Capa do livro: COTIDIANO ESCOLAR: Formação continuada e práticas inclusivas – Vol. 05

COTIDIANO ESCOLAR: Formação continuada e práticas inclusivas – Vol. 05

Autores: Nascimento, Jussara Cassiano – Santos, Késia Cosendey Sindra Mescolin dos (Orgs.)

O presente livro é resultado do trabalho desenvolvido por docentes das mais distintas áreas do conhecimento, os quais se propõem ao compartilhamento de experiências educativas inclusivas. As atividades foram voltadas para o atendimento a alunos que apresentam condições que demandam respostas educacionais diferenciadas para o alcance de êxito no processo ensino-aprendizagem. Ressalta-se que as situações didáticas apresentadas foram realizadas a partir de estudos teórico-práticos que propiciaram a reflexão sobre a educação como um direito, compreendendo que sua efetivação depende do trabalho colaborativo de todos os atores dos estabelecimentos de ensino. Concebemos como um desafio a inclusão efetiva dos discentes com necessidades educacionais específicas no âmbito escolar. Entretanto, destacamos a formação continuada como um caminho profícuo quanto à ressignificação das ações docentes na contemporaneidade. Dessa forma, a obra reúne propostas reais vivenciadas no “chão da escola” e visa contribuir modestamente para novos olhares sobre a práxis pedagógica na perspectiva de uma educação inclusiva.

Impresso
de R$ 62,32 por
R$ 47,94
Digital
de R$ 55,50 por
R$ 35,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5130-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5131-1
DOI: 10.24824/978652515130.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 171
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 11
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO CONTINUADA: reflexões na/ para prática pedagógica - 13
  • O OLHAR DOCENTE SOB A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO E SOFTWARE “CASULO TEA” - 29
  • UM OLHAR DO PROFESSOR E DA EQUIPE MULTIFUNCIONAL PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS - 47
  • EXPERIMENTOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ACESSIBILIDADE EM SALA DE AULA - 57
  • MATEMÁTICA E ATIVIDADES DA VIDA COTIDIANA: estratégias pedagógicas para o aprendizado das frações - 67
  • PRÁTICAS INCLUSIVAS: a importância do jogo didático para integrar a sala de aula - 79
  • IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DAS ESCOLAS ASSISTENCIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM TEA: relato de experiência - 93
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DE AVALIAÇÕES ADAPTADAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 103
  • PRÁTICAS INCLUSIVAS: um caminho necessário - 121
  • ARTE, INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR - 137
  • A PEDAGOGIA SOCIAL E SEU APORTE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO - 147
  • ÍNDICE REMISSIVO - 159
  • SOBRE OS AUTORES - 163
JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Educação pela UNIRIO. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil pela PUC/Rio. Assessora Pedagógica da Divisão de Ensino e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) com professores que atuam nas três Escolas Assistenciais da FAB, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB).

KÉSIA COSENDEY SINDRA MESCOLIN DOS SANTOS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de pesquisa “Ética, Inclusão e Interculturalidade”. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Especial Inclusiva. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Professora do Atendimento Educacional Especializado. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira (FAB).

KARLA CRISTINA DE SOUZA SANTOS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UNIRIO (2017), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância/UFF (2012), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UCAM/2020). Graduada em Pedagogia (Habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional) pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira.

BIANCA DE FATIMA FONSECA JARDIM PANTOJA

Mestra em Educação Cientifica e Matemática pela (UFPA) Universidade Federal do Pará.(2022) Esp. em Neuropsipedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Iguaçu.(2022).;Esp. em Psicopedagogia pela Faculdade de Vitória. (2018) Esp. em Educação Especial pela Faculdade de Vitória (2018); Esp em Administração Escolar pela UFRJ (2007) Esp em Educação Infantil pela UFRJ. Esp em Supervisão e Coordenação Escolar.Integrante dos Grupos de Pesquisas GEPASEA (UFPA); GEPSAD; (EAFAB) e GPEA (CTRB). Oficial da Força Aérea Brasileira desde 2017 atuando no CTRB.

MARCELO MARQUES DE ARAÚJO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Pedagogia pela UEA (2001), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2004). É doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/UEA/UFPA). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC – UFPA).

ANTONIO FÁBIO MALCHER FIGUEIREDO

Graduado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Pós-Graduado em Instrumentação para o ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Membro do Grupo de Estudos de Pesquisa Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) e Professor de Matemática no Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB e SO (RM1-FN) da Marinha do Brasil.

WASHINGTON LUIZ PEDROSA DA SILVA JUNIOR

Oficial da Força Aérea Brasileira, Mestrando em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará, Professor licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará- UEPA. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira, Estatística e Educação do Campo e Antropologia Brasileira.

AMANDA PEREIRA MARQUES D’ALMEIDA

Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-PA) com especialização Lato Sensu em Docência no Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Educação Especial, Neuropsicopedagogia, Mestrado em Ciências da Educação e Doutoranda em educação (ULBRA-Canoas), Coordenadora do Ensino Médio do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB e Oficial da Força Aérea Brasileira.

FABÍOLA BRITO FERREIRA

Pedagoga formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008) e formada em Direito pela Escola Superior Madre Celeste, ESMAC, Orientadora educacional do Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB e Oficial da Força Aérea Brasileira.

ALEX SANDRO MOURA

Pós-Graduado em Língua Portuguesa pelo Instituto Liceu Literário Português em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduação em Letras, com Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Moura Lacerda em Ribeirão Preto – SP. Professor de Língua Portuguesa no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

ELAINE REGINA MAURÍCIO CARREIRA

Especialista em Administração e Planejamento da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Analista Educacional na TV Escola/Salto para o Futuro, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Atuou nos Anos Iniciais do Colégio Brigadeiro Newton Braga e foi membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes do CBNB.

SARA CRISTINA SANTOS PINHEIRO OLIVEIRA

Psicopedagoga pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com curso de extensão Ensino Religioso – preparação para o magistério, pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e Social. Atuou como professora dos Anos Finais e Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro na cidade de São Gonçalo, no Instituto de Educação Clélia Nanci e no Colégio Estadual Armando Gonçalves. Compõe o quadro efetivo de docentes do Colégio Brigadeiro Newton Braga, atuando nos Anos Iniciais, fazendo parte do Grupo de Pesquisa Práticas e saberes docentes.

MÁRIO ANICETO CORRÊA

Pós-graduado em Educação Matemática pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Especialista em Artes Cênicas pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Augusto Motta. Possui cursos na área de Educação, nas seguintes especialidades: Mediador Escolar e Educação Inclusiva pela FASULMG, Formação Continuada em Educação Inclusiva pela UERJ, Interpretação teatral pela FAETEC. Atualmente atua como professor de Matemática dos Anos Iniciais do CBNB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes do CBNB.

WENDY JOYCE SIQUEIRA MACÊDO

Oficial da Força Aérea Brasileira, atuando como professora de Inglês e Espanhol do Colégio Tenente Rêgo Barros. Especializada em Metodologia da Educação do Ensino Superior, mestranda em Educação- Formação de Professores pela UNINI-México/Funiber

ANDRÉA JANSEN DA SILVA

Doutorado em Ciências (Fisiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Educação Física (UFRJ). Atualmente é 1° Tenente QOCon MDM Educação Física da Força Aérea Brasileira, atua como: Docente na Educação Básica do Colégio Brigadeiro Newton Braga e Docente no Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Desempenho Operacional da Universidade da Força Aérea (PPGDHO/UNIFA).

CRISTINA ANGÉLICA AQUINO DE CARVALHO MASCARO

Professora da Faculdade de Educação da UERJ, ProPEd/UERJ e do PROFEI/UEM. Doutora (2017) e Mestre (2014) em Educação (ProPEd/UERJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Coordenadora de Monografias do Curso de Pedagogia CEDERJ/UERJ. Procientista UERJ/FAPERJ.

ROSIANE FERREIRA GONÇALVES

Cientista Social, Pedagoga, Especialista em Educação e Problemas Regionais, Mestre em Antropologia e Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental. Professora Titular de Sociologia do Colégio Tenente Rêgo Barros.

ANA PAULA BARROS LIMA

2º Tenente, Oficial da Força Aérea Brasileira, Graduada em Psicologia, Especialista em Psicologia da Educação, pós-graduanda em Avaliação Psicológica e em Análise do Comportamento, Psicóloga no Colégio Tenente Rego Barros.

NATÁLIA DE FÁTIMA SILVA DOURADO

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2008), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e DI. Atualmente Oficial Pedagoga da Força Aérea Brasileira. Com experiência na área de Educação e Clínica, com ênfase em métodos e técnicas de ensino.

WALDERNEY PINHEIRO DA CRUZ

Oficial da Força Aérea Brasileira, Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Pós-Graduado Especialista em Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (UFPA), Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (ESAMAZ), Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social (ESAMAZ) e Assistente Social do Colégio Tenente Rêgo Barros.

MARIA JULIA NUNES

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente da Universidade Ceuma-UNICEUMA. Psicopedagoga pela Universidade Candido Mendes/UCAM. Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade do Maranhão/FACAM, Especialista em Gestão Educacional – Faculdades Integradas Potencial/FIP. Exerceu a Direção Geral de Ensino da Escola Caminho das Estrelas nos anos de 2017-2019, atuou como Coordenadora dos Anos Iniciais no período de 2006-2009 e no período de 2013-2015. Atualmente é professora da carreira EBTT na Escola Caminho das Estrelas em Alcântara/MA.

JOSÉ CARLOS TEIXEIRA PISTILLI

Doutor em Planejamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheiro pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela UNESA, Especialista em Didática do Ensino Superior pela SOMLEY/RJ, Especialista em Administração de Marketing pela SOMLEY/RJ, professor de Ciências e Matemática pela FEUC/RJ. Atualmente, sou regente de turmas do Ensino Fundamental e do Ensino médio, e coordeno Projetos Multidisciplinares, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB).

CARMEN LÚCIA CRESPO PINTO

Mestranda em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena. Graduada em Educação Artística com licenciatura em Música pela UNISUAM (1992). Atualmente é professora de Música e Artes visuais no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em artes visuais, teatro, música, dança, astronomia e novas tecnologias. Aposentada como professora de Música do Município do RJ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira (FAB).

JOELMA CARVALHO DA CONCEIÇÃO MOLINARO

MBA em Educação Corporativa. Especialista no Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações pela Universidade Veiga de Almeida. Especialista em Gestão de Projetos pelo PMI. Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá. Professora dos Anos Iniciais e Orientadora Pedagógica do Projeto Tirando Dúvidas e Sanando Dívidas para alunos com dificuldades na aprendizagem e baixa autoestima do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Oficial temporária por 8 anos na Força Aérea Brasileira (2012-2020).