Capa do livro: EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO:<br> Abrangência e elementos normativos

EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL NO CONTEXTO BRASILEIRO:
Abrangência e elementos normativos

Autores: Fernandes-Sobrinho, Marcos

Neste livro, o contexto educacional brasileiro contemporâneo é contrastado com a importância do Direito à Educação no ordenamento jurídico brasileiro, com percepção e entendimento da dignidade da pessoa humana, consoantes ao mundo social.
Ao longo da história do Estado brasileiro, o Direito à Educação tem sido marcado por avanços significativos, porém, com desafios persistentes, desde a Constituição Imperial indo até à Constituição Republicana atual.
Esse Direito à Educação pressupõe atuação do Poder Público, reconhecidamente importante, ponderada sobre (e a partir) de Políticas Públicas Educacionais indutoras à formação cidadã para a paz e para o desenvolvimento humano sustentável.
Para além do compromisso ético-político estampado na trajetória do autor, esta obra se coloca como mais um importante aporte não só para os profissionais que atuam no Ensino e na Educação, mas para todos aqueles que tramam ações profissionais, sociais, culturais e políticas, tendo como horizonte nova tessitura e a aplicação de saberes, habilidades e competências rumo ao progresso coletivo e bem-estar da sociedade brasileira.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5237-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5231-8
DOI: 10.24824/978652515237.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 90
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • PRÓLOGO - 19
  • PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS - 23
  • DIREITOS HUMANOS E DIREITOS FUNDAMENTAIS - 33
  • CONSTITUIÇÕES E CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO, NO BRASIL - 49
  • CONSIDERAÇÕES E PERSPECTIVAS - 67
  • POSFÁCIO - 73
  • EPÍLOGO - 77
  • REFERÊNCIAS - 81
  • ÍNDICE REMISSIVO - 89
Dr. MARCOS FERNANDES-SOBRINHO

Marcos Fernandes-Sobrinho é pós-doutor em Direito Público pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade de Las Palmas de Gran  Canaria/Espanha, doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UnB, graduado em Física pela UFU, bacharel em Administração pela FAAB, bacharel em Direito pela UEG e Advogado. Atualmente é professor Associado D IV-4 com atuação nas áreas de Física Aplicada e do Direito no IFGoiano. Também é professor/orientador permanente em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGEnEB/ IFGoiano e PPGGO/ UFCAT).