Capa do livro: CALEIDOSCÓPIOS: <br>O colégio de aplicação da ufrj frente à pandemia DE COVID-19

CALEIDOSCÓPIOS:
O colégio de aplicação da ufrj frente à pandemia DE COVID-19

Autores: Dias, Ulisses

Em 13 de março de 2020, o CAp-UFRJ fechou suas portas devido à pandemia de covid-19.  O isolamento social levou as pessoas a se refugiarem em suas casas e, enquanto a cidade passava por inúmeras transformações, as novas demandas sociais garantiam destaque às profissões anteriormente negligenciadas. As fronteiras foram fechadas, os abraços se tornaram perigosos e novos rituais de higiene emergiram. Nesse contexto de muitas mudanças e desafios, o CAp-UFRJ se reconstruiu, recriando, virtualmente, o chão da escola para garantir a continuidade das atividades pedagógicas e para que pudéssemos, juntos, resistir e sobreviver. Este livro é uma síntese das ações, projetos e reflexões realizados durante a pandemia, desde a criação do site "Cap na Quarentena", que tinha como principais objetivos manter a comunidade escolar conectada e compartilhar informações relevantes sobre a pandemia, até a implementação de ações e projetos interdisciplinares para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, realizados de forma online. Nestas páginas, compartilhamos nossas angústias, sonhos e expectativas, para que, no futuro, as pessoas saibam como resistimos e persistimos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5470-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5466-4
DOI: 10.24824/978652515470.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 276
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • SOBRE PANDEMIA E ENSINO REMOTO: indícios discursivos de uma infância escolarizad - 19
  • A ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: apontamentos do Setor Curricular de Geografia do CAp/UFRJ - 35
  • POR NOVOS CAMINHOS: experiências do Setor de Orientação Educacional em tempos de pandemia - 53
  • PROJETO JOVENS CIENTISTAS EM CASA: reflexões sobre ciências em tempos de negacionismo - 71
  • CAP LITERÁRIO 2020: janelas da memória - 87
  • “QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM CANTO”: expandindo horizontes literários e musicais através das lentes da decolonialidade - 109
  • CRIAÇÕES CRIATIVAS / CRÉATIONS CRÉATIVES - 123
  • FILHOS, PAIS, AULAS REMOTAS: nós - 145
  • COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM TEMPOS REMOTOS: crise pandêmica e saberes docentes - 159
  • CONSTITUINDO-SE PROFESSOR DE BIOLOGIA DE MANEIRA REMOTA: o ensino da genética como possibilidade de uma prática crítica (mesmo) a distância - 177
  • O TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma tentativa de manutenção de vínculos de modo remoto - 195
  • ESTAMOS SAUDÁVEIS? SAÚDE FÍSICA, MENTAL E AMBIENTAL NA ROTINA DOS ESTUDANTES DE SÉTIMO ANO - 211
  • PROJETO TRANSLINGUISMOS NO CAP-UFRJ: línguas em fluxo e práticas pedagógicas de misturas - 227
  • VIDAS NEGRAS IMPORTAM, VIDAS INDÍGENAS IMPORTAM: relatos de um projeto pedagógico no 8º ano do Ensino Fundamental - 247
  • ÍNDICE REMISSIVO - 271
  • SOBRE OS AUTORES - 277
Josiane de Souza Soares
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), graduação em Letras – Português -Italiano pela Universidade Federal Fluminense (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010). e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professora efetiva do Ensino Básico do Colégio de Aplicação da Universidade do Federal do Rio de Janeiro (CAP-UFRJ). Atua como orientadora pedagógica do PROALFA – Programa de Alfabetização, Documentação e Informação/ UERJ. Integra o Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação.

Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza
Professora do setor Multidisciplinar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e bolsista de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestra em Educação pelo mesmo Programa. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharela em Letras Português/ Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano (Batatais/SP) e em Educação Especial pela Faculdade São Judas Tadeu (FSJT/RJ). Insere-se no Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL).

Bruno Bonsanto Dias
Doutorando em População, Território e Estatísticas Públicas PPG?ENCE/IBGE. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná/Unicentro. Possui graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná/Unicentro e trabalha como professor de Geografia do ensino básico desde 2015, com atuação nas redes de ensino dos Estados do Paraná e Rio de Janeiro. Desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de Geografia Econômica, Geografia Agrária e Ecologia Política, com ênfase nos estudos sobre desenvolvimento rural, desenvolvimento sustentável, território e região.

Felipe da Silva Machado
Doutor em Geografia Humana pela University of Plymouth, Reino Unido. Desde a graduação e o mestrado em Geografia (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ), desenvolve pesquisa nos seguintes temas: agricultura urbana; espaço periurbano e conflito de uso da terra; reestruturação espacial na interface rural-urbana; agricultura multifuncional; globalização no contexto rural. Foi eleito representante de pós-graduação (2018-2019) e, posteriormente, membro ordinário (2019-2024) do grupo de pesquisa em Geografia Rural da Royal Geographical Society e Institute of British Geographers. Através do Programa Pós-Doutorado Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), realiza pesquisa de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), onde atua nos Ensinos Médio/Técnico, Superior e na Pós-Graduação.

Marcelo de Moura Carneiro Campello
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2011) e Mestre e Doutor em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia da UFRJ (2013 e 2018). É professor do Setor Curricular de Geografia do Colégio de Aplicação da UFRJ em regime de dedicação exclusiva, atuando em projetos voltados para a Geografia Política, Economia Política Internacional, Geografia do Futebol, Esportes/Futebol e Ensino de Geografia, Geopolítica e Ensino de Geografia.

Maria Clara Leadebal Celestino
Mestra em Geografia na área de Geografia e Literatura, e inserida na Linha de Pesquisa “Espaço, Política e Planejamento” na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduada em Geografia nas modalidades Licenciatura e Bacharelado (UFRRJ), tendo sido bolsista de Iniciação Científica FAPERJ com pesquisa em Cooperação Internacional Brasil-América Latina e monitora de Geografia Econômica. Participou de Projeto de Extensão sobre “Cidade, Educação e Linguagens” e do Grupo de Estudos de Migrações Internacionais do Departamento de Geografia.

Paula Fernandes da Silva
Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022); integrante do Geoppol/UFRJ, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (2022); é Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Geografia Universidade Federal Fluminense (2019); foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2017 a 2019. Licenciada em Geografia também pela UFF, foi professora da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro de 2018 a 2022, atuando com educação prisional e socioeducativa no ensino fundamental e médio. Atualmente é professora da rede municipal do Rio de Janeiro, SME-Rio. Pesquisa na área da Geografia Urbana, com ênfase em Geografia Histórica, Cultura e Patrimônio, e Relações Étnico-Raciais na cidade.

Rafael Arosa de Mattos
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Geografia pela PUC-Rio. Docente no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sarah Almeida de Oliveira
Professora da educação básica. É graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ. Possui Mestrado (2017) e Doutorado (2021) em Geografia (PPGG/UFRJ). É do quadro EBTT do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência em pesquisas e projetos sobre Geografia Escolar, Antropoceno, Racismo e Justiça Ambiental. Atualmente, tem construído pesquisas que articulam a Geografia Escolar, relações étnico-raciais, formação e identidade docente.

Vânia Nunes Morgado
Graduada em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutora em Geografia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do setor curricular de Geografia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordena o projeto de pesquisa e extensão em educação ambiental no Departamento de Geografia da UFRJ. Atua como pesquisadora nas áreas de ensino, urbana e educação ambiental.

Edson Soares Gomes
Doutor em Educação pela UFRJ. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Pedagogo (2010) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). É professor efetivo do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculado ao setor curricular de Orientação Educacional. Também integra o Comitê Permanente para a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER/CAp-UFRJ) e faz parte da direção do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFRJ (NEABI/UFRJ), na coordenação da Educação Básica. Integra o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/) da UFRJ, com trabalhos na linha de Políticas Públicas, Administração Escolar e Relações Étnico-Raciais.

Domenique de Castro
Psicopedagoga especialista em clínica e instituição pela UERJ (2022). Psicanalista em formação (Círculo Brasileiro de Psicanálise). Pedagoga formada pela UNIRIO (2019). Professora substituta em Orientação Educacional CAp UFRJ (2022). Atendimento Psicopedagógico em Policlínica Piquet Carneiro (2022). Colaboradora em Gestão Escolar e Implementação de Políticas Públicas Educacionais através do POGEFE - Política, Gestão e Financiamento da Educação 2022 - UNIRIO. Atuante em orientação e aconselhamento educacional. Monitora em Projeto de Ensino de Estágio em Gestão Educacional - UNIRIO (2019). Pesquisadora em projeto de extensão e cultura PIBCUL (2018).

Nathalia Otaviano da Rocha
Graduada em Pedagogia (EDU/UERJ 2011); especialista em Gestão Ambiental (UFRJ 2014), e em Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM 2018); mestra em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (FFP/UERJ 2022). Atua como professora da SMERJ.
Anderson Alves
Graduado em Pedagogia Plena Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FEBF UERJ (2018). Mestre em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEDUC UFRRJ IM (2023); Doutorando em Educação em Ciências e Saúde – Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPEGCS - NUTES UFRJ. Atuou como Orientador Educacional no Colégio de Aplicação da UFRJ – CAp UFRJ (2021-2022); Atuou como Assistente de Pesquisas clínicas no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chargas - INI LAPCLIN FIOCRUZ FIOTEC (2020-2023); Atua como Educador Social no Instituto Bola Pra Frente - IBPF (2023).

Anna Clara Bibiani
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Bolsista CAPES(2019-2021). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ. Bolsista Iniciação Científica FAPERJ (2016-2018). Professora dos Anos Iniciais na Rede Municipal de Petrópolis.

Sandra Barros
Professora Titular do Departamento de Orientação Educacional do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp – UFRJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Teoria e Técnica Psicopedagógica pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro – CEPERJ e em Teoría y Técnica de Grupos Operativos pelo CEPERJ em parceria com o Centro de Estudos Psicopedagógicos de Buenos Aires – CEP Buenos Aires. Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente participa do projeto como colaboradora. Atua também como colaboradora do Projeto de pesquisa e extensão Orientação Educacional (Re)Existente.

Adriana Andrade Alves
Mestra em Artes Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ no Setor de Orientação Educacional. Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II (2018). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense (2013). Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Licenciada em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Pesquisadora nos Projetos Arte como produção ética, estética, poética (UFJF), A Escolha Profissional: Uma perspectiva Sociocultural (CAp UFRJ).

Tiago Lisboa Bartholo
Doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista CAPES). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ) e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Pesquisador visitante na Universidade de Durham, Inglaterra, em 2017 e 2014 (Santander Mobility Grant), Universidade de Birmingham, Inglaterra, 2012-2013 (CAPES) e na Universidade de León, Espanha, 2009 (Fundação Carolina). Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq “Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais” da UFRJ e “Educação e Infância: políticas e práticas” da Fundação Carlos Chagas. Consultor especialista em avaliação educacional para a Fundação Carlos Chagas (2014-2011).

João Gabriel Ascenso
Professor do quadro efetivo do Setor Curricular de História do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE), com o projeto “Deslocando o ‘clássico’: Arqueologia Amazônica e ensino de História Antiga no Ensino Fundamental”. Doutor em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio, tendo sido pesquisador visitante no Departamento de História da New York University. Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
Professora de Ciências e Biologia do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/ UFRJ).Possui doutorado em educação - PUC/Rio, no qual desenvolveu uma pesquisa sobre a articulação entre o ensino de ciências e processos de ensino-aprendizagem em leitura e escrita. Mestre também em Educação, com dissertação desenvolvida em Educação Ambiental na FE/UFRJ (2009). Completou a graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura plena pela UFRJ (2005) e graduação em Ciências Biológicas - Biologia Marinha pela UFRJ (2003). Atua na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências e Biologia.

Aline Praça Bernar
Possui Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua como Professora Substituta na Rede Municipal de Petrópolis/RJ desde 2021. É pesquisadora do GEPAEP – Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e na Escola Pública – pela UFF desde 2012.

Célia Patrícia Sampaio Bandeira
Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo com bolsa FAPES-CAPES, possui especialização em Letras Vernáculas - Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com habilitação em português/inglês. Doutoranda no PPGM da EM-UFRJ na área de Poéticas da Criação Musical.

Cristiane Madanêlo de Oliveira
Possui graduação em Bacharelado em Letras – UFRJ – Faculdade de Letras (1995), graduação em Licenciatura em Letras – UFRJ - Faculdade de Educação (1997) e mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (desde 2011). Atualmente é docente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação – UFRJ, atuando também em nível de pós-graduação lato senso no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica e Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil, ambos na UFRJ e no Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Católica de Petrópolis e na Universidade Cândido Mendes.

Debbie Mello Noble
Doutora em Ciências da Linguagem - Texto e Discurso pela Unisul, bolsista CAPES/Fapesc com período sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestra em Estudos da Linguagem - Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas pelo PPG Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), com pesquisa sobre autoria, revisão de textos e publicidade sob a ótica da Análise do Discurso Pêcheuxtiana; bolsista CAPES/Fapergs. Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Janaína Varello Coelho
Mestre em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pelo Programa Pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) da UFRJ ( 2021). Cursou especialização em Língua Portuguesa no Liceu literário Português. Graduada em Letras-português/ literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Júlia Vieira Correia
É doutoranda em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa (UFRJ), mestre em Estudos de Linguagem (UFF), especialista em Educação (CPII) e em Língua Portuguesa (UFF), licenciada em Letras - Português/Literaturas (UFF) e em Pedagogia (UNIRIO). Foi professora contratada do Instituo Federal Fluminense e do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde também atuou como supervisora de estágio para estudantes de licenciatura em Letras. Foi professora residente do Colégio Pedro II, além de ter sido docente voluntária em um Pré-Vestibular Popular da UFF. É membro do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto da UFRJ (GPLINT), sob coordenação da Prof.ª Dr.ª Leonor Werneck dos Santos.

Lorenna Bolsanello de Carvalho
Professora de Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ). Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Cursou pós-graduação lato sensu em Leitura e Produção de Textos na Universidade Federal Fluminense. Participa do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL). Atua principalmente nos seguintes temas: Leitura, História da Educação e impressos.

Mariana Brasil Hass Gonçalves
Cursa o Doutorado em Estudos de Literatura (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na linha de pesquisa em Literatura, Teoria e Crítica Literária, sob orientação da Prof.ª Pós-Dr.ª Anita Martins Rodrigues de Moraes. Mestra em Estudos de Literatura (Literatura Brasileira e Teoria da Literatura) (UFF; 2019), pós-graduada em Leitura e Produção de Texto (UFF; 2012) e graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA; 2010). Desde 2014 é servidora pública do Estado do Rio de Janeiro, no cargo de Professor Docente I - 30 horas, pertencendo ao quadro efetivo da Regional Metropolitana II nas disciplinas Língua Portuguesa, Produção Textual e / ou Letramento em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Rafael da Silva Mendes
Possui graduação em Letras: Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obtendo os graus de bacharel (2011) e licenciado (2012); especialização (pós-graduação lato sensu) em Literaturas Portuguesa e Africanas (2012); mestrado em Literatura Brasileira (2015) e doutorado em Literatura Brasileira (2019) pela mesma instituição. Foi mestrando Bolsista Nota 10 (FAPERJ) e doutorando bolsista (CNPq), além de ter sido membro do grupo de pesquisa “Poéticas da negatividade: a melancolia, o mal e o niilismo na literatura e artes modernas - de fins do século XVIII ao século XX” (UNESP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.

Thaís Seabra Leite
Graduada (Bacharel e Licenciatura) em Letras/ Português-Literaturas, Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Desde 2018 é professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio de Aplicação da UFRJ e orienta estágio curricular obrigatório de estudantes da graduação em Letras. É credenciada no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação Literária registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; coordenadora do projeto de pesquisa “O verbo tornado carne” e integrante da ação de extensão CAp Literário.

Erika Coachman
Possui mestrado (2009) e doutorado (2018) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora EBTT no Colégio de Aplicação da UFRJ.
Izabelle Fernandes
Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Licenciada em Letras - Português e Inglês (2017) pela mesma instituição. Ademais, possui experiência como professora de Inglês em diferentes contextos (educação básica pública e privada, nível superior, cursos de idiomas e pré-vestibular social) e como autora de materiais didáticos. Integrou o grupo Grupo de Pesquisa NELLID - Núcleo de Estudos em Letramentos e Livros Didáticos, coordenado pelo Prof. Dr. Rogério Tilio.

Maria Alice Sena
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educ. Artística hab Música pela Universidade do Rio de Janeiro (1989) e mestrado em Mestrado em Música Brasileira pela Universidade do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é regente do coral – Tijuca Tênis Clube, maestrina coral - Serviço Nacional do Comercio RJ, maestrina da Associação Brasileira de Pediatria e professor de 1 e 2 graus da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando Celso Villar Marinho
Professor e pesquisador da UFRJ, coordenador do projeto de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Educação, premiado no concurso Inovapps com o jogo Primogo, autor das séries Os Exploradores de Kuont, Matemática em Toda Parte 2. Desenvolveu e coordenou projetos junto ao Ministério da Educação (MEC), SEEDUC/RJ, CESGRANRIO, FIRJAN e TV ESCOLA, produzindo materiais digitais e recursos tecnológicos. Avaliador no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e no Banco Nacional de Itens do INEP. Autor da coleção Diálogos Docentes do Projeto SESI MATEMÁTICA.

Ivo da Silva Knopp
Professor de matemática da educação básica no Colégio Pedro II, onde atua desde maio de 2022 como professor EBTT no regime de 40h DE. Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT - IM/UFRJ) e Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga. Cursa o Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT – IM/UFRJ desde 2022 e com previsão de término para 2025. Foi aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ desde 2016, com conclusão em julho de 2019, onde atuou como monitor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral II e Cálculo Diferencial e Integral III. Participa do grupo de pesquisa “Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino”, vinculado ao PEMAT e cadastrado no CNPq.

Miriam de Andrade Levy
Professora efetiva do setor de Francês do Colégio de Aplicação da UFRJ. Graduou-se pela UFRJ em Letras: Português - Francês em 2005, concluiu o mestrado no Programa de Letras Neolatinas da mesma instituição em 2008, com ênfase em literaturas francófonas. Integrante do grupo de pesquisa EEAFLE, atua principalmente nas áreas de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, avaliação e formação docente.

Luiz Paulo da Mota Reinol
Possui Graduação em Letras (Bacharelado e Licenciatura Plena) - Habilitação: Português - Francês e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor da Aliança Francesa do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa. Tem interesse nos estudos dos fatores raciais que atravessam a relação Ensino-Aprendizagem na Educação Pública/Privada, no uso da Tecnologia como auxiliadora da autonomia das alunas e dos alunos, e nos processos educacionais antirracistas e decoloniais.

Marcos Monte de Oliveira Alves
Possui graduação em Matemática e mestrado pelo IMPA. Desenvolveu pesquisa no Reino Unido, observando o engajamento dos estudantes Ingleses e correlacionando com seu sistema de ensino. Atualmente pesquisa na UFRJ os temas Jogos Digitais e Desenho de Pesquisas.
evandro von sydow domingues
Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2008)

Carla Mendes Maciel
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(Licenciatura, 1999 e Bacharelado em Genética, 2000) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora de Ciências e Biologia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e participa de projetos de extensão na área de Ensino de Ciências e Biologia.

Felipe de Araújo e Silva
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (concluída em 2013); trabalhou como bolsista de pesquisa na área de Ciências Biológicas entre os anos de 2006 e 2013 (FIOCRUZ, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, UFRJ). Tem mestrado em Botânica pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro com a dissertação “Goeppertia (Marantaceae) no estado do Rio de Janeiro”, concluído em março de 2016. Atualmente, é professor de Ciências e Biologia no ensino básico, tendo lecionado em escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, como Escola Parque (2010), CEAT (2013-presente), Curso Preparatório Freitas Ribeiro (2019) e Colégio de Aplicação da UFRJ (2020-2021).

Franco Gomes Biondo
Doutorando em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros (UFF), na linha de pesquisa Processos Ambientais e Poluição. Mestre em Educação (UFF), na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação. Especialista em Ensino de Ciências e Biologia (CPII), Bacharel em Biologia Marinha (UFRJ), Licenciado em Ciências Biológicas (UFRJ) e técnico em Biotecnologia (IFRJ). Atualmente é professor efetivo de Ciências e Biologia na rede municipal de Maricá (RJ) e na rede privada de Niterói (RJ). Atua nas áreas da Biologia Marinha e da Educação em Ciências, sobretudo nos seguintes temas: disciplina escolar Ciências, Base Nacional Comum Curricular, cultura oceânica e educação ambiental marinha e costeira

Isabel Van Der Ley Lima
Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do setor curricular de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação da UFRJ e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI) do departamento de Educação da PUC-Rio e do projeto de Extensão Universitária Compartilhando Boas Práticas no Ensino de Biologia e Ciências (UFRJ). Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - UFRJ) e do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - Ênfase em Biologia (CESPEB - Biologia) da UFRJ.

Pedro Moreno Feio de Lemos
Professor de Ciências e Biologia na Educação Básica, Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ), MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis (UCAM) e Licenciado em Ciências Biológicas (IB/UFRJ). Possui experiência na área Educação em Ciências e Biologia e Formação de Professores de Ciências e Biologia (CAp/UFRJ), na área de Ecologia (pela atuação no Laboratório de Limnologia/UFRJ e Laboratório de Ecologia Aplicada/UFRJ), Genética Forense (Instituto de Pesquisas e Perícias em Genética Forense da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro), Gestão de Resíduos Sólidos (atuação em consultorias e nos projetos Recicla CCS e Recicla Parque) e no magistério.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2021). Mestre em Educação (2017), bacharel (2017) e licenciado (2014) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde é docente orientador do subprojeto Biologia no Programa Residência Pedagógica da UEMG/CAPES, vice-coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e responsável por disciplinas do setor de Educação em Ciências e Biologia ofertadas pelo Departamento de Ciências Biológicas. É líder do LINCE – Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Atua no campo da Educação, com ênfase na Educação em Ciências, realizando investigações sócio-históricas sobre os currículos de Ciências e Biologia, as políticas educacionais, a formação de professores e a profissão docente.

Angelina Coelho Caruso
Estudante de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Atualmente atuo como estagiária no Laboratório de Benthos, departamento de biologia marinha, UFRJ.

David dos Santos de Moura
Mestrando em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Graduado em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2021). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) direcionado para o desenvolvimento de projetos educativos em parcerias com escolas públicas (2015-2017). Atuou como professor em cursos de pré-vestibular comunitário (2017-2021). Entre 2017-2021 atuou como educador museal na Casa da Ciência da UFRJ, desenvolvendo e realizando atividades para diversos grupos de visitantes. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos (Fiocruz).

Júlia Pompeu Fernandes da Costa
Atualmente cursa a graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas na UFRJ. Participa do projeto de iniciação científica entitulado “O vírus como uma figura de poder: currículo e modos de endereçamento de materiais de divulgação científica”, financiado pela Faperj. Realizou iniciação científica no laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento (LBMD) na área de Evolução e desenvolvimento (EvoDevo) de insetos. Participou como voluntária no Programa de voluntários do Projeto Ilhas do Rio. Foi estagiária voluntária no Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA), na UERJ, na área de educação ambiental, desenvolvendo atividades e ministrando palestras em escolas públicas da região das Baías de Ilha Grande e Sepetiba.

Nathália Giuntini Barra
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPQ entre 2019 e 2021 no Laboratório de Bentos (UFRJ) participando do projeto “A Baía de Guanabara sob uma perspectiva ecológica de longa duração”. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biologia Marinha.

Danielle Christina do Nascimento Oliveira
Atua na Educação Inclusiva como professora do atendimento educacional especializado (AEE) na rede municipal de Nova Iguaçu - RJ. É doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ, sob a orientação da Profª Mailsa Passos. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - EDU/UERJ; especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico pelo Colégio Pedro II; especialização em Docência com ênfase em Educação Inclusiva pelo Programa de Pós-Graduação em Docência do Instituto Federal de Minais Gerais - IFMG.

Juliana D’Elia Sampaio Ferreira
Possui especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Pró-Saber (2021) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, educação infantil, literatura infantil, formação de professores, escrita escolar.

Natasha Maria Fernandes de Lima
Graduada de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuei como bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do PIBID/UNIRIO, sob orientação da Professora Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio, na qual fui integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa: Práticas Educativas e Cotidiano (NEPPEC), no grupo de pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF).

Adriana Barbosa Soares
Mestre em Educação pela UFRJ, (2012). Graduada e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora do ensino básico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP/CFCH). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores alfabetizadores, formação continuada de professores, alfabetização e letramento, formação continuada de formadores e formação de coordenadores pedagógicos.

Natália Tavares Rios
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor da ensino básico e técnico - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raquel Souza de Oliveira
Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ). Possui pós-doutorado (2019), doutorado (2014) e mestrado (2004) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve seu diploma de graduação em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade no ano de 2002.

Antonio Ferreira da Silva Júnior
Professor Titular de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Colégio de Aplicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Estágio de Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUCSP) e em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP).

Lúcia Helena Ferreira
Graduada em Letras Francês/Português (bacharelado e licenciatura, 1995) e Letras Italiano (bacharelado e licenciatura,2002) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela mesma instituição (2000). Doutora em Letras, na área de Língua e Literatura Francesa (2009), também pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora de francês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Helena Carvalho Henriques
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), graduação em Licenciatura em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) e mestrado em Spanish and Latin American Studies - University of Alberta (2013). Atualmente é professora - Cultura Inglesa Idiomas.

Juliana Jandre Barreto
Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017), Mestrado pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Bacharelado em Letras Português / Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Licenciatura em Letras Português / Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). É professora de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) desde 2011.

Déborah Cristina Pereira de Souza
Ensino Superior Completo em Letras (Português e Espanhol - Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo sido bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), participando do Grupo de Pesquisa “Variação fonético-fonológica: reflexos na escrita”. Atualmente, é discente de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas na mesma instituição.

Juliana de Jesus Pinheiro Peres
Mestre em ciências da Atividade Física (UNIVERSO), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e em Acupuntura pela ABACO (2005). Foi professora efetiva nas redes Municipal (2010-2015) e Estadual (2008-2015) do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora do Ensino Básico Téc. e Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É também professora da disciplina de estudos culturais em educação física no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Letícia Pimentel Garcia de Sousa
Graduada em Licenciatura do curso de Português-Inglês e aluna de mestrado do Programa de pós-graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada , da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nessa mesma instituição, atuou como monitora de Língua Inglesa do Projeto Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC-UFRJ) e atuou como professora de Língua Inglesa do Projeto Idiomas Sem Fronteiras (ISF - UFRJ). Atualmente é professora de língua inglesa do Centro Educacional Espaço Integrado na área de extensão e professora de língua inglesa no Instituto Brasil Estados Unidos - IBEU.