Capa do livro: PEDAGOGIA DO ESPORTE PERSPECTIVA SEMI UTÓPICA  ENQUADRAMENTO, ENGAJAMENTO, EXPERIÊNCIA

PEDAGOGIA DO ESPORTE PERSPECTIVA SEMI UTÓPICA ENQUADRAMENTO, ENGAJAMENTO, EXPERIÊNCIA

Autores: RENATO SAMPAIO

Acreditamos que a generalizada piora das condições concretas do país e seus impactos nos professores é uma questão central. Entretanto, não deixamos de mencionar o imbróglio interno da área de Educação Física, altamente burocratizada e da Pedagogia do Esporte como área fechada em si mesma. Não concordamos com ambas as questões. De um lado, o restrito espaço para quem se vê amarrado em condicionantes burocráticos e formas estranguladas de interpretação de leis, pareceres, demoras etc. De outro, o academicismo e o produtivismo de professores universitários que encontram-se deslocados da realidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5332-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5327-8
DOI: 10.24824/978652515332.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 114
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 15
  • CAPÍTULO 1 CRISES E PROMESSAS NO MUNDO DO ESPORTE: o ser social em múltiplas operações - 19
  • 1.1 O pós neoliberalismo/neoconservadorismo atingiu o esporte? - 22
  • 1.2 O comando do esporte no Brasil: realizações e perspectivas - 31
  • 2.1 Limites de um projeto semi utópico - 31
  • 2.2 O ecletismo e o hibridismo são necessários para realizar a articulação entre os interesses formativos e educativos em ambientes escolares e não escolares - 32
  • 2.3 Procedimentos metodológicos em comum e diálogos possíveis - 33
  • 2.4 Uma intervenção crítico-propositiva na Pedagogia do Esporte: tentativa arriscada de um ensino-aprendizagem eclético e híbrido - 35
  • 2.5 Por que uma Pedagogia para o ensino e a aprendizagem do esporte? - 37
  • 2.6 O ecletismo e o hibridismo político-ideológico - 39
  • CAPÍTULO 3 AS CORES IDEOLÓGICAS DAS CLASSES MÉDIAS BRASILEIRAS DIANTE DO ATUAL REFORMISMO CONSERVADOR: quais as sementes que a pedagogia do esporte pode plantar? - 41
  • 3.1 A Pedagogia do Esporte em preto e branco e colorida - 48
  • CAPÍTULO 4 CURRÍCULO E FORMAÇÃO ESPORTIVA NO MODELO GAME SENSE - 61
  • 4.1 Currículo e formação esportiva generalizada - 62
  • 4.2 Objetivos do Game Sense - 63
  • CAPÍTULO 5 PEDAGOGIA DO ESPORTE E CRIATIVIDADE: conteúdos em forma de perguntas e respostas dentro do jogo - 67
  • 5.1 Seleção e descrição de jogos- 70
  • 5.2 Manipulação e adequação do conteúdo e da forma de cada jogo aos níveis de complexidade: considerações sobre a plataforma avaliativa - 71
  • CAPÍTULO 6 COPETIÇÕES ESPORTIVAS COM A UTILIZAÇÃO DOS MODELOS SPORT EDUCATION E GAME SENSE - 75
  • 6.1 A competição é inerente ao capitalismo - 76
  • 6.2 O processo civilizador das competições pode frear (e minimizar) o caos da violência, não extirpá-la - 77
  • 6.3 É possível aplicar modelos esportivos importados para sofisticar e tornar as competições mais atrativas? - 78
  • CAPÍTULO 7 A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E A PEDAGOGIA DO ESPORTE: desafios e esperanças - 81
  • 7.1 Formação esportiva estratégica - 82
  • 7.2 Banco de dados: currículo e tempo - 86
  • CAPÍTULO 8 ALFABETIZAÇÃO ESPORTIVA: investigação e intervenção - 89
  • CAPÍTULO 9 PEDAGOGIA DO ESPORTE: lutas e lutas - 99
  • 9.2 Judô: o caminho da suavidade (Prof. Rafael) - 99
  • 9.3 Karatê (Prof. Renato) - 103
  • 9.4 Lutas Sociais: além dos Tatames (Prof. Ivan) - 105
  • 9.5 Próximos Passos: a continuidade das Lutas Sociais e a Pedagogia do Esporte - 106
  • REFERÊNCIAS - 107
  • ÍNDICE REMISSIVO - 113
Renato Sampaio Sadi
Possui formação inicial em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação. Atua como professor na Universidade Federal de São João del Rei-MG

Ivan dos Santos

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2005), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira, ex-árbitro de futebol de campo. Atua como professor da Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia (SME).

Rafael Vieira de Araújo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás e em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi, além de especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Também é especialista em Educação Física Escolar pela UFG e em Educação e Diversidade na Cidadania com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília. Mestre e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e na Secretaria Estadual de Educação de Goiás.