Capa do livro: DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA IBERO-AMÉRICA:<br>Demandas em disputas

DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NA IBERO-AMÉRICA:
Demandas em disputas

Autores: Evangelista Dias, Rosanne - Borges, Veronica - Oliveira, Marcia Betanida de (Orgs.)

Não é de hoje que as políticas de currículo e docência geram pesquisas em Educação, especialmente no espaço iberoamericano. Diretrizes curriculares globais e locais, quase sempre glocais, que circulam nesse espaço, são postas em prática, sempre hibridizadas e traduzidas, gerando a necessidade de se interpretar os discursos hegemônicos e seus efeitos diferenciais. Tal interpretação não é apenas constatação, resistência, crítica ou indignação. É também participação na produção de sentidos e significados, dessedimentação do que se julga sabido ou obrigatório, produção de fissuras e escapes, suplementação da mesmidade que se apresenta como inovação, ou reiteração que provoca diferimentos. Textos acadêmicos e pesquisas são também parte da produção política e da reafirmação do político, para usar os termos de Chantal Mouffe. Este livro se mostra assim uma contribuição para essa produção política, uma luta frequentemente fora dos registros midiáticos, mas que se faz cotidianamente nas instituições de pesquisa e fora dela. Ou em um dentro-fora que também abala as fronteiras usualmente constituídas entre Estado-sociedade civil, centro-periferia, macro-micro, instituído-instituinte, identidade-diferença. Atualmente, em que demandas neoliberais e ultraconservadoras muitas vezes se articulam para diagnosticar uma crise da Educação e ao mesmo tempo vender as soluções para tal crise, este livro e a profundidade teórica de suas discussões estimulam o debate e as ações em nome da justiça social e da democracia. Vale muito ser lido.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5500-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5496-1
DOI: 10.24824/978652515500.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO PENSANDO A DOCÊNCIA COMO LUTA POLÍTICA - 9
  • ANTAGONISMOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: Educar? Ensinar? Compensar? Preparar? - 17
  • A ESCOLA DA ESCOLHA: sentidos de educar e de docência na política curricular de Ensino Médio em Tempo Integral de Mato Grosso - 37
  • AS DEMANDAS NAS E A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 61
  • CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: que temporalidades e espacialidades participam do jogo político? - 83
  • DEMANDAS SOBRE DOCÊNCIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO IBEROAMERICANO - 103
  • DOCÊNCIA E POLÍTICAS CURRICULARES NO MÉXICO, ENTRE TRANSIÇÕES E DESLOCAMENTOS - 125
  • DOCÊNCIA SITIADA: políticas de premiação/bonificação em foco - 143
  • MICROPOLÍTICA: a Educação brasileira e a arte de não ser tão governada assim - 163
  • OS PROFESSORES COMO TRADUTORES DO CURRÍCULO - 181
  • PERFIL DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR QUE, EM PORTUGAL, FORMAM PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO - 195
  • POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DOCÊNCIA NAS DEMANDAS DA IBERO-AMÉRICA - 217
  • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO IFAM E NA UEA: atuação e recontextualização no contexto da prática - 239
  • CONSTRUINDO REFLEXÕES SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO (GEM): uma abordagem pós-estrutural e pós-fundacional - 261
  • SENTIDOS DE PROFESSOR E DE FORMAÇÃO DOCENTE NA BNC-FORMAÇÃO - 279
  • TODOS OS CAMINHOS LEVAM AO IDEB? A DOCÊNCIA COMO INSTRUMENTO PARA O ALCANCE DE RESULTADOS - 297
  • ÍNDICE REMISSIVO - 315
  • SOBRE OS AUTORES - 321
ROSANNE EVANGELISTA DIAS
Doutora em Educação pelo ProPEd/ UERJ, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) na linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Líder do GrPesq do CNPq Políticas de Currículo e Docência. Suas pesquisas contam com financiamento do CNPq, FAPERJ e CAPES. Procientista da UERJ, Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ.

VERONICA BORGES
Doutora em Educação pelo ProPEd/ UERJ com Pós doutorado na Universidade de Lisboa. É Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é Permanente no ProPEd/UERJ. Integra os GrPesq CNPq Políticas de Currículo e Docência e Políticas de Currículo e Cultura, ambos da linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do Proped UERJ.

MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação com Pós-doutorado, ambos pelo ProPEd/UERJ; Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN). Membro do GrPesq Contexto e Educação (CNPq/UERN) e do GrPesq Políticas de Currículo e Docência (CNPq/Proped UERJ).