Capa do livro: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E PROFISSÃO DOCENTE:<br>Processos autoformativos

EDUCAÇÃO EMOCIONAL E PROFISSÃO DOCENTE:
Processos autoformativos

Autores: Loss, Adriana Salete – Lyra, Letícia Ribeiro (Orgs.)

A obra Educação Emocional e Profissão Docente: Processos autoformativos apresenta estudos que buscam o reconhecimento do cuidado com as emoções nas relações humanas, dentro do contexto escolar.  Preconiza a valorização do saber cuidar de si e do outro para a construção de relações humanizadoras e de ambiências de colaboração e de solidariedade.
A aprendizagem do cuidar de si e do outro precisa fazer parte dos processos educativos e formativos, na perspectiva da promoção de relações éticas. As pessoas se humanizam na relação dialógica do Eu-Tu, mediada pela escuta sensível.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4876-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-4873-1
DOI: 10.24824/978652514876.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • PERCEPÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS NO CENÁRIO DO ISOLAMENTO SOCIAL E DO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS - 21
  • AS EMOÇÕES PODEM SER EDUCADAS? REFLEXÕES A PARTIR DAS NORMATIVAS CURRICULARES BRASILEIRAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - 39
  • DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE ACERCA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS - 59
  • AS INTERFERÊNCIAS DAS EMOÇÕES DESAGRADÁVEIS NA DOCÊNCIA - 79
  • A TRAMA ENTRE O DESEJO E OS AFETOS: a importância de cultivar emoções agradáveis nas relações interpessoais - 103
  • ARTE E EMOÇÕES EM AÇÃO: o poemóbile como experiência investigativa e (trans)formativa - 117
  • ÉTICA, AUTOFORMAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS NOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS - 139
  • PROCESSOS DE HUMANIZAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO: a escola como lugar de autoformação - 153
  • EDUCAÇÃO EMOCIONAL E A ESCUTA SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 171
  • CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO GRISA NA DOCÊNCIA ESCOLAR - 193
  • ÍNDICE REMISSIVO - 211
  • SOBRE OS AUTORES - 213
ADRIANA SALETE LOSS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal, com financiamento CAPES. Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE) e do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU).

ALMIRO SCHULZ

Bacharel em Teologia, Mestre em Filosofia e Doutor em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP; Professor Associado III da Faculdade de Filosofia/Fafil –UFG; Prof. do Mestrado Profissional do CEPAE/UFG.

ANA LÍDIA PAIXÃO

Doutoranda de Educação Artística pela Universidade de Lisboa e do Porto. Mestre em Ensino das Artes Visuais (UFPB). Participa em diversos grupos de pesquisa, entre os quais o Grupo de Estudos Participativos e Artísticos em Investigação e Educação (GEPPAIE), o Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE). Trabalha na Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC) do estado de Pernambuco com formação de professores.

ANA PAULA CAETANO

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) e Professora Associada do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Participa em diversos grupos de pesquisa, entre os quais coordena, junto com Ana Paz, o Grupo de Estudos Participativos e Artísticos em Investigação e Educação (GEPPAIE), e participa nos Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE) e no Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU).

ANDREIA XAVIER TEIXEIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Integrante do Grupo de Pesquisas em Educação Emocional (GRUPEE), na mesma Universidade. Especialista em Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus Erechim. Atua como Pedagoga no Departamento de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Ibirubá.

ANGELO VITÓRIO CENCI

Graduado em Filosofia Licenciatura Plena (UPF/RS), com especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF/RS), Mestrado em Filosofia (PUCRS/RS), Doutorado e Pós-doutorado em Filosofia (UNICAMP/SP). É professor da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordena o Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF), o Grupo de Estudos em Ética, Democracia e Educação (GEEDE-UPF) e o Projeto de pesquisa Formação humana, educação para a justiça social e desenvolvimento sustentável. Faz parte dos Grupos de pesquisa CNPQ Racionalidade e formação e Filosofia e educação. Coordena, pela UPF, o Convênio trilateral internacional UNICAMP/SP – UNCPBA/ARG – UPF/RS.

DIULIANA CHIARADIA PIMENTEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Integrante do Grupo de Pesquisas em Educação Emocional (GRUPEE), na mesma Universidade. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS- Campus Erechim. Atua como professora dos Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Erechim.

ENILSON MACEDO FERREIRA

Mestrando no Cepae e tem Especialização em História Africana pela UFG (Concluído), Especialização em Sociologia e Ensino Religioso pela Prominas (Concluídos), Complementação em Pedagogia pelo Claretiano (Concluído; professor de filosofia, Sociologia e Ética.

EVANIA CARINA CALZA

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena (UPF/RS), com Especialização em Supervisão Escolar (UPF/RS) e Interdisciplinaridade na Educação com foco na alfabetização (FAI/SC), Mestrado em Educação (UPF/RS). É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo/RS. Participante do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas PPGEEdu/UPF.

FLÁVIA BURDZINSKI DE SOUZA

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Mestra em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Especialista em Ensino pela Pesquisa e Aprendizagem por Projetos (UTP-PR). Pedagoga. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE/UFFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG).

FRANCIELE ZALESKI

Licenciada em História e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS – Campus Erechim, RS; Graduanda em Pedagogia pela Unifael – Campus Erechim; Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia pela Faveni – Campus Erechim; Pós-graduanda em Parapsicologia e Hipnoterapia pelo Método Grisa e FGE\SP – Polo Erechim, RS; integrante do grupo de pesquisa Educação Emocional (GRUPEE) UFFS, Campus Erechim – Erechim, RS.

JONAS ANTÔNIO BERTOLASSI

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim – RS. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim – RS. Professor da rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas – RS.

JÚLIA CAROLINA VIZZOTTO DE CONTO

Psicóloga Clínica e Jurídica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – UFFS Campus Erechim – RS. Graduada em Psicologia e Especialista em Psicologia Infantil e em Psicologia Forense e Jurídica.

LETÍCIA RIBEIRO LYRA

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE).

LUCIMAR PERTILE

Especialista em Parapsicologia Clínica e Psicanálise – MG – Florianópolis SC; Especialista em formação para o Magistério Superior em Orientação Parapsicológica Pessoal, Social e Institucional – UNIVALI, Biguaçu\SC; Especialista em Saúde Mental e Dependência Química pela UCEFF – Chapecó -SC; Licenciatura em Filosofia,(PUC\FAFIMC-RS); Licenciatura em Teólogia – ITEPA – Passo Fundo-RS; Especialista em Naturopatia e Neuropatia com ênfase em Iridologia – FACULDADE HELIO ROCHA(Salvador\BA); Coordenador Pedagógico e Diretor do curso de Pós Graduação latus Sensus e MBA em Parapsicologia e Hipnoterapia – Método Grisa – Polo – Erechim -RS; integrante do Grupo de pesquisa Educação Emocional(GRUPEE) UFFS, Campus Erechim – Erechim, RS.

MARGARETE TIRONI

Graduada em Ciências Biológicas – Unochapecó. Especialista em Educação Integral – UFFS; Ensino de Ciências Naturais Biologia e Química – UCEFF; Neurociências – Unoesc. Professora das Redes Públicas Estadual e Municipal de Chapecó – SC.

MILENA MORAES DO ESTREITO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim – RS. Pós-Graduada em Especialização Educação Especial, com Ênfase em Deficiência Intelectual pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai Faculdade (IDEAU); Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

MÔNICA RIET GOULART

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Graduada em Educação Psicomotora e Psicopedagogia Clínica pelo Unilasalle. Especialista em Educação Popular, pela Associação de Educação Católica do Rio Grande do Sul – AEC/RS e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle. Coordenadora de Ensino na Associação de Educação Franciscana da Penitência e Caridade Cristã – Colégio da Imaculada – Canoas /RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE/UFFS).

PATRYCIA SBEGHEN ZANATTA

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim/RS. Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional – GRUPEE (UFFS). Psicóloga Clínica e Psicóloga em uma Instituição de Ensino Superior.

ROSÂNGELA FÁTIMA DALAGNOL

Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG). Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil (FAMESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (UFFS, campus Erechim). Professora de Educação Infantil da Rede Marista em Erechim, RS.

ROSANE CARDOSO GARCIA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação– UFFS Campus Erechim, RS. Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, UFRGS. Licenciada em Ciências do 1º Grau, com Hab. Matemática, URCAMP, Campus Alegrete. Professora da Rede Pública Estadual – Erechim, RS.

SAMANTA AGUIAR RODRIGUES DA SILVA SOUSA

Mestranda no CEPAE/UFG; Licenciada em Pedagogia pela UFG. Assessora Pedagógica no departamento de Apoio à saúde do servidor na Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia.

SILVANIA REGINA PELLENZ IRGANG

Mestre em Educação, Pós-graduada em Gestão Educacional e Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim/RS). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE/UFFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS/UFSM).

SUSIANE MARIA BAMPI

Pedagoga pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, campus Erechim) e participante do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE) na UFFS e atua como Professora de Educação Infantil na rede pública municipal de Erechim, RS.

ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim/RS. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim/RS. Coordenadora do Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES (PUCRS), do Grupo de Pesquisa em Educação Popular na Universidade – GRUPEPU (UFFS) e do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional – GRUPEE (UFFS).