Capa do livro: A DOCÊNCIA EM STEM:<BR> A sala de aula como o espaço do professor-pesquisador - Vol. ll

A DOCÊNCIA EM STEM:
A sala de aula como o espaço do professor-pesquisador - Vol. ll

Autores: Costa, Luciano Andreatta Carvalho da (Org.)

O livro apresenta mais um volume de experiências didáticas realizadas em diferentes instituições de ensino, em disciplinas na área de STEM - Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, como continuidade ao volume 1, publicado no ano de 2020. A ideia nasceu no âmbito da disciplina Noções Epistemológicas Iniciais, ministrada pelo organizador junto ao Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM na unidade em Guaíba da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. A ideia principal que dá sustentação a essa obra está no próprio título do livro: a sala de aula como espaço de pesquisa e laboratório do pesquisador. Este é o foco principal do já mencionado PPG da UERGS, cujo caráter é profissional, na medida em que prioriza, nos seus processos seletivos, o ingresso de professores em exercício na área de STEM, sendo que o seu projeto de dissertação deve ocorrer a partir de pesquisa realizada em sua sala de aula. Neste sentido, esta obra está dividida em sete capítulos, cujo conteúdo mais específico de cada um deles está descrito no prefácio. São tratados temas da Matemática, do Movimento Maker, da Química, da Eletricidade, da Física e da Química, todos eles pertencentes à área de STEM. A contribuição que se pretende dar é justamente a apresentação de alternativas ao trabalho docente do profissional que ministra as disciplinas e os temas propostos em cada um dos capítulos. Desta forma, é possível contribuir para a Educação em nosso Estado e em nosso país, de uma maneira direta e objetiva, tendo como foco o espaço onde, ao fim e ao cabo, as coisas acontecem: a sala de aula.

Impresso
de R$ 49,36 por
R$ 37,97
Digital
de R$ 36,90 por
R$ 28,48

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5651-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5650-7
DOI: 10.24824/978652515651.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • O MOVIMENTO STEM E A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS) - 15
  • O ENSINO APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO STEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: propostas pedagógicas - 29
  • A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA À CONSTRUÇÃO DA ATIVIDADE DE PROTOTIPAÇÃO DE CATAPULTAS MEDIEVAIS EM UM ESPAÇO MAKER - 57
  • ESCALAS TERMOMÉTRICAS E SUAS CONVERSÕES: um problema para além das salas de aula de 7º e 8º ano - 71
  • UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA DE COMPOSTOS SÓLIDOS - 97
  • CONCEITOS ELÉTRICOS INICIAIS ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO COMO PREPARAÇÃO PARA AULAS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NA GRADUAÇÃO - 113
  • POLINIZAÇÃO DE IDEIAS: uma proposta de atividades interdisciplinares na educação infantil - 133
  • ÍNDICE REMISSIVO - 147
  • SOBRE OS AUTORES - 149
LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA COSTA

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED – Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), sendo professor permanente do PPGSTEM e do PPGED, onde lidera a linha de pesquisa Direitos Humanos, Educação e Tecnologias. É também professor de Matemática da Fundação Liberato. Autor de artigos científicos, livros e capítulos de livros, e revisor de periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Ensino e Educação.

REGINA PEDROSO

Sanitarista, Especialista em Saúde Coletiva, ambas formações realizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui ainda Especialização em Gestão Pública realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Especialização em Informática em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestrado Acadêmico na Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde. Cursa Bacharelado em Administração de Sistemas e Serviços de Saúde na UERGS, atuando ainda como estagiária do PPGSTEM na mesma instituição.

ANA CÂNDIDA MARTINS ILHA

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Graduada em Química Industrial, Pós-Graduada em Engenharia de Produção, Tecnologia de celulose e papel, docência no ensino técnico e no ensino superior. Profissional da indústria de celulose e papel por 28 anos. Professora do curso técnico de celulose e papel por 10 anos.

ANELISE KOLOGESKI

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Professora da rede pública de Guaíba, RS, licenciada em Matemática. Especialista em Psicopedagogia, Tecnologias digitais aplicadas à educação e Supervisão escolar.

CHAMIS NÉDIA ABDUL KHALEK

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Coordenadora do Clube de Ciências da EEEM Santa Rosa. Mentora da Organização não governamental STEM Para Mina. Professora de Ciências da Natureza, Biologia e Química no ensino médio e fundamental. Participante do Grupo de pesquisa GPEEC/UFRGS. Especialização em Autismo e Deficiência Intelectual: Saberes e Práticas Educacionais Inclusivas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialização no Ensino de Biologia e Química pela Universidade de Minas Gerais (UMG). Licenciatura em Ciências da Natureza – Habilitação em Ciências de Nível Fundamental, e Biologia e Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Educação Magistério – com ênfase em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de Ciências dos níveis Fundamental e Médio. Professora de Ciências da Natureza, Biologia e Química na Rede estadual do Rio Grande do Sul. Atua como mentora voluntária para meninas que desejam seguir carreiras STEM.

CLÁUDIA DA ROSA

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Graduada em licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente integra o projeto Círculo da Prosperidade Natura, no qual desenvolve atividades voltadas para o ensino da Matemática financeira, e atua como professora de matemática dos 5º anos da rede de ensino privado de Porto Alegre.

EDUARDO LOPES SILVA

Mestrando do PPGSTEM-UERGS. Possui licenciatura em Ciências com Habilitação em Química, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Bacharel em Química Industrial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Bacharel em Direito pela Universidade La Salle, Especialista em Ensino de Química pela Universidade Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Tecnologias da Educação pela Universidade Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI); possui também MBA em Petróleo e Gás pela Universidade Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Atualmente é professor da Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, como professor de química, e na rede Municipal de Educação de Porto Alegre, exercendo o cargo de Professor de Ciências Naturais.

FELIPE DE CARVALHO CÉSAR

Mestrando do PPGSTEM-UERGS. Possui licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Licenciatura em Matemática pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (UNOPAR). Especialista em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez” pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo de Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); especializado em Supervisão Educacional; Docência no Ensino Superior; Educação a Distância: Gestão e Tutoria, todos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atualmente é professor da rede Municipal de Educação de Eldorado do Sul (SMEC), exercendo o cargo de Professor de Ciências Naturais.

FELIPE DE MORAES SERAFINI

Mestrando do PPGSTEM-UERGS. Formado em Engenharia de Telecomunicações pelo UNILASALLE. É especialista em Engenharia de Redes de Computadores pelo SENAI, especialista em Docência do Ensino Superior com Metodologia Ativas de Aprendizagem e especialista em Engenharia Elétrica com Habilitação em Docência no Ensino Superior. Atualmente atua como Professor docente de nível superior na UNIRITTER.

LOANDA ALVES TRIBOLI

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Professora da Rede Pública Estadual em Tapes, RS, atua como Coordenadora do Curso Normal, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Licenciada em Matemática e Pedagogia. Especialista em Visão Interdisciplinar em Educação, Neuropsicopedagogia, Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Atua em pesquisa sob a Formação de Professores do 1º ano do Ensino Fundamental para o Ensino das Operações Matemáticas com diferentes recursos digitais e não digitais. Escritora e produtora de livros de literatura infantil matemática. Contadora de histórias infantis, realiza pesquisas no campo do ensino e aprendizagem. Estuda idiomas: alemão, inglês e espanhol e realiza especialização em Alfabetização Matemática, Revisão de Textos, Metodologia do ensino da língua Espanhola e Leitura, literatura e contação de histórias.

MARISANDRA GORETI MENDES

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Professora efetiva da Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul, há 28 anos, atua no ensino fundamental e médio. Licenciada em Matemática, com especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física e Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação. Desenvolve projeto de pesquisa envolvendo a cultura maker através da geometria, na disciplina de matemática, com alunos do ensino fundamental II.

MARTA APARECIDA SERPA

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Licenciada em Matemática pela Uniasselvi; Pós-Graduada em Supervisão Educacional pela Uniasselvi; Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pela Anhanguera. Especialista em Educação da SMED Gravataí, RS, Professora da Rede Estadual de Educação (SEDUC/RS).

MAX AURÉLIO AZEVEDO VIANNA

Mestrando do PPGSTEM-UERGS. Professor de Física SEDUC/RS, Especialista em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Mundo do Trabalho pela UFPI, Licenciatura Plena em Física pelo UNILASSALE.

RAFAEL PEREIRA GONÇALVES

Mestrando do PPGSTEM-UERGS. Bacharel em Engenharia de Energia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Graduado em Automação Industrial pela mesma instituição, possui curso profissionalizante em Mecânica Industrial pelo SENAI, além de um curso técnico em Eletrônica também pelo SENAI. Atualmente, atua profissionalmente na área da automação industrial na indústria. Também trabalha no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI como instrutor de nível técnico, com ênfase em mecatrônica, eletrônica, robótica e automação. Sou o fundador da empresa RPG Eletroeletrônica e automação, na qual presto serviços de consultoria e soluções em automação e manutenção.

RITA DE CÁSSIA PEDROTTI LOPES SANTINI

Mestranda do PPGSTEM-UERGS. Formada em Ciências Naturais-Química pela UNIJUÍ. É especialista em Gestão Educacional com ênfase em Formação Continuada de Professores e Iniciação Científica pela UAB-UFSM. Atualmente atua como Professora de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Sapucaia do Sul/RS.

RODRIGO GUIMARÃES ARTEAGA

Mestrando do PPGSTEM-UERGS. Possui licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Metodista do Sul (IPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática para Educação Básica FAPA. Atualmente é professor da Rede Municipal de Educação de Alvorada e Viamão, exercendo o cargo de Professor de Matemática – Séries Finais.

ROGER PEREIRA

Mestrando do PPGSTEM-UERGS. Professor do Espaço Maker do Colégio Farroupilha. Especialista em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática. Engenheiro da Computação (UERGS).