Capa do livro: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: <br>Saberes e práticas

EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
Saberes e práticas

Autores: JANAINA COSER

O objetivo desta obra é compartilhar conhecimentos sobre Educação em Saúde, bem como, demonstrar algumas ações educativas, que foram desenvolvidas no intuito de contribuir para os sujeitos e serviços de saúde, na perspectiva da integralidade do cuidado. Constam experiências desenvolvidas pelos mestrandos que cursaram as disciplinas de Educação em Saúde e Políticas Públicas em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS, ofertado em associação entre a Universidade de Cruz Alta – Unicruz, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Erechim e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí.
A partir da utilização de metodologia problematizadora, as disciplinas abordam a compreensão das políticas públicas como instrumento de garantia de acesso universal à saúde e o papel dos profissionais enquanto educadores nos diferentes níveis de atenção à saúde. Desta forma, reunimos neste livro, os resultados das atividades e tecnologias educacionais desenvolvidas pelos mestrandos das turmas 2022 e 2023, as quais retratam a formação diferenciada no percurso do PPGAIS, bem como a sensibilidade, o engajamento e o (re)conhecimento do mestrando enquanto profissional/educador em saúde.

Impresso
de R$ 66,66 por
R$ 51,27
Digital
de R$ 65,90 por
R$ 38,45

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5629-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5630-9
DOI: 10.24824/978652515629.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • CAPÍTULO 1 UMA NARRATIVA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - 17
  • CAPÍTULO 2 EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: saberes e práticas das professoras - 31
  • CAPÍTULO 3 COMPREENSÃO SOBRE GRUPOS E TRABALHO COM GRUPOS ENTRE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE - 41
  • CAPÍTULO 4 EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE SURTOS EPIDÊMICOS DE DENGUE - 55
  • CAPÍTULO 5 EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES - 63
  • CAPÍTULO 6 EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HPV PARA ESCOLARES - 75
  • CAPÍTULO 7 TECNOLOGIA EDUCACIONAL COM VISTAS À ACESSIBILIDADE AOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - 87
  • CAPÍTULO 8 TRANSIÇÃO DO CUIDADO DE PACIENTES PÓS-OPERATÓRIOS: como melhorar este processo? - 99
  • CAPÍTULO 9 RODA DE CONVERSA COMO UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA JOVENS ADOLESCENTES - 111
  • CAPÍTULO 10 PROMOÇÃO À SAÚDE PARA USUÁRIOS HIPERTENSOS DE UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA RURAL: fortalecimento do saber para o autocuidado - 121
  • CAPÍTULO 11 COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS SERVIÇOS DE SAÚDE? - 131
  • CAPÍTULO 12 FLUXOGRAMA E MAPA MENTAL COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL SOBRE PRÉ-NATAL DE QUALIDADE - 145
  • CAPITULO 13 DIFICULDADE NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU IMPACTO NO TRATAMENTO - 159
  • CAPÍTULO 14 ESTRATÉGIAS PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA - 169
  • CAPÍTULO 15 PROBLEMAS NO ACESSO A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE: avaliação do conhecimento dos usuários e ação educativa - 181
  • CAPÍTULO 16 EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA - 193
  • ÍNDICE REMISSIVO - 207
  • SOBRE OS AUTORES - 211
Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz
Enfermeira. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Bolsista Produtividade do CNPQ.

Alison Roberto Castanho
Médico oncologista. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Amanda Pizzolotto Buzinello
Farmacêutica. Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Andressa Caroline Loebens Diel
Farmacêutica. Servidora pública no município de Ijuí. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Especialista em Saúde Pública: Política, Planejamento e Gestão. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Bolsista CAPES.

Angélica Morgan Anselmini
Nutricionista dos Municípios de Aratiba - RS e Barra Do Rio Azul - RS, especialista em nutrição clínica estética, obesidade e emagrecimento. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Ana Paula Frielink
Biomédica, discente no Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Ana Paula Corteze Ott
Nutricionista, Pós-graduada em Fisiologia Humana (Estácio de Sá) e Pós-graduada em Comportamento Alimentar e Coaching Nutricional (Plenitude Educação). Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Anuska Peppes Grams
Farmacêutica no Hospital Regional das Missões - Santo Ângelo; especialista em Farmácia Hospitalar. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Arnaldo Nogaro
Graduado em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Reitor da URI Gestão 2018-2022 e 2023-2026. Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Campus de Frederico Westphalen e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Bianca Tayluane Cembranel Jakimczuk
Estudante do curso de Fisioterapia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/UNIJUI.

Camili Vitória Camargo de Abreu
Discente do curso de Biomedicina da Universidade de Cruz Alta - Unicruz. E-mail: cami.2002cam@gmail.com

Carina Echer de Souza
Médica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Carla Patrícia Mello
Gestora Pública em Coordenação do Samu Ijuí. Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Caroline Peres de Freitas
Fonoaudiologa pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Intervenção Multidisciplinar nas Perturbações do Transtorno do Espectro Autista (PEA) pelo Instituto Criap, em Lisboa-PT, e Especialista em Análise Aplicada do Comportamento para TEA (Transtorno do Espectro Autista), pela Censupeg. mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Christiane de Fátima Colet
Farmacêutica. Doutora em Ciências Farmacêuticas. Docente dos Cursos da saúde (UNIJUI) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Cristiane Ribas
Enfermeira. Servidora pública no município de Ijuí. Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde Coletiva. Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde. Especialização em Saúde da Família. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Cristina Thum
Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica; Especialista em Docência em Saúde e Estética Integral. Integra o corpo docente do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atenção Integral à Saúde e do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Envelhecimento Humano (Unicruz).

Daiana Reuse
Mestre em Ensino Científico e Tecnológico Campus de Santo Ângelo, 2022. Enfermeira graduada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo/RS.  Pós Graduada em Atenção ao paciente crítico: urgência, emergência e UTI pela UNINTER. Enfermeira responsável pelo setor de capacitação e desenvolvimento do Hospital Regional Unimed Missões/RS. Experiência como Enfermeira de urgência e emergência junto ao Hospital de Caridade de Ijuí; Enfermeira assistencial em Terapia Intensiva Hospital Unimed Missões e enfermeira assistencial na clínica de oncologia e hematologia das Missões-COHM , Santo Ângelo RS, Docente junto ao curso técnico de enfermagem do SENAC Santo Ângelo/RS.

Domingos João Pedro Bernardo
Fisioterapeuta. Pesquisador do grupo de pesquisa e estudos epidemiológicos e clínicos (GPEEC). Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Edú Fraga de Souza
Bacharel em Farmácia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo/RS (2009-2013); Pós-graduado em Terapia Intensiva: ênfase em Oncologia e Infecção Hospitalar pela Universidade Franciscana (UFN), Campus Santa Maria/RS (2018-2019); Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí)/RS (2022/2-2024/1).

Eduarda Schreiber
Estudante do curso de Fisioterapia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq.

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo
Médico no Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen, Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias e em Medicina Intensiva, Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Eliana Elisa Rehfeld Gheno
Enfermeira; Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí); Especialista em Saúde Pública – área de concentração Programa de Saúde da Família (UnC – Concórdia); Especialista em Humanização da Atenção e Gestão do SUS (UFRGS); Especialista em Preceptoria no SUS (Instituto Sírio-Libanês). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Gestão e Educação em Enfermagem e Saúde.

Eliane Roseli Winkelmann
Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Cardiovasculares: Docente do Núcleo da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Vice- Líder do Grupo Pesquisa em Estudos Epidemiológicos e Clínicos - GPPEC. Ijuí/RS/Brasil 

Elias de Mattos Berg
Médico; Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí); Especialista em Cirurgia Geral (UFPEL); Especialista em Coloproctologia (GHC).

Evelise Moraes Berlezi
Fisioterapeuta, Doutora em Geriatria e Gerontologia Biomédica (PUCRS), Docente do Núcleo da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Líder do Grupo Pesquisa em Estudos Epidemiológicos e Clínicos - GPPEC. Ijuí/RS/Brasil.

Franciele Rodrigues Zorzo
Enfermeira, discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Francisco Carlos Pinto Rodrigues
Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-campus Santo Ângelo/RS e docente permanente do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico desta Universidade. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança do paciente, processo de trabalho em saúde e enfermagem, assistência de enfermagem ao adulto clínico e cirúrgico. Coordenador do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-campus Santo Ângelo/RS.

Gabriela Busin
Médica ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia ombro e cotovelo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí.

Geane Andriollo Paradynski

Biomédica. Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Giovana Ruppenthal

Biomédica, Especialista em Saúde na 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Gustavo Barreto Gameiro Silva
Ortopedista especialista em cirurgia do quadril. Membro titular da sociedade brasileira de quadril, discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Janaina Coser
Biomédica, Doutora em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde; Mestre em Diagnóstico Genético e Molecular; Especialista em Citologia Clínica. Integra o corpo docente do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atenção Integral à Saúde e do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Envelhecimento Humano (Unicruz). Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Gestão 2020-2022/2023-2025.

Janine Goldschimidt de Avila
Mestre em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo/RS. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo, especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional Técnica e Tecnológica e MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecções. Enfermeira Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Regional Unimed Missões em Santo Ângelo/RS e Orientadora Educacional no SENAC Santo Ângelo/RS em disciplinas de biossegurança e estágio curricular.

Jaqueline Amaral Bessa
Enfermeira, Mestre em Atenção Integral à Saúde; Especialista em Formação Pedagógica; Especialização Formação Pedagógica; Cursando Especialização em Auditoria e Especialização em Enfermagem do Trabalho. Integra o corpo docente do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Coordenadora e Professora do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Estadual de Educação Annes Dias (Cruz Alta – RS); Coordenadora de Estágio do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Estadual de Educação Annes Dias.

Jaqueline Monteiro Zampieri
Discente do curso de Farmácia da Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Joao Carlos Krause
Possui Licenciatura Plena em Física (com habilitação em Física e Matemática) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Física teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Física Experimental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com experiência na área de Física e Ensino de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculos de Estrutura Eletrônica, Propriedades Magnéticas e Hiperfinas de novos materiais e novas tecnologias para o ensino de Física. Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Santo Ângelo/RS.

Juliana Feix
Enfermeira, pós graduada em Enfermagem do Trabalho, especialista em Unidade de Terapia Intensiva, discente no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde – PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Karine Raquel Uhdich Kleibert
Farmacêutica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Bolsista PROSUC/CAPES.

Kelia Anacleto de Abreu
Bacharel em Enfermagem pelo Universidade de Cuiabá /UNIC - Cuiabá MT (2000-2003). Especialização em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (2003-2004). Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Fiocruz e Escola de Saúde Pública - MT (2005). Especialista em Saúde do Trabalhador pela escola de Saúde Pública de Mato-Grosso (2011). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).  (2022-2024).

Kelly Rodrigues-Conrad
Biomédica (Patologista clínica e Citologista oncótica). Técnica-Científica e Supervisora de Estágio de Citopatologia e Análises Clínicas – UNICRUZ. Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Especialista em Análises Clínicas e Microbiologia. Pós-Graduanda em Saúde da Mulher.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atenção Integral à Saúde (GPAIS) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Envelhecimento Humano (GIEEH).

Laís Sartor
Psicóloga pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicologia Clínica, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Lenara Schalanski Krause
Farmacêutica. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Luana Carla Zambon
Fisioterapeuta, especialista em Urgência e Trauma. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Luciane Sarturi Antes
Fisioterapeuta. Servidora pública no município de Ijuí. Especialista em Saúde do Trabalhador. Especialista em Gerontologia. Formação em Ergonomia. Pesquisadora do grupo de pesquisa e estudos epidemiológicos e clínicos (GPEEC). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Marcela Morais de Almeida
Farmacêutica, Especialista em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ e Especialista em Farmácia Clínica com Ênfase em Atenção Farmacêutica pela Universidade Castelo Branco. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Marcelo Paulo Stracke
Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Química, Mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Maria, Químico Industrial - Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador dos Cursos de Química Industrial e Licenciatura no período (2011-2014). Gestor do Pólo de Modernização Tecnológico das Missões (2011-2014). Em 2012 recebeu o prêmio de melhor Trabalho Científico no Congresso Brasileiro de Cosmetologia da Associação Brasileira de Cosmetologia. Coordenador do Curso de Engenharia Química (2012-2014). Diretor Acadêmico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões do Campus de Santo Ângelo (2014-2022). Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI Gestão 2023-2026. Em 2019 foi destaque no 17º Simpósio Nacional de Ensino de Química conquistando o terceiro melhor produto didático para o Ensino de Química com o trabalho de Desenvolvimento de Materiais Alternativos de Cinza de Casca de Arroz Granulada para o Ensino de Ciências/Química no âmbito da URI. Docente em Cursos de Graduação e Docente/Pesquisador permanente do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-campus Santo Ângelo/RS.

Marcos Renan Barbosa
Médico, discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Marilia de Rosso Krug
Professora de Educação Física, Doutora em Educação em Ciências: em Química da Vida e Saúde, Mestre em Ciência do Movimento Humano, Especialista em Ensino e Pesquisa do Movimento Humano. Integra o corpo docente do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atenção Integral à Saúde – GPAIS (Unicruz) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Envelhecimento Humano – GIEEH (Unicruz).

Maristela Borin Busnello
Nutricionista; Doutora em Educação nas Ciências; Mestre em Saúde Pública; Especialista em Saúde Pública; Professora efetiva adjunto nível I na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao Curso de Graduação em Nutrição e na área de saúde coletiva da Universidade. Membro do Grupo Cuidado, Gestão e educação em Enfermagem e Saúde.

Neiva de Oliveira Prestes

Enfermeira especialista em terapia intensiva e gestão hospitalar. Docente do Departamento de Enfermagem da URI/ Campus de Erechim. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Patrícia Becker Engers
Licenciada em Educação Física (2014) e Especialista em Atividade Física e Saúde (2018) pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Mestra em Educação Física (2016) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA/2022). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino e Movimento (GEPEM/UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde (GEPPES/UNIPAMPA).

Phillip Vilanova Ilha
Licenciatura plena em Educação Física (2000) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre (2013) e Doutor (2016) em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, departamento de Metodologia do Ensino. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Coordenador-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino em Movimento - GEPEM.

Priscila Graciele Ramos da Costa
Nutricionista no Hospital Unimed Noroeste RS, atuando nas Unidades de Internação e Serviço de Oncologia. Especialista em Nutrição Oncológica (SBNO); Pós-graduanda em Oncologia (Unijuí); Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos Sociais (Faculdade de Educação São Luis EAD).

Rafaela Quintana Probst
Biomédica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Rivelino Bertollo Junior
Médico; Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí); Especialista em Medicina Interna (HCI); Especialista em Cardiologia (IC-FUC).

Rosane Teresinha Fontana
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, graduação em Ciências pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/RS, Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de Cruz Alta/RS, Especialização em Educação Permanente em Saúde em Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), Especialização em Tecnologias na Aprendizagem pelo SENAC/SP), Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-campus Santo Ângelo/RS e docente permanente do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico desta Universidade, atuando principalmente nas seguintes áreas: saúde do trabalhador, educação em saúde, vigilância em saúde, infecções relacionadas a assistência a saúde, e, saúde coletiva. Servidora pública aposentada da secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, lotada no Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva.

Rozelaine de Fatima Franzin
Pós-doutora pela Universidade Luterana do Brasil, Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em Matemática Integrada Regional Alto Uruguai e Missões, graduação em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Uruguai e Missões. Atualmente é professora em tempo integral na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, atuando na graduação, especialização e no mestrado profissional em ensino científico e tecnológico e professora aposentada do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi. Tem experiência na área de Matemática e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: softwares estatísticos, aprendizado matemático, ambientes virtuais de aprendizagem inclusivos, práticas de ensino e formação de professores. Coordenadora do LIPI - Laboratório Interativo de Práticas Inclusivas.

Rúbia de Oliveira Henicka
Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado Do Rio Grande do Sul - Unijuí. Discente do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional, pela Unijuí. mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Suelen Maldaner Assumpção
Discente do curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Taila Tairini Brandt
Biomédica no Laboratório Biomed Análises Clínicas. Pós-graduanda em Análises Clínicas e Toxicológicas (PUCPR). Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Tainara Jungton Bonmann
Biomédica. Discente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Taís Stedile Busin Giora
Médica Ortopedista e Traumatologista, especialista em ombro e cotovelo pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, preceptora do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada (URI/Erechim), mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí).

Thais severo Dutra
Fisioterapeuta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí). Bolsista PROSUC/CAPES. Pós graduanda em fisioterapia respiratória e cardiovascular. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atenção Integral à Saúde (GPAIS) e integrante do grupo brasileiro de reabilitação em nefrologia (GBREN)

Valeska Martins
Bióloga; Doutora em Ecologia e Evolução da Biodiversidade; Mestre em Zoologia. Integra o corpo docente do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Atenção Integral à Saúde (Unicruz).

Vanessa Greiciele Heller de Souza
Esteticista e Cosmetologista; Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS (Unicruz/URI-Erechim/Unijuí); Especialista em Saúde Estética (Instituição Nepuga). Docente na Universidade de Cruz Alta – Unicruz, no curso de Estética e Cosmética e na Pós-Graduação Lato Sensu em Estética Integral.