as Ciências Militares e as Neurociências. O livro contempla várias temáticas nesse domínio, desde neurobiologia do estresse pós-traumático até a relação entre memória, cognição e consciência, bem como funções executivas e regulação emocional. Explorando a interseção das neurociências com o militarismo, os autores abordam resiliência emocional, impacto da tecnologia no ambiente militar, neurociências na aprendizagem, entre outros. Por meio de revisões bibliográficas e relatos de experiências, os colaboradores discutem as implicações, limitações e potencialidades da aplicação das neurociências para otimizar o desempenho e capacitação dos militares, desde situações de combate até questões de liderança. A obra reforça o crescimento da relevância das neurociências na formação militar, oferecendo percepções práticas para aprimorar eficácia, tomada de decisões e bem-estar dos militares em suas atividades e treinamentos.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5374-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5375-9
DOI: 10.24824/978652515374.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • INTRODUÇÃO - 11
  • NEUROCIÊNCIA EXPERIMENTAL E A PSICOBIOLOGIA DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO - 17
  • DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES PARA PENSAR A RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA, COGNIÇÃO E A CONSCIÊNCIA - 33
  • FUNÇÕES EXECUTIVAS E AUTORREGULAÇÃO EMOCIONAL - 53
  • TECNOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS APLICADAS AO AMBIENTE MILITAR - 69
  • A ATENÇÃO, A MEMÓRIA E A EMOÇÃO COMO ASPECTOS INTERCESSORES DAS NEUROCIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM - 87
  • A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM SALA DE AULA - 107
  • AS NEUROCIÊNCIAS E A FORMAÇÃO MILITAR PARA O COMBATE: possibilidades e limitações - 119
  • “NEUROMIL” – NEUROCIÊNCIA E LIDERANÇA: uma análise de aspectos mentais (cognição, emoção e comportamento) de líderes no contexto da liderança militar - 141
  • AS NEUROCIÊNCIAS, A VIDA E A MORTE HUMANIZADA - 167
  • ÍNDICE REMISSIVO - 181
CRISTINA NOVIKOFF

Doutorado em Psicologia da Educação – PUCSP (2004). Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares e Humanidades do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias- CEP/FDC. Líder do NeuroMil: da Formação ao Combate – CEP/FDC.

CARLOS ALBERTO SCHETTINI PINTO

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, CEFET-RJ (2019). Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias/ CEP/FDC.

MARCIO VIEIRA XAVIER

Mestre em Humanidades em Ciências Militares (CEP/FDC). Especialista em Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC). Neuroeducação (UNINTER). Ciências Militares (CEP/FDC) e Administração de Empresa (FGV).

SERGIO PAVANELLI TRINDADE

Mestre em Humanidades em Ciências Militares, CEP/FDC (2021). Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias/ CEP/FDC.

TIGERNAQUE PERGENTINO DE SANT’ANA JUNIOR

Mestre em Humanidades em Ciências Militares, CEP/FDC (2021). Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias/ CEP/FDC.

EMMY UEHARA PIRES

Doutora em Psicologia Clínica (Linha: Clínica e Neurociências) na PUC-Rio (2014). Professora Adjunta do DEPSI/PPGPSI (UFRRJ).

HUGO BAYER REICHMANN

Biólogo. Mestre em Farmacologia. Doutorando em Neurociências.

LEANDRO JOSÉ BERTOGLIO

Professor Titular. Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPG-FMC) da UFSC. Tem experiência e contribuição científica na área de neuropsicofarmacologia e neurociências (ansiedade e ao processo de aprendizagem e memória aversiva). Membro da SBFTE, SBNeC, SfN (EUA) e ReBraEM (Rede Brasileira de Estudos da Memória).

LUCIANA CARNEIRO

Fonoaudiologia – IBMR (Centro Universitário IBMR, 1993). Psicologia – UNESA (2011). Especialização: Psicomotricidade – UNESA (1996); Psicopedagogia Institucional – UCB (2006); Neurociências Aplicadas à Aprendizagem – UFRJ (2021). Ocupação Profissional: Servidora Pública há 24 anos, tendo como área de atuação a Secretaria Municipal de Educação de Resende como Fonoaudióloga Escolar. Atendimento Clínico no Espaço FelizMente; Diretora Regional do Super Cérebro, unidades de Resende e Barra Mansa.

VALÉRIA MARQUES DE OLIVEIRA

Doutorado em Psicologia – UFRJ (2005). Programa Pós-Graduação em Psicologia referente ao ano letivo de 2022. (UFRRJ). Linha de pesquisa: 2 – PPGPSI/UFRRJ – Clínica, Saúde e Educação na Contemporaneidade. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Aprendizagem e Cultura Organizacional na Contemporaneidade: Narrativas Dialógicas Emancipatórias. UFRRJ – Seropédica, RJ.

SÔNIA CARDOSO MOREIRA GARCIA

Mestra em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA. Especialista em Gestão e Saúde – FIOCRUZ. Especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde – CEPPS. Professora Supervisora do Eixo Medicina e Humanidades do UniFOA. Extensão em Psico-oncologia. Conselho Editorial – Revista FASF – Brasil. Professora Revisora de Artigos na Revista Valore – RJ. Professora Revisora de Artigos na Revista RPI – Revista de Pesquisa Interdisciplinar: uma construção para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da área interdisciplinar. Pesquisadora colaboradora/LAGERES – Laboratório de Estudo e Pesquisa na/para a Formação de Professores – CNPq (2010-2022).