Capa do livro: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA FORMACAMPO: <br> Discutindo as práticas

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA FORMACAMPO:
Discutindo as práticas

Autores: Santos, Arlete Ramos dos – Silva, Cláudia Batista - Cruz, Queziane Martins da (Orgs.)

Este livro apresenta relatos das experiências desenvolvidas nas escolas do campo da Bahia, realizadas pelos educadores e educadoras, no que podemos denominar de “chão da escola”. Trata-se de um conjunto de textos escritos por cursistas do Programa Formacampo que relatam as ações desenvolvidas nas redes municipais de ensino sobre a elaboração das Diretrizes Municipais de Educação do Campo, e também, do processo de (re)construção do Projeto Político Pedagógico das escolas campesinas, com a participação da comunidade escolar. Nesse sentido, demonstra a importância do processo formativo específico para os educadores e educadoras que atuam nas áreas rurais, e a participação da universidade pública na formação laica, gratuita e de qualidade, mediante ações de extensão, que, nesse caso, ocorreu por meio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde se insere o Programa de extensão Formacampo. Destacamos que os textos que compõem esse livro demonstram como a teoria pode se concretizar na práxis cotidiana por ações que brotam da realidade dos sujeitos interessados no processo educativo.

Impresso
de R$ 64,87 por
R$ 49,90
Digital
de R$ 59,90 por
R$ 37,43

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5182-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5179-3
DOI: 10.24824/978652515182.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: formação e políticas públicas - 13
  • DIRETRIZES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: a experiência do município de laje - 29
  • AS DIRETRIZES MUNICIPAIS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE BOM JESUS DA LAPA, BAHIA - 45
  • PRÁTICAS EXITOSAS DAS CLASSES MULTISSERIADAS UMA, BA - 55
  • FORMACAMPO E OS SABERES POR ELE VALIDADOS - 61
  • JOGOS DOS/AS ESTUDANTES DA LAPA: relatos de um projeto para além da competição - 63
  • PROMOVENDO FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM O FORMACAMPO: experiência vivenciada em Maraú, BA - 71
  • ESCREVIVÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA DO/ NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE IRECÊ - 83
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOTORA DE CIDADANIA TERRITÓRIOS EM BOM JESUS DA LAPA, BAHIA - 91
  • FORMACAMPO EM SÍTIO DO MATO: um novo olhar sobre a Educação do Campo - 103
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: socializando saberes - 121
  • ESCOLA JOSINO PEREIRA DIAS – IMPLANTAÇÃO DO HORTO VIVEIRO ESCOLA - 133
  • ÍNDICE REMISSIVO - 145
  • SOBRE OS AUTORES - 147
ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SILVA

Pedagoga pela UNOPAR Universidade Norte do Paraná (Pitágoras) polo Bom Jesus da Lapa, BA. Licenciatura em História pela UNEB Universidade do Estado da Bahia. Especialização Lato Senso em Educação do Campo UNEB Universidade do Estado Da Bahia, Campus XVII. Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, SEMEC-Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sitio do Mato, BA, desde 2020. Coordenadora Pedagógica da Educação do Campo, SEMEC-Sítio do Mato, BA, 2022- 2022.Coordenadora Municipal do Programa Formacampo-Programa de Formação de Educadores do Campo SEMEC-Sítio do Mato, BA, desde 2022-2023. Coordenadora Operacional do Busca Ativa Escolar. Com registro no CNPq.

ANTONIEL DOS SANTOS PEIXOTO

Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Metodologia em Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador Territorial do Programa Formacampo (Laje, BA). Professor efetivo das redes de ensino de Laje e Santo Antônio de Jesus com atuação em Escolas do Campo.

ARLETE RAMOS DOS SANTOS

Pós-Doutorado em educação e movimentos sociais, Doutora e Mestre em educação, coordenadora do Programa de Formação Continuada de educadores do Campo (Formacampo), coordenadora da Rede Latino-americana de Movimentos Sociais e Educação do Campo (Rede PECC-MS), coordenadora do Grupo de Pesquisas Movimentos sociais e Educação do Campo e Cidade (Gepemdecc). Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2.

CLÁUDIA BATISTA DA SILVA

Mestre em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); professora da Educação Básica com vínculo efetivo na rede municipal de Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil; Pesquisadora do grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenadora Territorial do Programa de Formação de Educadores do Campo (FORMACAMPO) coordenado pela Professora Dra. Arlete Ramos dos Santos – do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, com registro na CNPq.

CLARA ALVES DA SILVA

Estudante da Escola Municipal Professor Josino Pereira Dias; turma do 9º Ano.

DEISE BASTOS DE ARAÚJO

Mestra e Doutoranda em Ciências da Educação do Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB).

ELAINE MORAES SANTOS

Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade do Paraná (FAP), Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG), Especialização em AEE e Educação Inclusiva pela Faculdade Dom Alberto, Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, Graduada em Pedagogia pela Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG). Coordenadora Territorial e Municipal do Programa Formacampo. Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo na Secretaria de Educação do Município de Laje, BA.

ELISABELE DANTAS SANTANA

Licenciada em pedagogia pela UNITINS, pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional pela UNINTER, pós-graduada em alfabetização e letramento pela Faculdade São Salvador, pós-graduada em Educação infantil, neurociência e aprendizagem pela FAVENI, pós-graduada em Ludicidade pedagógica: da mediação às intervenções inclusiva e intervenções nos transtornos da aprendizagem pela ISEO, pós-graduada em atendimento educacional especializado pela Universidade Cândido Mendes, Professora da Rede Municipal de Educação de Una, Coordenadora das escolas do campo do município de Una.

ELOISIA AMARAL SENA

Pedagoga pela UNEB, Especialista em Educação Matemática pelo IF Baiano, Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, pela UFPI, Professora da Rede Municipal do Bonito.

FERNANDA RODRIGUES MARQUES

Pedagoga pela UESSBA; Especialista em Coordenação Pedagógica pela UNEB; Especialista em Educação à Distância pela UNEB; Mestra em Educação pela UFBA; Professora da Rede Municipal de Educação de Irecê, atualmente está Coordenadora Técnico-pedagógica da Educação Integral e Integrada do município de Irecê. Membro do Conselho Municipal de Educação de Irecê.

GILVAN REIS SANTOS

Professor da Educação Básica de UNA - Bahia.

GIOVANY BARRETO DE SOUZA

Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG), Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE). Atuação recente como Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Laje, BA, e atuação recente como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Laje, BA (maio de 2019 - maio de 2023). 

GIRLAENE ALMEIDA DA SILVA

Graduada em Pedagogia (FAC) Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias; Pós-Graduando em Coordenação Pedagógica com ênfase em Gestão de Pessoas-Uniasselve-Jaguaquara, BA; Professora efetiva da educação básica no município de Itaquara, BA; Membro da Comissão de Governança e coordenadora de Grupo na elaboração do Referencial Curricular Itaquarense; Coordenadora da educação do Campo e diretora das Escolas nucleadas; Coordenadora Municipal do Formacampo na elaboração e reelaboração dos PPP’s e Diretrizes.

INAIARA ALVES ROLIM

Mestre em Educação do Campo (UFRB), Mestre em Educação – formação de professores (UESC), Especialista em Educação do Campo (IF-BAIANO), Graduada em Pedagogia (UNEB), professora da Educação Básica de escola do campo de Serra do Ramalho, atuando na Coordenação de Educação do Campo, Classes Multisseriadas e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Coordenadora Territorial do Formacampo responsável por coordenar a construção das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação do Campo de Serra do Ramalho, BA.

JAILMA MARIA PEREIRA DOS SANTOS

Pedagoga pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Candido Mendes, Professora da Rede Municipal de Educação de Uma, BA, Coordenadora das Escolas do Campo do Município de Uma, BA.

JUCILEIDE PEREIRA LIMA

Pedagoga pela UFBA, Pós-Graduada em Currículo Escolar e Gestão Escolar pela UFBA, Mestra em Educação e Inovações Pedagógicas pela UFBA, Professora da Rede Municipal de Educação de Irecê, Coordenadora da Educação do/no Campo do Município de Irecê.

LEONIDIA CRISTINA FERNANDES MACEDO ALVES

Graduada em Filosofia e graduanda em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Professora efetiva da rede Municipal de Ensino, desde 1998. Atuou como Coordenadora de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Atuou como Diretora Administrativa na SEMED. Atualmente é Secretária Municipal de Educação da rede de ensino de Bom Jesus da Lapa, Bahia.

LUCIANA SILVA OLIVEIRA

Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB; Mestrando pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB; professora da educação básica do município de Serra do Ramalho, BA, atuando como Diretora da Coordenação Pedagógica e Administrativa Secretaria Municipal de Educação.

MÁRCIA ROCHA ALFONSECA

Mestra em Ciências da Educação do Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Especialista em Ciências da Educação (FAFI), Especialista em Mídias da Educação (UESB); Licenciada em Letras - Português/Inglês (FTC); Professora da Educação Básica com vínculo efetivo da rede pública municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa, BA; Coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa, BA.

MICHELLE OLIVEIRA DE MATOS

Integrante do Coletivo Marilene Matos. Professora da rede pública de Bom Jesus da Lapa, está como coordenadora da Educação Étnico-Racial na Secretaria Municipal de Educação. Pedagoga pela UNEB, especialista em Educação do Campo (IFBAIANO) e em Políticas Públicas para a Educação Básica (UNEB) com mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela UFSB.

NIVALNICE DAMASCENO XAVIER

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2007), Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, pelo Instituto Federal da Bahia (2010) e Gestão Educacional, pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (2011). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, no Município de Bom Jesus da Lapa, Bahia. Tem experiência com Docência na Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

ODAIR LEDO NEVES

Doutorando em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor da rede municipal de ensino de Serra do Ramalho, BA.

QUEZIANE MARTINS DA CRUZ

Mestra em Educação PPGED- UESB, Pedagoga - UNEB; Especialista em Educação do Campo (IFBAIANO); Especialista em Gestão e Políticas Públicas – UNEB; Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clinica e Hospitalar – FACIBA, Pesquisadora do grupo de Estudos e Movimentos Sociais Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC – UESB, Pesquisadora da Rede Latina Americana de Pesquisadores do Campo e da Cidade - Rede PECC, Coordenadora Territorial do Programa FormaCampo, Pesquisadora da REDUPA.

RAIMUNDA DUARTE

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro com pós-graduação em Gestão Educacional, conferido pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). É professora da rede pública de Bom Jesus da Lapa e atualmente está como coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

ROMÁRIO PEREIRA CARVALHO

Mestre em Ensino pela UESB, pedagogo pela UNEB, pós-graduado em educação e tecnologias digitais pela UFRB, pós-graduado em Educação do Campo pelo IF Baiano, Professor da Rede Municipal de Ruy Barbosa.

ROSEANE VIEIRA DA LUZ MATA

Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia UNEB; Pós-Graduada em Educação do Campo pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; professora da educação básica do município de Serra do Ramalho, BA, atuando como Gestora de Escola do Campo no Município de Serra do Ramalho.

RUTH OLIVEIRA FERREIRA NASCIMENTO

Graduada em Matemática - FTC, Pós-Graduada em Matemática - João Calvino, Especialização em Mídias e Tecnologias na Educação – UESB, Especialista em Ciências da Educação do Programa de Pós-Graduação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS); Professora da Rede Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa, BA.

SARA ALVES DA LUZ LEMOS

Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Pedagoga; Especialista em Gestão Escolar; Coordenadora Pedagógica; Coordenadora Municipal da Educação Escolar Quilombola e Técnica do CME, Maraú, BA. Coordenadora de Educação Infantil, Aurelino Leal, BA. Membro e vice-presidente do CACS FUNDEB, Maraú, BA. Responsável pela elaboração das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola e Étnico-Raciais em Maraú. Responsável pela Elaboração do Referencial Curricular Específico para a Educação Escolar Quilombola – Maraú. Pesquisadora sobre as Histórias e Raízes das Comunidades Quilombolas de Maraú.

SARA MARQUES SILVA

Estudante da Escola Municipal Professor Josino Pereira Dias; Turma do 8º Ano; Secretária do grêmio estudantil.

SELMA DE JESUS SOUZA

Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Pós-Graduada em Gestão Escolar e Orientação educacional pela Faculdade Católica de Anápolis; professora da educação Básica do Município de Serra do Ramalho, BA, atuando como coordenadora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação.

SHIRLEY GONÇALVES DE SOUZA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP; pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Católica de Anápolis, pós-graduada em Ciências da Educação pela Faculdade Afirmativo, Mestre em Ciências da Educação pela FICS Facultad Interamericana de Ciências Sociales - Paraguai. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Séries Iniciais. Concursada desde 2010 no município de Serra do Ramalho, BA.

SILVIA LETÍCIA SANTOS FIGUEIRÊDO

Graduada em pedagogia pela UNEB; Especialista em gestão escolar – FTC; Especialista em educação do campo – UFRB; Mestra em educação do campo – UFRB; Professora da rede municipal de Bom Jesus da Lapa, BA, há mais de 25 anos atuando desde nas modalidades da educação infantil, ensino fundamental dos anos iniciais e finais, educação de jovens e adultos com destaque para a educação do campo. Nos últimos anos se dedicou ao estudo e pesquisas na área da educação escolar do campo; experiências em coordenação pedagógica em escolas da educação do campo e na sede do município Bom Jesus da Lapa, BA; Tutora do curso de Pedagogia – UNOPAR (Bom Jesus da Lapa); Formadora de professores, em vários projetos e programas pedagógicos, a nível federal, estadual e municipal.

TIHARA RODRIGUES PEREIRA

Mestre em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); professora da Educação Básica com vínculo efetivo na rede municipal de Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil; Pesquisadora do grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenadora Territorial do Programa de Formação de Educadores do Campo (FORMACAMPO) coordenado pela Professora Dra. Arlete Ramos dos Santos – do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, com registro na CNPq.

VINICIUS DE SOUZA SILVA

Licenciatura em matemática (UNIP); Membro do Conselho Municipal de educação; Membro do CACS FUNDEB, Professor da rede Municipal de educação de Bom Jesus da Lapa, Bahia.

YONE ALVES DE SOUZA

Pedagoga segunda licenciatura em Letras/Português, especialista em educação do campo, pós-graduada em alfabetização, letramento e psicopedagogia institucional, pós-graduada em Educação especial com ênfase em comunicação alternativa e tecnologia assistiva. Pós-Graduada em coordenação pedagógica. Pós-Graduanda Docência na educação infantil pela UNEB CAMPUS XII- Guanambi. Professora efetiva da rede municipal de Guanambi, BA.