Capa do livro: FENOMENOLOGIA E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO CLÍNICO MÉDICO

FENOMENOLOGIA E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO CLÍNICO MÉDICO

Autores: SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV - CARLOS CARON

No ensino da medicina, o processo de interação entre o estudante e o paciente, na busca pelo correto diagnóstico e tratamento, exige a aplicação do raciocínio clínico por meio da relação entre diferentes elementos semiológicos e propedêuticos, quais sejam a anamnese, as técnicas de exame físico e os exames complementares. Estas diferentes ferramentas clínicas devem ser empregadas pelo estudante de forma harmônica, considerando-se ainda a necessidade de se respeitar os valores éticos e humanos que sustentam o relacionamento médico-paciente. É, portanto, de fulcral importância reconhecer e descrever como os estudantes de medicina vivenciam aquela que é a pedra angular da prática médica: o raciocínio clínico. Este livro tem como objetivo descrever, sob a ótica da Fenomenologia Transcendental de Edmund Husserl, as vivências de estudantes de medicina em relação a aplicação do raciocínio clínico, permitindo ao leitor interessando uma melhor compreensão sobre este fenômeno

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5540-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5541-8
DOI: 10.24824/978652515540.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO 1 - 9
  • PREFÁCIO 2 - 11
  • PRÓLOGO - 17
  • CAPÍTULO 1 OLHANDO O HORIZONTE - 19
  • CAPÍTULO 2 COMPREENDENDO A FENOMENOLOGIA - 25
  • Elementos da investigação fenomenológica husserliana - 28
  • Intencionalidade - 29
  • Noema e Noesis - 31
  • Epoché - 34
  • Redução fenomenológica - 35
  • Variação imaginativa - 37
  • Síntese dos significados e essências - 38
  • CAPÍTULO 3 DEFININDO E DESCREVENDO A TRAJETÓRIA - 41
  • CAPÍTULO 4 DESVELANDO E ILUMINANDO O FENÔMENO - 47
  • Horizontalização - 48
  • Redução e eliminação - 49
  • Agrupamento e tematização dos constituintes invariantes - 57
  • Tema: percepções sobre o raciocínio clínico - 58
  • Anamnese - 60
  • Método hipotético-dedutivo - 61
  • Diagnóstico - 62
  • Sintomas e sinais - 63
  • Contato com pacientes e casos clínicos - 64
  • Prestar assistência a familiares doentes - 66
  • Pandemia da covid-19 - 67
  • Falta de estímulo ao raciocínio clínico - 68
  • Validação - 69
  • Descrição textual individual - 70
  • Descrição estrutural individual - 77
  • Descrição textual-estrutural individual - 84
  • Descrição textual-estrutural composta - 92
  • Considerações finais - 94
  • CAPÍTULO 5 AS FACES DO RACIOCÍNIO CLÍNICO - 97
  • Raciocínio clínico - 115
  • Teoria do pensamento dual - 117
  • Metacognição e raciocínio clínico - 122
  • Modelos de raciocínio clínico - 127
  • Teoria da construção dos scripts de doença - 132
  • Teoria da carga cognitiva - 137
  • Estratégias para a aprendizagem do raciocínio clínico - 140
  • Raciocínio clínico e erro médico - 141
  • Os vieses cognitivos - 145
  • Estratégias cognitivas para evitar o erro médico - 150
  • Síntese integrativa do raciocínio clínico - 153
  • CAPÍTULO 6 PALAVRA FINAL 157
  • REFERÊNCIAS - 159
  • APÊNDICE - 177
  • ÍNDICE REMISSIVO - 187
Carlos Roberto Caron
Doutor e Mestre em Educação pela UFPR; Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR); Professor de Neurologia e Semiologia Médica da FEMPAR.

Sonia Maria Chaves Haracemiv
Pós-Doutorado em Avaliação e Currículo na UNIRIO; Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP; Mestrado em Educação e Ciências pela UFSC-SC; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.