Capa do livro: PROTOCOLOS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

PROTOCOLOS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores: Rauli, Patricia Maria Forte – Garbelini, Maria Cecilia Da Lozzo – Sanches, Leide da Conceição (Orgs.)

A obra apresentada sobre protocolos e práticas de inclusão no Ensino Superior é continuidade do volume anterior que apresentou proposições, as quais emergiram de pesquisas que revelaram o esforço e a criatividade para promover cada vez mais a autonomia das pessoas em contexto de inclusão. A educação para a cidadania foi o elemento condutor da construção dos protocolos de inclusão apresentados, frutos da movimentação de estudantes de graduação, mestrandos e docentes do Programa de Ensino em Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, que gerou esta obra. Nas práticas inclusivas, as atitudes são premissas indissociáveis do processo educativo emancipador. Isto significa que todos os estudantes que adentram no Ensino Superior devem se sentir parte da comunidade acadêmica e ter plenas condições de concluir seu curso. A presente obra tem como objetivo compartilhar com a comunidade reflexões, experiências e protocolos, construídos e em constante processo de mudança, que têm como pano de fundo a temática da inclusão no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, em uma perspectiva solidária e emancipatória.

Impresso
de R$ 66,30 por
R$ 51,00
Digital
de R$ 59,00 por
R$ 38,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5034-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5031-4
DOI: 10.24824/978652515034.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • PLANO DE GARANTIA DE ACESSIBILIDADE DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE - 13
  • DEMANDAS DA VIDA UNIVERSITÁRIA: inclusão dos estudantes com altas habilidades/superdotação - 39
  • CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO: estudantes com deficiência física e/ou mobilidade reduzida no Ensino Superior - 59
  • DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO PARA O ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR - 81
  • DESAFIOS DA INCLUSÃO: a invisibilidade das pessoas com transtornos do espectro autista no Ensino Superior - 101
  • TRANSTORNOS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - 127
  • TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM - 139
  • DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO PARA O ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - 151
  • ÍNDICE REMISSIVO - 163
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS E AUTORES - 167
ORGANIZADORAS

PATRICIA MARIA FORTE RAULI

Graduada em Psicologia pela UFPR. Mestra em Educação pela PUCPR. Doutora em Educação pela PUCPR. Embaixadora da Paz pela ODAEE. Diretora Geral das FPP. Presidente do colegiado do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das FPP.

MARIA CECILIA DA LOZZO GARBELINI

Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR. Mestra em Biologia Celular e Molecular pela UFPR e Doutora em Ciências pela USP. Professora titular das FPP. Orientadora no programa de mestrado Ensino nas Ciências da Saúde das FPP.

LEIDE DA CONCEIÇÃO SANCHES

Graduada em Ciências Sociais e em Direito pela PUCPR. Mestra e doutora em Sociologia pela UFPR. Professora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde nas FPP. Professora visitante do ISFIT em Timor Leste.

AUTORES

AMARILIS CAVALCANTI DA ROCHA

Graduada em Psicologia pela PUCPR. Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas FPP. Atualmente é docente no curso de psicologia das FPP e membro do Núcleo de Apoio Didático Psicossocial, Inclusão e Acessibilidade (NADIA).

BRUNA VEIGA

Graduada em Terapia Ocupacional pela UFPR. Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas FPP. Experiência profissional nas áreas de saúde mental, educação especial e desenvolvimento infantil. Terapeuta ocupacional no Sensory – Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil, Curitiba/PR.

CLAUDIA PAOLA CARRASCO AGUILAR

Graduada em Medicina pela UFPR. Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas FPP. Professora do curso de Medicina nas FPP. Presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas e Secretária Geral do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná.

DENISE RIBAS JAMUS

Graduada em Psicologia pela UFPR. Mestra em Medicina Interna e Ciências da Saúde-HC UFPR. Especialista em Neuropsicologia pela FMUSP. Curso avançado em Reabilitação Neuropsicológica pela FMUSP. Professora do curso de Psicologia das FPP.

GABRIELA EYNG POSSOLI

Graduada em Pedagogia e Bacharel em Análise de Sistemas pela PUCPR. Mestra em Tecnologia pela UTFPR. Doutora em Educação pela UFPR.

GERSON DE SOUZA MÓL

Graduado em Química pela UFV, Mestre em Química Analítica pela UFMG e Doutor em Química pela UnB, com pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Portugal. Professor do Instituto de Química da UnB. Orienta nos programas de pós-graduação em Ensino de Ciência e em Educação em Ciências da UnB.

GLAUCE THAIS BEZERRA SOUZA BARROS

Graduada em Psicologia. Mestra em Ensino nas Ciências da Saúde pelas FPP. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Gestalt-Terapia, no Instituto de Gestalt-Terapia de Brasília – IGTB, em Brasília, DF. Especialista em Gestão de Pessoas, na Faculdade UNEB, em Brasília, DF.

MARIA ROSA MACHADO PRADO

Graduada em Farmácia Bioquímica e Indústria pela PUCPR. Mestra em Tecnologia de Alimentos e Doutora em Processos biotecnológicos pela UFPR. Professora no programa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das FPP na área de inclusão e desenvolvimento de instrumentos avaliativos.