Capa do livro: Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável: <BR> O poder da escola pública na educação da periferia

Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável:
O poder da escola pública na educação da periferia

Autores: Adilton Santana

Este livro é fruto de uma pesquisa em que propõe analisar o papel da gestão escolar e o desenvolvimento local sustentável nas escolas públicas municipais do Bairro da Palestina com vistas a produzir metodologias formativas envolvendo gestores e parceiros locais para potencializar o desenvolvimento sustentável nas comunidades periféricas através da escola pública.
A comunidade localizada no bairro da Palestina na capital baiana surge como consequência de um modelo de desenvolvimento econômico global excludente, pois ao redor de mananciais, com rios, florestas naturais ricas em recursos minerais e pedras diversificadas, se instalaram duas pedreiras para explorar esses recursos. Nesta comunidade surgem as escolas municipais Jandira Dantas Costa, Municipal da Palestina e Municipal Maria Rosa Freire que seriam oriundas por necessidades educacionais da comunidade.
Considerando esse cenário, que será mais detalhado no decorrer deste trabalho, este estudo procurou responder a seguinte pergunta: Como e até que ponto, as escolas municipais do bairro da Palestina em Salvador, BA, promovem o desenvolvimento local sustentável através da educação?

Impresso
de R$ 76,57 por
R$ 58,90
Digital
de R$ 68,90 por
R$ 44,18

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4855-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4852-6
DOI: 10.24824/978652514855.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMA DE PESQUISA - 17
  • A GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SALVADOR - 23
  • A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - 33
  • CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO - 41
  • ABORDAGEM METODOLÓGICA – CAMINHOS E ESCOLHAS - 45
  • O TERRITÓRIO DA PALESTINA E AS ESCOLAS MUNICIPAIS - 53
  • PSE – NASF - 81
  • ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS DOS SUJEITOS DA PESQUISA - 89
  • O PRODUTO – INTEGRAR PARA TRANSFORMAR - 121
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 135
  • REFERÊNCIAS - 139
  • APÊNDICE - 145
  • ÍNDICE REMISSIVO - 149
ADILTON SANTANA

Pedagogo, especialista em psicologia social, Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação pela Universidade Estadual da Bahia do Programa GESTEC UNEB/2018. Doutorando pelo Programa PPGDC/UFBA (Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento). Gestor da educação básica na rede municipal de educação de Salvador, Bahia.