Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5472-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5473-2
DOI: 10.24824/978652515472.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 310
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 11
- PREFÁCIO EDUCAÇÃO E EDUCAÇÕES: unidade na diversidade no tear das vidas humanas e suas vozes plurais - 13
- O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DA PANDEMIA: o estado da questão - 19
- (RE)CONSTRUINDO OLHARES PARA A VIDAFORMAÇÃO - 31
- A JUDICIALIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: a oferta de creche e pré-escola como obrigação do poder público - 43
- PROGRAMA DE EXTENSÃO “DESENHANDO NO MUSEU”: perspectivas para a formação em desenho no museu de arte da UFC (MAUC) - 55
- A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA: um paralelo entre a Lei nº 5692/71 e a lei de diretrizes e bases da educação nacional - 69
- O CINEMA NÃO TEM FRONTEIRAS NEM LIMITES: emancipação docente, saberes ludo-sensíveis e a sétima arte - 81
- É DE AXÉ E DE SARAVÁ: presença afro-religiosa no acervo fonográfico do arquivo Nirez - 95
- O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PID/UFC E A FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO - 109
- RIZOMA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: um diálogo entre Gilles Deleuze e Edgar Morin - 123
- PRÁTICAS DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 135
- NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS SOBRE CABELO: de nega do cabelo duro ao crespo de rainha - 147
- A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DO AUTISMO - 161
- DIÁLOGO ENTRE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM PAULO FREIRE- 171
- UNIVERSIDADE DE FORTALEZA: 50 anos do curso de Educação Física - 187
- EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO - 201
- FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: um olhar sobre os documentos norteadores - 211
- EDUCAÇÃO TUTORIAL: o conceito de uma faceta educativa - 223
- POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: avanços e desafios da educação inclusiva na Universidade Federal do Ceará - 235
- CONHECIMENTO NUTRICIONAL DOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM UMA ACADEMIA DE FORTALEZA - 249
- UM OLHAR SOBRE A VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: esboço de um delineamento histórico - 263
- O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: a percepção dos professores da rede municipal de ensino de Mossoró, RN - 277
- MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: reflexões sobre a experiência da Rede Maloka na cidade de Maracanaú, CE - 291
- ÍNDICE REMISSIVO - 305
FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará.
ISMÊNIA GURGEL MARTINS
Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Ceará-UFC.
ALBA PATRICIA PASSOS DE SOUSA
Professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestrado em Educação Brasileira pelo PPGE-UFC. Doutoranda em Educação pela UNICAMP.
ÉDEN DOS SANTOS BARBOSA
Fotógrafo / Servidor Técnico Administrativo da Universidade Federal do Ceará. Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).