Capa do livro: EDUCAÇÃO & EDUCAÇÕES  UNIDADE NA MULTIPLICIDADE

EDUCAÇÃO & EDUCAÇÕES UNIDADE NA MULTIPLICIDADE

Autores: Andrade, Francisco Ari de – Martins, Ismênia Gurgel - de Sousa, Alba Patrícia Passos – Barbosa, Éden dos Santos (Org.)

A comunidade tem em mãos uma coletânea que contempla olhares sistemáticos sobre campos de saberes interdisciplinares no cenário educacional brasileiro. Numa prospecção aberta, os(as) autores(as) dialogam com diversas abordagens epistemológicas e percursos metodológicos resultantes de ações acadêmicas empreendidas no âmbito das Instituições de Ensino Superior.
As ações desenvolvidas fortalecem a graduação e promovem valores à cidadania e à consciência social. Cada capítulo apresenta inovação de pesquisa social integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), novas tecnologias digitais, cumprindo aquilo que é peculiar ao tripé do fazer universitário: ensino, pesquisa e extensão. Na complexidade do universo da educação superior do nosso país, esta coletânea contempla olhares sistematizados articulando a teoria e prática na graduação e pós-graduação. Aos organizadores da obra e à editora que a publica não cabem qualquer responsabilidade pelos expostos, opiniões e reflexões em cada capítulo. São de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5472-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5473-2
DOI: 10.24824/978652515472.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 310
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO EDUCAÇÃO E EDUCAÇÕES: unidade na diversidade no tear das vidas humanas e suas vozes plurais - 13
  • O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DA PANDEMIA: o estado da questão - 19
  • (RE)CONSTRUINDO OLHARES PARA A VIDAFORMAÇÃO - 31
  • A JUDICIALIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: a oferta de creche e pré-escola como obrigação do poder público - 43
  • PROGRAMA DE EXTENSÃO “DESENHANDO NO MUSEU”: perspectivas para a formação em desenho no museu de arte da UFC (MAUC) - 55
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: um paralelo entre a Lei nº 5692/71 e a lei de diretrizes e bases da educação nacional - 69
  • O CINEMA NÃO TEM FRONTEIRAS NEM LIMITES: emancipação docente, saberes ludo-sensíveis e a sétima arte - 81
  • É DE AXÉ E DE SARAVÁ: presença afro-religiosa no acervo fonográfico do arquivo Nirez - 95
  • O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PID/UFC E A FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO - 109
  • RIZOMA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: um diálogo entre Gilles Deleuze e Edgar Morin - 123
  • PRÁTICAS DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 135
  • NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS SOBRE CABELO: de nega do cabelo duro ao crespo de rainha - 147
  • A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DO AUTISMO - 161
  • DIÁLOGO ENTRE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM PAULO FREIRE- 171
  • UNIVERSIDADE DE FORTALEZA: 50 anos do curso de Educação Física - 187
  • EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO - 201
  • FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: um olhar sobre os documentos norteadores - 211
  • EDUCAÇÃO TUTORIAL: o conceito de uma faceta educativa - 223
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: avanços e desafios da educação inclusiva na Universidade Federal do Ceará - 235
  • CONHECIMENTO NUTRICIONAL DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM UMA ACADEMIA DE FORTALEZA - 249
  • UM OLHAR SOBRE A VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: esboço de um delineamento histórico - 263
  • O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: a percepção dos professores da rede municipal de ensino de Mossoró, RN - 277
  • MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: reflexões sobre a experiência da Rede Maloka na cidade de Maracanaú, CE - 291
  • ÍNDICE REMISSIVO - 305
FRANCISCO ARI DE ANDRADE

Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará.

ISMÊNIA GURGEL MARTINS

Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Ceará-UFC.

ALBA PATRICIA PASSOS DE SOUSA

Professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestrado em Educação Brasileira pelo PPGE-UFC. Doutoranda em Educação pela UNICAMP.

ÉDEN DOS SANTOS BARBOSA

Fotógrafo / Servidor Técnico Administrativo da Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).