Capa do livro: (DES) CAMINHOS INSURGENTES NA PANDEMIA:<BR>Desafios curriculares em teias de conhecimento no ensino médio integrado

(DES) CAMINHOS INSURGENTES NA PANDEMIA:
Desafios curriculares em teias de conhecimento no ensino médio integrado

Autores: Menezes, Graziela Ninck Dias - Souza, Danilo Almeida - Neves, Karina Fernanda Travagim Viturino (Orgs.)

O livro é fruto da inquietude de docentes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus, diante de suas experiências pedagógicas com o Ensino Médio Integrado, no início das atividades remotas em 2020. Uma insurgência inscrita pela iniciativa de docentes do campus de serem ouvidos(as), de revelarem suas aprendizagens e saberes construídos durante a produção e realização do projeto pedagógico, que ficou definido como Teias de Conhecimento. Essa experiência suscitou importantes reflexões sobre o fazer docente, o diálogo entre os saberes e a formação profissional, e, sobretudo, sobre o espaço no qual esse ser docente se constitui, a Educação Profissional Tecnológica. No movimento de narrar, ler, comentar, reescrever aprendemos um modo outro de apresentar-nos ao mundo pedagógico como sujeitos protagonistas de nossas práticas educativas. Tal processo foi gerando empoderamento e autoconfiança, pois foi movido em ação de alteridade e de diálogo, a partir de uma relação horizontal entre as pessoas e de um ato ético de respeito às suas singularidades e de encorajamento para proclamar nossos saberes de modo autoral.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5414-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5415-2
DOI: 10.24824/978652515414.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO POR ENTRE ESCOLA, PANDEMIA E PALAVRAS: a docência narrada na Educação Básica - 19
  • AUTONOMIA COMO TERRITORIALIDADE DA DOCÊNCIA: experiência pedagógica de um fazer coletivo nas Teias de Conhecimento - 25
  • NAS TEIAS DA AUTOAVALIAÇÃO: o relato de uma experiência pedagógica em tempos de pandemia - 43
  • ENCRUZILHADAS CURRICULARES: Enugbarijó revitalizando o campo do conhecimento - 65
  • ALÉM DA TOCA DO COELHO: a experiência das teias de conhecimento sob os holofotes da formação docente - 79
  • A EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA TEIA DE CONHECIMENTO NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ILHÉUS: a visão de um professor de Física para o ensino de Física e para além dela - 99
  • OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL NO ENSINO REMOTO: relato da prática da Teia de Edifi cações no IFBA campus Ilhéus - 117
  • A PARÓDIA DAS ARANHAS - 131
  • ÍNDICE REMISSIVO - 155
  • SOBRE AUTORES/AS - 157
GRAZIELA NINCK DIAS MENEZES

Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia é membro do Grupo Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade - GPEDI e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO. Faz parte da Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina).

DANILO ALMEIDA SOUZA

Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Ilhéus, com doutorado na área de Ensino. Pesquisador do GPEDI (IFBA/CNPq) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFBA (Mestrado Profissional). Formação inicial em Física; atualmente tem se dedicado a estudos voltados para o ensino de ciências/Física no âmbito do Ensino Médio Integrado.

KARINA FERNANDA TRAVAGIM VITURINO NEVES

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP/FFLCH, 2018). Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal da Bahia - Campus Ilhéus (desde 2013) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Docência e Interculturalidade (GPEDI).