Capa do livro: O PARADOXO DA AMAZÔNIA:<br> Da colonização à decolonialidade (Séculos XVI–XXI)

O PARADOXO DA AMAZÔNIA:
Da colonização à decolonialidade (Séculos XVI–XXI)

Autores: Filho, Eduardo Gomes da Silva - Fernandes, Fernando Roque - Lima, Daniel Barros de

Nesta obra fascinante, mergulhamos nos meandros da Amazônia brasileira, uma região que há séculos tem sido alvo de exploração, deslumbramento e conflitos. "O Paradoxo da Amazônia: da colonização à decolonialidade - séculos XVI–XXI" é uma jornada de descobertas, reflexões e desafios que nos leva desde os primeiros contatos entre europeus e povos indígenas no século XVI até os dilemas contemporâneos que envolvem a maior floresta tropical do mundo no século XXI. Os autores, se debruçaram nas vicissitudes da história e cultura amazônica, e traçaram um panorama abrangente dos eventos que moldaram a região ao longo dos séculos.

A obra revela como a Amazônia, com sua exuberante biodiversidade e paisagens imponentes, atraiu a cobiça de impérios coloniais, desencadeando uma história complexa de exploração e escravidão de sujeitos e coletivos sociais, os quais responderam em forma de agências, resistências e iniciativas exemplares de sobrevivência. No entanto, a obra não se detém apenas nas narrativas tradicionais de conquista e exploração. Ela também explora o conceito vital da “decolonialidade”, que busca desafiar as estruturas de poder e conhecimento eurocêntricas que ainda permeiam a região. Mediante uma análise perspicaz, os autores nos fazem questionar como as abordagens convencionais podem perpetuar as desigualdades sociais e ambientais na Amazônia e propõem alternativas para construir um futuro mais inclusivo e sustentável. Portanto, a obra é um convite para investigar as contradições e desafios que envolvem essa região única, onde passado e presente se entrelaçam de maneira intrigantes.

É uma leitura essencial para aqueles que desejam compreender não apenas a história, mas também o potencial transformador da Amazônia na busca por um mundo mais justo que está em constante mudança, sob o olhar decolonial.  

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5638-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5639-2
DOI: 10.24824/978652515638.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 306
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO SENTIDOS DA COLONIZAÇÃO E SIGNIFICADOS DA DECOLONIALIDADE NA AMAZÔNIA - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NO ASSENTAMENTO RURAL NOVA AMAZÔNIA: teoria e metodologia decolonial na Escola Agrotécnica da UFRR - 23
  • EDUCAÇÃO E LITERATURA NA AMAZÔNIA: desafios e perspectivas decoloniais - 39
  • CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: legislação, planejamento e práticas educativas no Estado do Amazonas - 57
  • EXPLORANDO A DESCOLONIZAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA: utilizando recursos didáticos para promover uma educação culturalmente inclusiva - 77
  • A JORNADA A OMÁGUA E DORADO: a expedição de Pedro de Ursúa / Lope de Aguirre (1560 – 1561) e a representação quinhentista do espaço amazônico - 89
  • “MÁRTIRES IMPROVÁVEIS”: os depoimentos indígenas de Antônio Marapirão e Alexandre de Souza na colonial derrocada jesuítica de Antônio Vieira na Corte, em Lisboa (1661-1662) - 109
  • OS PROCESSOS SOCIAIS E JURÍDICOS PERCORRIDOS PELOS AGENTES SOCIAIS DA COMUNIDADE DO BARRANCO DE SÃO BENEDITO: da organização interna ao reconhecimento oficial do território quilombola - 141
  • A DESCONHECIDA GUIANA BRASILEIRA: conflitos e tensões entre Brasil e França na região amazônica - 159
  • CARL VON MARTIUS E JOHANN BAPTIST VON SPIX: uma viagem à Fortaleza da Barra do Rio Negro - 181
  • O PAPEL DAS INSPETORIAS DO TRABALHO COMO FERRAMENTAS REGIONAIS DO VARGUISMO - 197
  • A PARTICIPAÇÃO (NEO)PENTECOSTAL NA POLÍTICA: um breve estudo da cooptação político-religiosa do bolsonarismo (2018-2022) - 211
  • O INDIGENISMO RELIGIOSO E A IGREJA NA AMAZÔNIA: imbricações históricas e atuais - 241
  • AÇÕES RELIGIOSAS NO VALE DO RIO BRANCO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: demandas, conflitos e contribuições no contexto local - 269
  • PROMESSA E ESPERANÇA, A AMAZÔNIA E O ÊXODO JUDEU - 283
  • ÍNDICE REMISSIVO - 297
  • SOBRE OS AUTORES - 301
EDUARDO GOMES DA SILVA FILHO

Professor da Universidade Federal de Roraima - UFRR, Campus Murupu. Doutorando em História pelo Programa de Pós - Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, Mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Licenciado e Especialista em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Historiador com registro profissional junto ao Ministério da Economia n.° 004/RR, membro da ANPUH-AM, concentra suas pesquisas nas áreas de História Social, Ensino de História, Povos indígenas, Migração, Fronteira e Defesa Nacional.

ALEXANDRE DA SILVA SANTOS

Doutorando em História (UFAM). Mestre em História (UFAM). Mestre em Letras (UFAM). Atua no campo dos estudos africanos, estudos culturais, estudos sobre metáfora, linguística textual, literatura no Amazonas (século XX e XXI), folclore e imaginário no Amazonas. Líder do Grupo de Estudos sobre Literatura Produzida no Amazonas (GELITS). Pesquisador do Projeto de Pesquisa Terras Mortas (UFRR/CNPQ/CAPES). Pesquisador do Projeto de Pesquisa Nem Inferno, nem paraíso (UFRR). Consultor Ad Hoc (FAPEAM/PCE). Membro Editorial da Revista Canoa do Tempo (PPGH/UFAM). Crítico Literário e Historiador da Literatura.

GIRLANE SANTOS DA SILVA

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduada e História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A sua a área de concentração está relacionada com o Pensamento Decolonial, Povos Indígenas e o Ensino de História.

MARCOS PAULO MENDES ARAÚJO

Doutorando em Educação (UNINI- Mex.), Mestre em História pela UFAM. Professor no Ensino Superior e Ensino Básico. Coordenador do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Fucapi (Manaus - AM).

MARIA DE NAZARÉ DA SILVA NUNES

Possui graduação em Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal de Roraima (2023) e graduação em Bacharelado em Serviço Social, pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia (2016). Atualmente é professora da Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Boa Vista.

LUCAS MONTALVÃO RABELO

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor vinculado à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM). Estuda temáticas ligadas à América Latina Colonial, Cartografia Histórica e Amazônia Colonial.

FERNANDO ROQUE FERNANDES

Professor de História pelo Departamento Acadêmico de História da Universidade Federal de Rondônia. Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas. Trabalha com temáticas relacionadas à História da Educação na Amazônia e com o Protagonismo Indígenas na História do Brasil.

VINÍCIUS ALVES DA ROSA

Professor pela Secretaria Municipal de Educação em Manaus-Semed. Professor no Curso de Ciências da Religião da Faculdade de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas – FBN. Quilombola da Comunidade de Morro Alto - RS. Licenciado em Filosofia - FSDB. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas -PPGICH/ UEA. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo- UMESP

SILVIO MÁRCIO GOMES OLIVEIRA

Mestre em Serviço Social pela PUC-SP, Pós graduado em História, Cultura e Movimentos Sociais, Licenciado e Bacharel em História e Pedagogo. Atualmente leciona a disciplina de História na EAgro da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

LIDIANE ÁLVARES MENDES

Mestra em História Social pela Universidade Federal do Amazonas, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura contemporânea/UFMT. Aborda temáticas interdisciplinares. Bolsista CAPES.

AMAURY OLIVEIRA PIO JÚNIOR

Doutorando e Mestre em História Social da Amazônia pela UFAM, concentra suas pesquisas em torno das décadas de 1920 e 1930 com enfoque nas relações entre o movimento sindical e político no Amazonas. Atua como professor da rede pública pelo Centro de Mídias do Amazonas - CEMEAM.

DANIEL BARROS DE LIMA

Doutor em Teologia-PPG-EST /RS. (2020) Mestre em História-UFAM (2016). Professor da Universidade do Estado do Amazonas - UEA - PARFOR. É membro do GT Mundos do Trabalho/AM. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Amazonas - UFAM no Departamento de História na área de Teoria e Metodologia da História.

DIEGO OMAR DA SILVEIRA

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Presidiu a Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) entre 2019 e 2021 e coordenou a Regional Norte dessa mesma Associação entre 2016 e 2018. É presidente da Seção Amazonas da Associação Nacional de História (ANPUH) no biênio 2022-2024 e membro da Rede de Pesquisa: História e Catolicismo no mundo contemporâneo, do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES) e do Laboratório de Estudos Panamazônico – Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (LEPAPIS).

WENDER DE SOUZA CIRICIO

Licenciado em História pela UFRR. Pós-Graduação em Psicopedagogia, Bacharel em Teologia. Gestor da Escola Estadual Barbosa Alencar, Cantá-RR Professor de História de Roraima na SEED-RR e do Cursinho Acadêmico News.

LILIANE COSTA DE OLIVEIRA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM); Mestra em Sociologia (PPGS/UFAM); Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais (UFAM), Bacharela em Ciências Teológicas (FBNSB/AM). Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário (OIKOUMENE/UFAM). Compõe o corpo docente da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (SEDUC-AM).

MARILINA CONCEIÇÃO OLIVEIRA BESSA SERRA PINTO

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1990), Mestrado em Filosofia do Conhecimento pela Universidade do Porto (1996), Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Pós-Doutorado em Metafísica pela Universidade de Brasília. Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas.