Capa do livro: EDUCAÇÃO DO CAMPO: <br>Vivência e práticas nos territórios do Bailique, carvão e Macacoari

EDUCAÇÃO DO CAMPO:
Vivência e práticas nos territórios do Bailique, carvão e Macacoari

Autores: Brito, Angela do Céu Ubaiara

Historicamente, os povos do campo, das águas e das florestas realizam alianças para lutarem e garantirem seus direitos. Aqui, uma dessas alianças é documentada, realizada entre as Associações das Escolas Famílias (EFAS) do Carvão, Macacoari e Bailique e a Universidade do Estado do Amapá, que cria o Curso de Especialização em Educação do Campo a partir da demanda pela formação continuada dos educadores das EFAS. A coletânea de trabalhos apresentada está dividida em três partes: a primeira sobre o processo educativo na Educação do Campo, a segunda aborda os saberes, histórias e identidades do campo e a terceira discorre sobre a sustentabilidade e o empreendedorismo no campo. São 15 capítulos que documentam, alguns pela primeira vez, aspectos da Educação do Campo que envolvem as EFAS, acima citadas, do Amapá. São 15 histórias que expõem as relações dos sujeitos educadores com as EFAS e com os territórios de abrangência das EFAS. São 15 especialistas em Educação do Campo que compartilham conosco a luta por uma Educação do Campo de qualidade, justa e acessível. Esperamos que o leitor possa acompanhar e apreciar a jornada plural, complexa e rica, que cada educador/pesquisador, com sua sabedoria e generosidade, divide conosco.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4983-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4984-4
DOI: 10.24824/978652514983.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 15
  • MEMORIAL DO PROFESSOR JORGE DIAS: três décadas formando a juventude ribeirinha - 21
  • PLANO DE ESTUDO E METODOLOGIAS APLICADAS AOS ALUNOS DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO - 33
  • PROJETO MARÉ DAS LETRAS: a contação de história na formação de futuros leitores - 47
  • ANÁLISE DA METODOLOGIA E DOS PROCESSOS AVALIATIVOS NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO - 59
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: uma análise da Escola Família do Carvão, Mazagão-AP - 75
  • CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE AÇAÍ EM UM TRECHO DE VÁRZEA NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO – MAZAGÃO-AP – BRASIL - 93
  • PERCEPÇÕES SOCIOECONÔMICAS DAS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS DA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI, NA AMAZÔNIA-AP - 105
  • O PLANO DE ESTUDO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19 JUNTO À ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO: criatividade, contradições e contribuições - 117
  • NÚCLEOS DE CONEXÕES FORMATIVOS COMO ESTRATÉGIAS PARA FORTALECIMENTO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA ÁREA DE ATUAÇÃO DA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO – EFAC, MAZAGÃO-AP - 133
  • A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA FAMÍLIA: história e desafios para implementação da EFA do Bailique-AP - 151
  • CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS DE CULTURAS EXISTENTES NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO – EFAC – DISTRITO DO CARVÃO, MAZAGÃO-AP - 165
  • ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS COMUNIDADES - 175
  • HISTÓRIA, ORGANIZAÇÃO SOCIAL E PROTAGONISMO FEMININO: as extratoras de óleo de pracaxi do Limão do Curuá, Bailique-AP - 189
  • A EFETIVIDADE DO MODELO PEDAGÓGICO DA ALTERNÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO FAMILIAR - 201
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DESENVOLVIDA NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI - 217
  • ÍNDICE REMISSIVO - 225
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 229
ANGELA DO CÉU UBAIARA

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (2008). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade do Estado do Amapá. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/Unifap).

RAIMUNDA KELLY SILVA GOMES

Pró-Reitora de extensão da Universidade do Estado do Amapá. Docente do curso de licenciatura em Pedagogia, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (Gisae). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Coordenadora do NUTEX e possui experiência em pesquisas voltadas às questões socioambientais e educação do campo no estado do Amapá.

JANAINA FREITAS CALADO

Bióloga formada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em Ecologia também pela UFRN. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá e atuo junto ao colegiado de Ciências Naturais. Atua principalmente com educação ambiental em projetos de pesquisa e extensão no Amapá, junto ao Núcleo de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Pró-Reitoria de Extensão (Nutex) e ao Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (Gisae). Qualificada em técnicas de comunicação, educomunicação e divulgação científica, com especial destaque para a formação junto ao Canal Futura no Geração Futura Educadores e programa Florestabilidade. Possui experiência com ecologia marinha e trabalhou com etnoecologia e ictiologia. Coordenadora do eixo formativo do Nutex, do projeto de pesquisa/extensão: “Recifes da Amazônia: percepção ambiental e divulgação científica”. Busca ser alguém que mude o mundo, transformar vidas e ajudar na formação de pessoas que mudem o mundo.

CAROLINA SOBRAL PEREIRA

Possui graduação em Licenciatura em Educação no Campo: Agronomia/Biologia pela Universidade Federal do Amapá (2018). Especialização em pós-graduação latu sensu em Educação Especial e inclusiva pela Faculdade de Teologias e Ciências Humanas (2020) e curso-tecnico-profissionalizante em Educação profissional técnico em agroextrativismo, recursos produtos florel pela Escola Família Agrícola do Carvão (2006).

CRISTIANE LIMA DE SOUSA

Pertence ao Núcleo de Educação Indígena do Estado do Amapá, com atuação na Educação Básica, etnias Apalai e Wayana (Parque do Tumucumaque). Tem experiência na Educação do Campo (Pedagogia da Alternância).

DANILO FABRICIANO DA SILVA

Licenciado em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Teve participação no Projeto de Extensão Juventude da floresta: visões, canções e modo de vida de uma Amazônia extrativista. Gestor e monitor da Escola Família Agroextrativista do Carvão.

DENILSON SILVA DA CONCEIÇÃO

Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC: Ciências Agrárias e Biologia pela Universidade Federal do Amapá – Unifap. Além disso, possui pós-graduação latu sensu em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Amapá – UEAP e curso profissionalizante de nível técnico em Agropecuária. Com essas formações, possui conhecimentos nas áreas de agronomia, biologia e educação do campo, permitindo-lhe desenvolver habilidades e competências para atuar em diferentes áreas, como agricultura, pecuária, meio ambiente, pesquisa científica e educação. Com uma trajetória acadêmica e profissional consolidada, tem se destacado no mercado de trabalho pela sua capacidade de liderança, comunicação e resolução de problemas.

FERNANDO GALVÃO RABELO

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (1991). Mestrado em Ciências Florestais pela mesma Universidade (2000). Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia Rede Bionorte. Linha de Pesquisa: Conhecimento da biodiversidade. Atualmente exerce a função de professor adjunto na Universidade do Estado do Amapá. Tem experiência na área de Recursos Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: Silvicultura Tropical, Fitossociologia, Inventário, SAFs e Incêndios Florestais.

JANILSON MORAIS DE LEÃO

Atualmente é graduado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: atuando em Ciências Agrarias e Biologia, pela Universidade federal do Amapá – Unifap, com planos de trabalhos executados em projetos de Iniciação científica no período de 2017/2018; 2018/2019; 2019/2020 pela modalidade de bolsa (PIBIC) na mesma instituição de ensino. Presta serviço na Escola família Agroextrativista do Carvão (EFAC), como professor atuante em extensão rural.

JENILSON PALHETA PEREIRA

Possui graduação em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Paulista (2018). Atualmente é professor da Escola Maria José Campelo da Silva.

JORGE DIAS

Licenciado pleno em Matemática, pela Universidade Federal do Amapá. Professor cofundador da Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC). Atua como extensionista e na monitoria da EFAC. Possui experiência na Educação do Campo (Pedagogia da Alternância).

JOZIEL ARANHA DA SILVA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2005). Atualmente é professor do Governo do Estado do Amapá e professor da Secretária Estadual de Educação – SEED. Tem experiência na área de Educação.

KÁTIA PAULINO DOS SANTOS

Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. É Reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), referente ao quadriênio 2022-2026. Foi Reitora da UEAP no quadriênio 2018-2022. Professora vinculada ao Colegiado de Pedagogia da UEAP, atuando nas Disciplinas Educação, Diversidade e Interculturalidade; Sociedade, Trabalho e Educação; Educação e Relações Étnico-Raciais. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão – GEPPEG/UEAP. É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Políticas Públicas, da Universidade Estadual do Ceará (MPPP/UECE), atuando como orientadora nos cursos de mestrado e doutorado do Programa.

LAIS MIRANDA FEIO

Formada em Medicina Veterinária (2019) pela Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana. Tem experiência em Virologia Animal e cultivo celular. Atualmente atua na equipe técnico/pedagógica da Escola Família Agroextrativista do Carvão.

LEUCI BORGES CORREIA

Técnica formada pela Escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC/ (AP), no Curso Técnico de Educação Profissional em Agroextrativismo, Recursos e Produtos Florestais de Nível Médio (2013) e Curso Técnico de Educação Profissional em Floresta de Nível Médio (2017), formada no Curso de Libras para a Comunidade – Nível I, II e III. Pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 2019). Formando em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia/Campus Mazagão – pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 2021). Experiência profissional como secretária escolar desde 2014 na Escola Família do Carvão-Mz/AP e Manuseio de Informática Básica (Word, Excel – tabelas e gráficos, PowerPoint etc.).

LUCIETE PANTOJA MARQUES

Monitora/professora da Escola Família Agroextrativista do Carvão. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais.

LUIDIS PEREIRA

Possui graduação em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Paulista (2018). Atualmente é professora na escola Maria José Campelo da Silva.

MAIK ROBERTO BALACÓ SANTOS

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAPP/UNIFAP). Advogado. Professor de Direito na Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

MARCIO MOREIRA MONTEIRO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Unama – Universidade da Amazônia (1995). Graduado em Direito pela FAMA – Faculdade de Macapá (2011). Advogado OAB/AP nº 2059. Especialista em Psicopedagogia pela Facinter – Faculdade Internacional de Curitiba. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE – Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM – REAMEC. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amapá – UEAP, tendo ampla experiência em educação, principalmente na formação de professores da Educação Básica ao Ensino Superior, assim como, na elaboração de projetos com eixo em políticas públicas educacionais.

RAMON DE OLIVEIRA SANTANA

Doutor em Educação em Ciências – PPGEduC (UnB). Mestrado no Programa de Pós-Graduação de ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA/UFS (2013). Graduação em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Possui experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Ensino de Química. Coordenador do Laboratório Pedagógico de Química-UEAP. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Amapá. Nos últimos anos, desenvolve trabalhos que trazem como premissa a importância do pensamento em práticas pedagógicas transformadoras que contribuam com o diálogo de saberes e o pluralismo epistêmico. Linhas de pesquisa: Decolonialidade e o ensino de Ciências, Relações entre saberes Tradicionais e Ciência, Formação de professores e o ensino de Ciências, Inclusão e ensino de Ciências e Educação Intercultural. Membro do Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades – GP-DES/UNB. Professor voluntário na Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC).

ROBERTO CARLOS CORREIA DE SOUZA

Possui graduação em Educação no Campo – Física e Biologia, pela Universidade Federal do Amapá (2014). Atualmente é professor da Escola Família Agroextrativista do Carvão. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais.

TIAGO MARCOLINO DE SOUZA

Professor Adjunto V no curso de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amapá. Possui graduação em Física (2005). Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008). Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais (2012) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Atua como orientador de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-Bionorte) e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá. Possui experiência em temas principalmente relacionados às áreas de materiais não convencionais, compósitos, biocompósitos e aproveitamento de resíduos agroflorestais. Atualmente coordena o Núcleo de Engenharia de Materiais Sustensáveis – UEAP.

VALÉRIA SILVA DE MORAES NOVAIS

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017) e Pós-Doutoranda em Educação, enfase nas políticas educacionais para a educação de jovens e adultos na Universidade de Genebra (UNIGE). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Amapá, docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Líder do Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Gestão (GEPPEG). Tem experiência na área de Educação – ênfase na política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação Superior, Expansão da Educação Superior, Políticas para gestão escolar, Políticas educacionais para a EJA.

VILBE PEREIRA DE SOUSA

Graduado em Administração de Cidades pela Faculdade do Amapá (2006). Graduado em Ciências Sociais pela UNIFAP (2017). Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior pela UNIMETA. Pós-Graduado em Educação Profissional e Tecnológica. Instrutor credenciado na Área de Gestão e Negócios – Administração do SEBRAE/AP desde 2009, Instrutor Instrutor na Área de Gestão e Negócios – Administração do SENAC/AP de 2014/2016, Instrutor da Escola de Administração Pública/EAP na área de Desenvolvimento Técnico/Gerencial e Desenvolvimento Organizacional/Pessoal 2017/2019, Professor na Área de Administração do Pronatec/Mediotec, Instrutor na Área da Administração Pública e Privado da FUNAMA, Instrutor e consultor da empresa Mega Treinamentos e Capacitação, Consultor da empresa Estrela Company Ltda, professor voluntário de Sociologia e Filosofia na Escola Família Agroextrativista do Carvão – EFAC. Pós-Graduando em Educação Profissional e Tecnologia.

WALMIR SOBRAL PEREIRA

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Atualmente é professor de geografia do Estado do Amapá. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional.