Capa do livro: DESCOLONIZAR E RECRIAR A FORMAÇÃO DOCENTE: um projeto coletivo

DESCOLONIZAR E RECRIAR A FORMAÇÃO DOCENTE: um projeto coletivo

Autores: Moreira, Sueli de Lima

Os trabalhos que constituem este livro situam-se no campo da formação docente e das pedagogias críticas latino-americanas onde um Coletivo Investigador investe em pesquisas participativas capazes de instaurar uma outra episteme para a formação inicial e continuada de professores.
Ensina-nos a autora que trabalhar com outra epistemologia é sempre uma opção contra-hegemônica, insurgente e assim afirma: Desafiados a contribuir para a revisão das epistemologias, modelos e espaços, investimos na dimensão do trabalho coletivo de professoras/es em luta e formação, o que nos possibilita atuar e nos formar como profissionais com base na relação ontológica (quem somos) e epistemológica (o que investigamos), pois, ao compreender quem somos, temos a chance de instituir novas práticas (novas condições epistêmicas), e estas nos permitem transformar as condições ontológicas de que dispomos a fim de que possamos ser de outras formas.
Os trabalhos defendem e apresentam a produção de conhecimentos pedagógicos democraticamente desenvolvidos por quem atua nas escolas e universidades públicas.




Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5342-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5338-4
DOI: 10.24824/978652515342.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • PRÓLOGO - 15
  • NOVO MAPA - 17
  • LICENÇA POÉTICA POR OUTRAS CIÊNCIAS - 21
  • LUTAS E FORMAÇÃO PARA PROFESSORXS/ES OUTRXS - 23
  • O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: um conceito em movimento - 41
  • AO SUL, UM OUTRO LUGAR, PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DOCENTE - 57
  • PANDEMIA DA COVID-19: implicações para as escolas municipais na cidade de São Gonçalo/RJ - 67
  • PROCESSOS COLETIVOS DE APRENDER-ENSINAR ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE PÚBLICA NA FORMAÇÃO DOCENTE - 85
  • ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE, DIÁLOGOS - 103
  • ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA - 137
  • CARTA AOS QUE TRANSITAM NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES - 141
  • DESCOBRINDO PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO PARA DESCOLONIZÁ-LA - 145
  • NARRATIVAS DOCENTES DO COTIDIANO: refl exões coletivas sobre alfabetização e letramento nas séries fi nais do Ensino Fundamental - 147
  • ROMPENDO PARADIGMAS: criando uma nova perspectiva - 151
  • A CONTINUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DOS PORTÕES DA UNIVERSIDADE: a cooperação com escolas - 153
  • DILEMAS E ESPERANÇAS NO FAZER DOCENTE - 155
  • ENCONTRO(S): da parceria institucional para um coletivo potente - 157
  • UMA HISTORIADORA EM CRIAÇÃO: escola e universidade em conjunto na formação de um professora/e pesquisadora/e - 161
  • JOVENS PERIFÉRICOS NA UNIVERSIDADE: entre mitos e realidade - 163
  • TECENDO CAMINHOS PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: trajetórias de uma professora em busca de bons encontros como possiblidade formativa reflexiva - 165
  • ESCOLA COMO ESPAÇO DE DISPUTAS - 169
  • ÍNDICE REMISSIVO 173
SUELI DE LIMA MOREIRA
Trabalha no campo da educação há cerca de 40 anos, tendo iniciado em Comunidades Eclesiais de Base com Alfabetização de Jovens e Adultos. Sua trajetória articula as lutas populares de educadoras de favelas no Rio de Janeiro à carreira acadêmica. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, atualmente é professora da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde coordena o Grupo de Pesquisa-ação Pedagógica Coletivo Investigador da FFP/UERJ.