Capa do livro: DIMENSÕES DO ESPORTE E DO LAZER EM TRANSFORMAÇÃO

DIMENSÕES DO ESPORTE E DO LAZER EM TRANSFORMAÇÃO

Autores: DANIELLE SALES - JOSE DAMIRO DE MORAES

Esse livro tem como objetivo apresentar reflexões a partir do Projeto TransformAção Esporte e Lazer que foi desenvolvido em diversas localidades no Estado do Rio de Janeiro, em parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com o Instituto Carioca de Atividades (ICA). Os capítulos assinados por docentes e discentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO –, procuraram refletir o momento de transição da pandemia de covid-19 para um novo momento de ocupação dos espaços de convívio, dos encontros, dos jogos. Esse NOVO vem cercado de possibilidades que apontam para a esperança e diversas interpretações para potencializar as ações esportivas e práticas de lazer. Esse é um importante momento para reocupar os espaços de convívio, dos encontros, dos jogos e do lazer para sentirmos nossa humanidade, solidariedade e empatia depois de tempos difíceis. Também momento de pensar o campo esportivo e do lazer de forma mais ampla, em uma sociedade que se construa em torno de valores humanos e consolide a dignidade humana de forma democrática e cidadã. Assim, o desenvolvimento do Projeto TransformAção reafirmou em suas metas o compromisso social da Universidade com a sociedade, ou seja, compartilhar e democratizar o acesso às informações e ao conhecimento produzido em suas mais diversas áreas de pesquisas, ensino e extensão.


Impresso
de R$ 54,80 por
R$ 42,15
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5368-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5367-4
DOI: 10.24824/978652515368.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PESQUISAR, TRANSFORMAR, INTERVIR: a prática esportiva e o lazer em diversas óticas - 11
  • TRANSFORMAÇÃO: racismo e discriminação racial nos esportes - 15
  • GUIA DE FONTES DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADAS EM ESPORTES NO ÂMBITO DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO - 35
  • PRÁTICAS DE DESPORTO E INCLUSÃO: reflexões sobre formação profissional, acessibilidade e comunidades surdas - 65
  • ESPIRITUALIDADE E SUBÚRBIO: samba e futebol - 85
  • COLETAR DADOS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO FÍSICA, A ATIVIDADE FÍSICA E O ESPORTE NO CONTEXTO DO PROJETO DE EXTENSÃO TRANSFORMAÇÃO - 107
  • PRÁTICAS ESPORTIVAS: discutindo acessibilidade e inclusão - 117
  • IMPACTOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NO RETORNO À PRESENCIALIDADE: desafios em transformação - 137
  • ANARQUISMO, EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOGOS COOPERATIVOS: aproximações para uma sociedade em transformação - 155
  • ÍNDICE REMISSIVO - 167
  • SOBRE OS AUTORES - 171
Andréa Martello
Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Doutorado e pós-doutorado em Teoria Psicanalítica – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Psicanálise, Educação e Laço Social, LAPSE – Universidade Federal Fluminense, UFF.

Etiene Abreu
Professora do Departamento de Didática (UNIRIO). Professora da rede municipal de Duque de Caxias/RJ. Graduação em Pedagogia (UERJ). Especialização em Libras e Educação Especial (FCV). Mestrado em Educação (UNIRIO). Doutoranda em Estudos da Linguagem (UFF). Pesquisas e atuação com foco em Língua Brasileira de Sinais, Educação, Inclusão/Acessibilidade e Políticas Linguísticas.

Jane Santos da Silva
Graduada em História e Ciências Sociais. Mestra e doutora em Política Social. Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), do Departamento de Fundamentos da Educação. Atua no Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIRIO – ProHistória. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e História da Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e do Laboratório de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação (LAFHFIL). Também está coordenadora da Pós-Graduação lato sensu em Questões Históricas e Filosóficas da Educação. 

Jaqueline Santos Barradas
Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ – 2015). Mestra em Administração (IBMEC-RJ – 2008). Graduada em Biblioteconomia (UNIRIO – 1988). Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), no Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UNIRIO. Líder do grupo de pesquisa Estudos em Organização e Gestão Estratégica de Bibliotecas, da Informação e do Conhecimento (GEORGEA). Tutora do PET – Biblioteconomia UNIRIO (2023-2025).

José Damiro de Moraes
Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e da Pós-Graduação lato sensu em Questões Históricas e Filosóficas da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e História da Educação (GEP FHE). Membro do Laboratório de Fundamentos Histórico-Filosófico da Educação (LAFHFIL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: anarquismo, educação libertária, Capoeira Angola.

Marco Aurélio Corrêa Martins
Professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO nas áreas de História e de Filosofia da Educação. Pesquisa História da Instrução pública e particular (católica) do estado do Rio de Janeiro, dedica-se, na filosofia, ao tema Educação e espiritualidade. Licenciado em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, licenciado e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui especialização em Ciências da Religião, mestrado e doutorado em Educação, todos pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Simone Borges Paiva Okuzono
Doutora e Mestra em Ciência da Informação (ECA/USP; FFC/ UNESP). Graduada em Biblioteconomia (FFC/UNESP). Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), no Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UNIRIO.

Tiago Batista
Doutorando do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense-UFF, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica: Ensino de Língua Portuguesa, Pela UFRJ (2011) e Graduação em Letras – Língua Portuguesa/ Literatura (2006). Atualmente é professor do depto. de Didática da UNIRIO e professor de Língua Portuguesa – SEEDUCRJ, com atuação no CASRJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, tradução/interpretação, Educação, Surdez.

Ana Paola da Silva Salgado Araujo
Mestra em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) (2023) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2022). Especialista em Gestão Eletrônica de Documentos pela Universidade Augusto Motta (Unisuam) (2011 – 2012) e Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2006 – 2010). Atuação como bibliotecária da Petróleo Brasileiro S.A através da empresa Documentar Tecnologia e Informação (2011 – 2014) no setor de aquisição de publicações e no serviço de referência. Atuação na função bibliotecária do Exército Brasileiro como Oficial Técnico Temporário de Biblioteconomia (2014 – 2022). Atualmente, bibliotecária do Centro de Educação e Humanidades na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ).

Beatriz de Sousa
Acadêmica de enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atualmente cursando um programa de mobilidade acadêmica – REARI-Utrecht na Universidade de Bergen, na Noruega.

Fábio Gomes da Silva
Bacharel em Biblioteconomia pela UNIRIO Estudante de mestrado Profissional em Biblioteconomia no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa em Organização do Conhecimento para Representação da Informação (GP-OCRI) e Pesquisa sobre Organização do Conhecimento de Culturas Periféricas com foco na Classificação da Cultura Muçulmana em Esquemas de Classificação Bibliográfica.

Fabiola Santos Luna Chagas Costa
Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Participa do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (GPMC) como estudante relacionado a linha racismo e antirracismo: infância, juventude, gênero e classe desde 2020 e do do Grupo de Estudos Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos (UERJ). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ (2023). Especialista em Questões Históricas e Filosóficas da Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2023).

Fernanda Kelly do Espírito Santo Silva
Mestranda em História do PPGH-UNIRIO, na linha de Poder, Cultura e Representações. Além disso, é Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi Pesquisadora discente extensionista de Pós-Graduação do Projeto TransformAÇÃO, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO (PROEXC-UNIRIO). Atua ainda como chefe de seção de Comunicação da ORÉ – Revista Discente de Estudos Históricos da UNIRIO, tendo sido anteriormente, editora associada do seu conselho editorial.

Hedinene Silva da Costa
Pesquisadora no Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAPEAR/UNIRIO), mestranda no Programa Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO), possui pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (ENSP-FIOCRUZ), Bacharel em Turismo (UNIGAMA).

Hugo dos Santos Silva
Licenciando de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Jaciany Ferreira Honório
Graduanda de pedagogia na Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Íntegra o grupo de estudos e pesquisa em Filosofia e História da educação: perspectivas do século XX. Participou do projeto de ensino História das Instituições Escolares: acolhimento dos calouros. Atualmente participa do projeto de ensino Pensamento Educacional Brasileiro: Pensando a Educação Brasileira através do diálogo com os signatários da educação.

Jussara Duarte Soares Dias
Doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduada em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui curso técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Artes de Ouro Preto. Participou do curso de curta duração intitulado Gestão do Patrimônio Cultural e Especialização Inteligente pela Universidade de Évora/Portugal.

Laryssa Moulin Oliveira
Licencianda de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui experiência acadêmica em estudos dos pensamentos educacionais brasileiros e movimentos sociais, com ênfase em Teorias da Instrução.

Lauro Tomaz
Estudante de Licenciatura em Biblioteconomia pela UNIRIO. Durante sua jornada acadêmica fez parte de projetos que traçaram um panorama histórico nacional através do esporte, como Visões do Rio de Janeiro em revistas estrangeiras e Estádios Públicos construídos na Ditadura Militar. Recentemente, contribuiu para publicações que refletem a espiritualidade dentro do esporte e outras manifestações culturais no projeto TransformAção.

Luciana Lemos Esteves

Discente de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Voluntária no Projeto TransformAção. Bolsista do Projeto Ecoar. Integrante do grupo de pesquisa GEORGEA. E-mail: lucianaesteves14@gmail.com

Marcia Lobo de Carvalho
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 2021.2. Anteriormente graduanda também em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, entre 2020 até 2021.1. Formação técnica em Formação de Professores. Extensionista em 2021 como discente bolsista pela Universidade do Estado de Minas Gerais no Projeto “Diálogos Interdisciplinares III: Universidade e Escola. Extensionista em 2022 como discente bolsista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Projeto Interinstitucional “Multi-Foco TransformAção.” Professora Adjunta no Colégio Mopi, RJ. Extensionista em 2023, como aluna bolsista da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Projeto Interinstitucional Qualifica RJ.

Nanci Simão da Rocha
Bibliotecária, discente do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); bolsista do Projeto TransformAção. Integrante do grupo de pesquisa GEORGEA. E-mail: nancisrocha@gmail.com

Patrick do Amaral Pacheco
Licenciando de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui experiência acadêmica em estudos da História da Educação, focados no contexto do Brasil Império, e em estudos sobre a psicomotricidade no período escolar.

Pedro Henrique Cardozo Ansuatigui
Discente em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atualmente, atua como auxiliar pedagógico no ensino fundamental I. Interessa-se por Sociologia, Educação, Filosofia e Espiritualidade.

Raquel Dias Bastos
Graduanda em Licenciatura de História pela PUC-Rio desde 2019 e em Pedagogia pela UNIRIO desde 2021. Pesquisa sobre o ensino de História e sobre Educação Inclusiva no Brasil.

Renata Evelyn Moraes de Souza
Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Experiência na área de educação infantil e arte e educação.

Silvana Araújo Rufino
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi bolsista de Iniciação Científica da UNIRIO e participou do Grupo de Pesquisa em Filosofia e História da Educação (GPE FHE) e participa do grupo de pesquisa GEHER-Rio (Grupo de Estudos História da Educação e Religião). Atuou como mediadora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente cursa Letras-Português/Inglês e atua como auxiliar de turma.

Silvia Prata
Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui experiência acadêmica em memória social. Possui um nível técnico na área da Saúde.

Vanessa Batista da Silva
Bolsista de Programa de Capacitação Institucional do CNPq – Nível DC no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB) com o projeto ‘O Dataverse no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas’. Bacharel e Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2022), Bacharel em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (2006).

Vitória Regina Dias Lima
Discente de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista do Projeto TransformAção. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação: Perspectivas do século XX. E-m