Capa do livro: TEMAS DE FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E ENSINO: <br>Aportes teóricos e práticos

TEMAS DE FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E ENSINO:
Aportes teóricos e práticos

Autores: Lopes, Samuel Nobre – Filho, Adauto Lopes da Silva – Lopes, Fátima Maria Nobre – Silva, Maria Kélia da – Cruz, Jailson Tavares – Pinheiro, Victor Moita (orgs.)

O empenho para compreender o mundo na sua diversidade é uma jornada permanente e inacabada. Nosso desafio passa por captar as coisas em movimento, um universo que muda exponencialmente mais rápido do que a nossa capacidade de o desvelar. Porém, é exatamente nessa estranha necessidade de tentar decifrar a realidade, de pensar sobre quem somos, como fazemos, para onde vamos e como queremos chegar, que acabamos por gerar o movimento necessário para o desenvolvimento da humanidade mediado por um processo educativo. Tudo isso remete ao desenvolvimento das ciências, quer sejam exatas ou humanas e, dentre essas, destacamos aqui a Filosofia, a Educação e o Ensino como parte da sua processualidade formativa. Nesse sentido o livro TEMAS DE FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E ENSINO: APORTES TEÓRICOS E PRÁTICOS reúne uma diversidade de textos que são frutos de estudos e vivências de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nele é possível ter um recorte sobre as mais diversas questões que tiram a inércia da sociedade científica contemporânea: do paradoxo das ciências modernas à formação de novos marcos identitários; da semiformação à educação emancipatória; da barbárie à formação ética; da reprodução à democratização; da poesia ao pensamento reflexivo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5463-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5464-0
DOI: 10.24824/978652515463.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • CAPÍTULO I FILOSOFIA, TEORIA DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO - 23
  • CAPÍTULO II A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA: a necessidade de uma mediação ética - 37
  • CAPÍTULO III A QUESTÃO DA BARBÁRIE E A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO FILOSÓFICA - 49
  • CAPÍTULO IV A DIMENSÃO ÉTICA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO REVELADA NA AFETIVIDADE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COTIDIANAS COM O PROFESSORADO - 59
  • CAPÍTULO V DESENVOLVIMENTO MORAL NA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA KANTIANA - 69
  • CAPÍTULO VI A PERPETUAÇÃO DE IDEAIS ANTIDEMOCRÁTICOS NA CONTEMPORANEIDADE: uma análise com base no pensamento de Adorno e de Kant - 77
  • CAPÍTULO VII LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: contribuições para a continuidade do ser social - 87
  • CAPÍTULO VIII O CAMPO DA EDUCAÇÃO NO HORIZONTE DO TRABALHO DOCENTE NUM VIÉS DE ESTRANHAMENTO E EMANCIPAÇÃO: uma experiência de vida - 97
  • CAPÍTULO IX A EDUCAÇÃO FORMADORA E DEFORMADORA: os paradoxos de educar para a humanização na lógica societal vigente - 105
  • CAPÍTULO X ESCOLAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO CEARÁ: possibilidades de uma formação humana integral? - 117
  • CAPÍTULO XI A CONSTRUÇÃO DO MARCO SITUACIONAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: delineamentos para o resgate da razão crítica - 127
  • CAPÍTULO XII MEDIDA PROVISÓRIA 746: perspectivas, interesses e demandas escolares - 137
  • CAPÍTULO XIII A UAB COMO UM DOS ESPAÇOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: a contribuição do Assistente à Docência em um Polo de apoio presencial - 151
  • CAPÍTULO XIV A PRODUÇÃO DOS SUJEITOS LEGÍTIMOS DE DIREITOS PELO ESTADO: uma análise sob a ótica do dispositivo da sexualidade - 163
  • CAPÍTULO XV REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A CRIANÇAS ÓRFÃS DENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 1990 E A EXPERIÊNCIA DO LAR ANTÔNIO DE PÁDUA - 173
  • CAPÍTULO XVI O CONCEITO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA E A DESMISTIFICAÇÃO DE (IN)CAPACIDADE: uma contextura acerca da implicação do conceito de deficiência intelectual para inclusão na escola comum - 185
  • CAPÍTULO XVII A COZINHA AFRO-BRASILEIRA NOS CURSOS DE GASTRONOMIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: uma breve análise frente à Lei nº 10.639/2003 e a teoria crítico-reprodutivista - 197
  • CAPÍTULO XVIII A APRENIZAGEM BASEADA EM EQUIPES COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - 211
  • CAPÍTULO XIX O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL E A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA - 223
  • CAPÍTULO XX EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E GAMIFICAÇÃO: diálogos educacionais - 233
  • CAPÍTULO XXI O TEMPO DE BRINCAR NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - 243
  • CAPÍTULO XXII O JOGO NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - 255
  • CAPÍTULO XXIII ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: mapeamento em artigos, teses e dissertações brasileiras - 265
  • RESENHA DO ARTIGO “EDUCAÇÃO COMO ESCLARECIMENTO: potencial crítico-emancipatório” - 277
  • RESENHA DO TEXTO “AS DUAS FACES DO TRABALHO: constituição e negação do homem” - 281
  • POEMA – OS PRÉ-SOCRÁTICOS - 285
  • CORDEL – A TEORIA DO CONHECIMENTO - 287
  • ÍNDICE REMISSIVO - 289
SAMUEL NOBRE LOPES

Doutorando em Educação (UFC), Mestre em Educação (UECE), Graduado em Psicologia (UNIFOR). Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação. Bolsista CAPES.

ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO

Doutor em Educação (UFC), Mestre em Filosofia (UFPB), Graduado em Filosofia (FAFIFOR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação, ambos da UFC. Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.

FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES

Doutora em Educação (UFC), Mestre em Filosofia (UFPB), Graduado em Filosofia e em Serviço Social (UECE). Professora da UFC em Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e em Filosofia, ambos da UFC. Editora-Chefe da Revista Educação em Debate da UFC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

MARIA KÉLIA DA SILVA

Doutoranda em educação (UFC). Colaboradora da Revista Educação em Debate da UFC. Membro-Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS) e do Grupo Contexto e Educação. Bolsista FUNCAP.

JAILSON TAVARES CRUZ

Doutorando em Educação (UFC). Orientador de Célula de Gestão Administrativo-Financeira 9 – SEDUC/CE. Assistente à Docência Polo UAB Beberibe/CE. Membro-Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

VICTOR MOITA PINHEIRO

Doutor e Mestre em Educação (UFC). Licenciado em Física (UFC). Professor da SEDUC/CE. Colaborador da Revista Educação em Debate da UFC. Membro-Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana - GEPOS.