Capa do livro: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E NA COMUNICAÇÃO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E NA COMUNICAÇÃO

Autores: Magalhães, Suzana - Xavier, Márcio - Miracelly, Karenine - Novikoff, Cristina (Orgs.)

Neste número da Série Humanis, foi explorado um tema novo, que demanda estudos aprofundados: a Inteligência Artificial.
A aplicação prática da Inteligência Artificial no cotidiano está relacionada a diversos elementos, como governança, soberania nacional, políticas públicas, ética, transparência dos dados, segurança, letramentos digitais, entre outros. Dessa forma, faz-se necessário um debate interdisciplinar para o Ensino e a Comunicação, proposta desse volume do Livro Humanis. Os quinze artigos aqui reunidos enfocaram temas relevantes, tais como: impacto da IA no ambiente militar e no sistema de avaliação do DECEx; a utilização da ferramenta de Inteligência Artificial Generativa (IAG), para construir a identidade visual de evento científico.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5337-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-5333-9
DOI: 10.24824/978652515337.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS PROCESSOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: utilização e percepção dos docentes - 21
  • A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MILITAR SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO - 39
  • O APLICATIVO TFM E SAÚDE: reflexões interdisciplinares sobre uma ferramenta digital voltada para a capacitação física - 57
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO DISPOSITIVO MIDIÁTICO: oportunidades, impactos e desafios - 71
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À ANÁLISE DE CONFLITO DE IDEIAS EM REDES SOCIAIS - 85
  • ATEKEEPING, GATEWATCHING E O FILTRO DOS ALGORITMOS: uma revisão conceitual na seleção dos conteúdos - 101
  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO ASSISTENTE DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: um estudo exploratório das potencialidades e limitações de um evento pensado da IA pela IA - 109
  • DO PASSADO DA FORMAÇÃO MILITAR À ERA DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA PERMANENTE: sobre história, tecnologias disruptivas e soberania nacional - 135
  • O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO AMBIENTE MILITAR E NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ENSINO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO (DECEX) - 163
  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O LUGAR DA CONSCIÊNCIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL - 183
  • ANÁLISE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DENTRO DOS PERIÓDICOS DA CAPES EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 199
  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O PENSAMENTO COMPLEXO: encaminhamentos para o ensino - 219
  • A MÁQUINA E A QUALIDADE: Inteligência Artificial, tecnicismo e o processo de modernização do Exército - 233
  • COMPETÊNCIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: novos desafios no processo de ensino e aprendizagem a distância - 249
  • ÍNDICE REMISSIVO - 267
SUZANA MAGALHÃES

Pós-Doutora em História Política e Bens Culturais com foco nas Instituições Militares (FGV/RJ). Doutora em Letras (Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle). Mestra em Educação (UFC). Graduada em Pedagogia (UFC) e Letras (UNIRIO). Especialista em Gestão de Ensino a Distância (UFF). Atualmente é chefe da Seção de Pós-Graduação do CEP/DC.
 
MÁRCIO VIEIRA XAVIER

Mestre em Humanidades Ciências Militares (CEP/FDC). Especialista: Neuroeducação (UNINTER). Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC). Administração de Empresa (FGV/SP). Ciências Militares (EsAO). Bacharel em Ciências Militares (AMAN). Participa do grupo de Pesquisa no CEP/FDC “Neuro Mil da formação ao combate” desde 2022. Atualmente coordena o Curso de Psicopedagogia Escolar no CEP/FDC.

KARENINE MIRACELLY

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Comunicação Midiática pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC).

CRISTINA NOVIKOFF

Doutorado em Psicologia da Educação (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares e Humanidades do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC). Líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores (LAGERES/CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa NeuroMil: da formação ao combate (CDESM).


ADRIANA DOMINGUES GARCIA

Oficial Técnico Temporária (OTT) do Exército Brasileiro, na especialidade Comunicação Social – Jornalismo, servindo no Comando da 3ª Divisão de Exército, em Santa Maria/RS. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo/RS. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS.

ALINE TITO BARBOSA SILVA

Graduada em Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Pós-Graduada em Geriatria pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas (IBCMED). Médica Cardiologista do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx).

ALVARO ANDRESON DE AMORIM

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB). Pesquisador do IPCFEx.

ANDREI NOVIKOFF MITHIDIERI

Graduado em Engenharia de Produção pelo centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA. Técnico do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores (LAGERES/CNPq).

ANDREZA DA SILVA BALBINO

Graduada em Tecnologia da Radiologia pela Universidade Iguaçu (UNIG) e em Pedagogia pela faculdade UNYLEYA. Especialista em Anatomia Funcional pela Faculdade UNYLEYA. Especialista em Docência do Ensino Superior pela AVM faculdade integrada e Especialista em Docência na Educação Profissional de Nível Técnico. Auxiliar da Seção de Saúde e Qualidade de Vida.

ÂNGELA CRISTINA RODRIGUES DE CASTRO    

Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Estudos e Análise do Discurso pelo Curso Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

BYANCA PORTO DE LIMA

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestra em Engenharia de Produção com ênfase em Qualidade e Produtividade pela Universidade de Taubaté (2010). Professora do Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA.

CARLOS ALBERTO SCHETTINI PINTO

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas no CEFET-RJ. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pelo CEFET –RJ. Mestre em Operações Militares pela EsAO-RJ. Bacharel em Administração pela UFRuRJ. Bacharel em Ciências Militares. Assessor da Seção de Pós-Graduação do CEP/FDC.

DÉBORA DURAN

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou diversas especializações, além de estágio pós-doutoral na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). É docente do quadro do magistério superior do Exército Brasileiro (Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – CEP/FDC), atua como assessora pedagógica na Assessoria de Liderança e Valores Militares do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), na qual é editora dos Cadernos de Liderança Militar e, recentemente, passou a integrar a Chefia de Educação e Cultura (CHEC) do Ministério da Defesa.

EDSON RAMON LIMA PEREIRA DOS SANTOS

Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB). Especialista em Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC). Especialista em Ciências Militares (ESAO) e Bacharel em Ciências Militares (AMAN). Chefe da Seção Psicopedagógica do Colégio Militar da Vila Militar.

EDUARDA MUNDY TORRERO

Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou de projetos de iniciação científica e extensão sobre adoção de ferramentas da qualidade em Serviço de Alimentação e Nutrição no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como monitora da disciplina de Microbiologia dos Alimentos para o curso de bacharelado em Nutrição. Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde.

EDUARDO RIZZATTI SALOMÃO

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória. Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). É membro do Corpo Docente do Instituto Militar de Engenharia (IME). Major do Exército Brasileiro, integra a carreira do magistério do Quadro Complementar de Oficiais (QCO).

FÁBIO FACCHINETTI FREIRE

Coronel da reserva do Exército (Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, 1988). Mestre em Aplicações Militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO, 1996). Mestre em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, 2007). Doutor em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, 2015). Pós-Doutor em História (Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, 2022). Membro do grupo de pesquisa História Militar, política e fronteiras (2023). Como pesquisador, investiga o ensino militar dentro do Exército Brasileiro.

FELIPE JORGE GRANERO

Possui mestrado em avaliação pela Fundação CESGRANRIO, tendo especialização em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). É Bacharel em Ciências Militares (AMAN). Atualmente é Chefe da Seção Técnica de Ensino no CEP/FDC.

FILIPE SARAIVA DO NASCIMENTO

Tenente-Coronel do Exército Brasileiro (Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, 2002). Bacharel em Administração de Empresas (Universidade de Caxias do Sul – UCS, 2010). Pós-Graduado em Comunicação Social (Centro de Estudos de Pessoal – CEP/FDC, 2016). Pós-Graduado em Psicopedagogia Escolar (CEP/FDC, 2021). Mestre em Comunicação Social Militar (CEP/FDC, 2019).

GRACE SILVA

Graduada em Psicologia na Universidade Estácio de Sá. MBA em Gestão de Pessoas (Universidade Cândido Mendes). Pós-Graduanda em Neuropsicologia (CAESM). Psicóloga na Seção de Saúde e Qualidade do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército.

KETIA KELLEN ARAÚJO DA SILVA

Professora da Escola de Guerra Naval (EGN). Colaboradora na Universitat Oberta de Catalunya (UOC) no Máster Universitário en Educación y TIC e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Pós-Doutorado no PPGIE/UFRGS. Doutora em Informática na Educação – PPGIE/UFRGS, com período sanduíche na Universitat Oberta de Cataluña (UOC). Mestra em Educação PPGEDU/UFRGS. Graduada em Pedagogia (UFRGS). Participa como pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital aplicado a Educação. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT).

LAISE LOURDES PEREIRA TAVARES DE SOUZA

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – NOVAFAPI (2009). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2010). Pós-Graduação lato sensu em Nutrição Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão – IBPEX (2012). Pós-Graduação lato sensu em Nutrição, Exercício Físico e Envelhecimento pela Faculdade de Ciências Médicas do Piauí – FACIME (2013). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição – PPGAN – UNIRIO. Atualmente é doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes/ NPqN.

LIGIA SILVA LEITE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado Em Educação – Temple University e Pós-Doutorado em Tecnologia Educacional – Universidade de Pittsburgh. Atualmente professora adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Mestrado Profissional em Avaliação, da Faculdade CESGRANRIO.

MARCELLO SILVA E SANTOS

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1984). Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Doutorado e pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003 e 2010, respectivamente). Professor do Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA.

MARCO ANTÔNIO MUNIZ LIPPERT

Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército, graduado em Psicologia pela Universidade Santa Ursula, pós-graduado em Musculação e Treinamento de Força, Treinamento Desportivo e Psicologia do Esporte. Mestre em Ciências do Desporto pela UNIVERSO. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Pesquisador Chefe da Seção de Saúde e Qualidade de Vida do IPCFEx.


PAULA FERNANDEZ FERREIRA

Graduada em Farmácia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Ciências Aplicadas ao Sistema Músculo Esquelético pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Chefe do Laboratório de Análises Clínicas do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército.


PRISCILA CASTRO

Mestra em Educação (UERJ). Especialista Administração, Supervisão e Orientação Educacional (UNIPLI). Graduação em Letras (Português/ Inglês) (Universidade Salgado de Oliveira). Graduação em Pedagogia (UniCV). Professora do departamento de LEM do Colégio Militar da Vila Militar.

RAQUEL TIMPONI PEREIRA RODRIGUES

Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Comunicação, pela linha Tecnologias da Comunicação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação PPGCom, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Doutora em Comunicação Social, linha Mídias e Mediações Socioculturais, pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação (ECO-Pós) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta das Especializações em Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoal (CEP/FDC), Exército Brasileiro.

RICARDO MARCIANO DOS SANTOS

Graduado em Pedagogia Administração Escolar pela UVA. Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Uninter. Especialista em Tecnologia Educacional pela UCAM. Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pela Unicid. MBA Big Data e Inteligência Competitiva pela Uniamérica. MBA em Segurança da Informação pela Uniamérica. Mestrado em Informática pela UFRJ. Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. Professor pela UNIG e FAETERJ-Rio. Pesquisador do LAMAE/UFRJ e da FIOCRUZ.

SABRINA CELESTINO

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora Adjunta e Pesquisadora do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx).

TATIANA DI BLASI

Pós-Doutora em Biofisica (UFRJ). Doutora em Ciências (Fiocruz). Mestra em Ciências (Fiocruz). Licenciada em Biologia (Universidade Estácio de Sá) e Bacharel em Biomedicina (Unirio). Professora de Biologia do Colégio Militar da Vila Militar.

TIGERNAQUE P. DE SANT’ANA JUNIOR

Mestre em Humanidades em Ciências Militares (CEP/FDC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC). Doutorando em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos da ECEME.

VINÍCIUS MARQUES DA SILVA FERREIRA

Graduado em Tecnologia da Informação pela UniverCidade. Licenciatura em Informática pela UCAM. Especialista em Gestão Tecnológica em Ambientes Educacionais pelo IST-Rio. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas com JAVA e PHP pela UNIBF. Especialista em Cybercrime e Cybersecurity: Prevenção e Investigação de Crimes Digitais pela UNIBF. Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. Professor pela Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador do LAMAE/UFRJ e LabFuzzy/UFRJ. Professor e Pesquisador colaborador da Escola Superior de Guerra (ESG).