Capa do livro: DO PÚBLICO “PÚBLICO” AO PÚBLICO “PRIVADO” NA EDUCAÇÃO

DO PÚBLICO “PÚBLICO” AO PÚBLICO “PRIVADO” NA EDUCAÇÃO

Autores: Vale, Cassio – Santos, Terezinha F. Andrade Monteira dos

A partir de diferentes realidades do Brasil as pesquisas demonstraram como o chamado público “privado” está presente na materialização de propostas educacionais por meio das plataformas, parcerias, transferências de recursos públicos para o setor privado, proposição de currículos que estimulam a formação de homens e mulheres alinhados majoritariamente aos valores do mercado. O sistema capitalista na sua essência é caracterizado por suas constantes mutações que o permitem se reinventar sob diferentes estampas para falsear realidades e assim dominar cada vez mais nações, culturas, pensamentos, definindo como deve ser a condução da vida em sociedade para manter o dinheiro concentrado nas mãos de poucos e assim o setor privado diz que faz investimento em nome da melhoria da educação porque sabe de forma sistematizada como ela é um negócio altamente lucrativo que ajuda a fortalecer seu poder em sociedade. Nesse sentido, pesquisas acadêmicas devem ser permanentemente desenvolvidas para se obter ferramentas científicas que possam ajudar o Estado a enfrentar em nível global as tentativas de privatização da educação e do conhecimento crítico.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5259-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5260-8
DOI: 10.24824/978652515259.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • APRESENTAÇÃO - 13
  • A REDE PLATAFORMA PARCEIROS PELA AMAZÔNIA (PPA) NO FOMENTO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA - 17
  • A EDUCAÇÃO NO CAPITALISMO DE PLATAFORMA - 31
  • O PROJETO “PARCEIRO DA ESCOLA” À LUZ DOS CONCEITOS DE FILANTROCAPITALISMO E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 51
  • SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO (SPE) NO BRASIL E O CASO DO ESTADO DO PARANÁ - 73
  • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE-MS: implicações para a relação entre o público e o privado na educação especial - 91
  • A ORGANIZAÇÃO DO SETOR PRIVADO NA CONDUÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO (NEM) NO PARÁ - 107
  • O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA FLUMINENSE FRENTE O EMPRESARIAMENTO - 125
  • FUNDO PÚBLICO NA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL NO BRASIL: financiamento estudantil e endividamento - 145
  • O ENDIVIDAMENTO ESTUDANTIL PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: estudo de caso da Estácio Participações S.A. no Pará - 165
  • ÍNDICE REMISSIVO - 183
  • SOBRE OS AUTORES - 185
CASSIO VALE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe) e desenvolve pesquisas sobre parcerias público-privadas na educação básica, negócios sociais na educação, Terceiro Setor e “Setor Dois e Meio”.

TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE  MONTEIRO DOS SANTOS

Doutora em Educação. Realizou estágio de Pós-Doutoramento em Administração de Sistemas Educativos na Universidade de Aveiro – Portugal (2006) e em Antropologia Social pela UniRio (2010). Docente titular aposentada da Universidade Federal do Pará e voluntária no Programa de Pós-graduação em    Educação (PPGED-UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de GestãoEscolar Democrática (Observe).