Capa do livro: ESTADO DE INFÂNCIA: UM ENCONTRO ONTOLÓGICO ENTRE A CRIANÇA E O PALHAÇO

ESTADO DE INFÂNCIA: UM ENCONTRO ONTOLÓGICO ENTRE A CRIANÇA E O PALHAÇO

Autores: MARCELO ADRIANO COLAVITTO

O clown é a poesia em ação. A poiesis presente na arte da palhaçaria é repleta de humanidade e sensibilidade. É capaz de promover o fortalecimento dos laços humanos, resistindo à liquefação que a modernidade vem imprimindo às relações humanas e de consumo. Aproximamos, na nossa pedagogia da palhaçaria, o clown e a criança, valorizando a cultura da infância e os aspectos intrínsecos a esse grupo social por constatarmos que há traços comuns a esses dois sujeitos: o palhaço na poiesis de sua performance e a criança em seu modo de ser e atribuir sentido ao mundo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5290-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5291-2
DOI: 10.24824/978652515290.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • APRESENTAÇÃO - 15
  • PRÓLOGO - 17
  • 1.1. Retrato de um mundo ao avesso: SOS humanidade - 24
  • 1.2. Meu Clown em ação: palhaceando pelo mundo - 27
  • 1.3. Recepção do trabalho cênico - 43
  • 1.4. Primeira etapa: Apresentação Cênica - 44
  • 1.5. Segunda etapa: Atividades Lúdicas - 46
  • 1.6. Terceira Etapa: Roda da Conversa (roda da cultura) - 50
  • 1.7. Experiências da Roda da Conversa com o PCA - 52
  • 1.8. Um passeio clownesco pelas práticas artístico-lúdico-políticopedagógicas: Meu Clown em Ação - 55
  • 2.1. O Clown: contexto histórico - 62
  • 2.2. O Clown em ação: pressupostos constitutivos para o êxito cênico do palhaço - 67
  • 2.3. O palhaço e o “estado de jogo” - 74
  • 3.1. A infância contextualizada no tempo - 79
  • 3.2. Criança em foco: As culturas da infância na contemporaneidade. A criança no mundo de subjetivação desumanizada - 86
  • 3.3. Características Ontológicas da Infância - 90
  • 3.4. Poiesis da Liberdade - 114
  • 3.5. A poiesis do prazer - 117
  • 4.1. Adultos versus crianças. Palhaço: a inocência após a experiência - 120
  • 4.2. Jogo/brincadeira: a cultura infantil e a tônica da performance clownesca. - 123
  • 4.3. Interação: nós precisamos de vocês! - 125
  • 4.4. Reiteração: teimosia do palhaço e experimento infantil - 126
  • 4.5. Devaneio: A fantasia da criança e o habitat do palhaço - 130
  • 4.6. Liberdade: o reino do inimaginável - 133
  • 4.7. Desafio: Desafiando se apreende o mundo - 135
  • 4.8. Prazer: argamassa que amalgama o estado infantil do ser - 136
  • EPÍLOGO - 139
  • REFERÊNCIAS - 145
  • ÍNDICE REMISSIVO - 151
Marcelo Colavitto
Professor, palhaço, pesquisador e diretor teatral, atualmente leciona no IFPR. É membro fundador do grupo teatral Meu Clown; participa do PCA/UEM e da AESMAR além de coordenar o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Social (NEPES). Autor dos livros -Meu Clown: uma pedagogia para a arte da palhaçaria e Palhaços e Máscaras: a poieses na trajetória dramatúrgica do grupo Meu Clown pela CRV.

Verônica Regina Müller
Professora da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação Social pela Universidade de Barcelona. Pesquisa a infância, adolescência e educação social em suas diversas manifestações e enfoques. Autora de diversos livros e artigos na área. Presidenta da AESMAR- Associação de Educadores/as Sociais de Maringá, membro do PCA/UEM. Pesquisadora do CIEJUS- Centro de Investigación en Educación para la Justicia Social. Grupo do CNPq: Infâncias, Adolescências, Juventudes e Educação Social.