Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5060-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5058-1
DOI: 10.24824/978652515060.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 11
- PREFÁCIO - 13
- CHÃO DA ESCOLA: realidades e possibilidades construtivas no cotidiano das aulas de educação física no âmbito formal - 21
- AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DISCENTE - 43
- PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE ENSINO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: as práticas docentes em foco - 57
- CLIMA MOTIVACIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: contribuições para avaliação do contexto ensino-aprendizagem - 81
- CORPOS PLURAIS EM MOVIMENTO: manifestações da cultura corporal na Educação Física Escolar - 103
- EDUCAÇÃO FÍSICA E JUVENTUDES: possibilidades de diálogo a partir da educação intercultural - 119
- CORPOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO: aparências corporais em transição - 135
- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ENTRE PARÂMETROS E BASES: uma proposta de intervenção - 153
- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: tempos para o imperativo didático - 169
- EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: uma análise da proposta preliminar do documento curricular do estado do Rio de Janeiro - 187
- ÉTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: das incompletudes nos PCNs ao ocultamento na BNCC - 203
- ESCOLA E DEFICIÊNCIA: a Educação Física como componentes favorecedores da inclusão - 219
- DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A BNCC E O PNLD: onde está a Educação Física? - 247
- ÍNDICE REMISSIVO - 263
- SOBRE OS AUTORES ORGANIZADORES - 267
FRANCIS NATALLY DE ALMEIDA ANACLETO
Professor Doutor (Ph.D.) Francis Anacleto possui Licenciatura em Educação Física; Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa; Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa; Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em Ciências da Saúde e Biológica pela Universidade Federal do Vale São Francisco. Atualmente Professor Adjunto no Curso de Educação Física da FURG e Lider do Laboratório Multiprofissional de Estudos em Educação e Humanidades.
GUSTAVO MOTTA DA SILVA
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou seu pós-doutorado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro do Corpo Editorial e revisor de periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Educação Física, Educação, História e Saúde Coletiva. Professor das Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
JOSÉ HENRIQUE DOS SANTOS
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e Doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional da UFRRJ (PROEF) e Coordenador do PIBID Educação Física UFRRJ/CAPES.