Capa do livro: COTIDIANO ESCOLAR:<BR> Práticas pedagógicas em colégios assistenciais volume 4

COTIDIANO ESCOLAR:
Práticas pedagógicas em colégios assistenciais volume 4

Autores: Nascimento, Jussara Cassiano – Pistilli, José Carlos – Pantoja, Bianca de Fátima Fonseca Jardim – Nunes, Maria Julia (Orgs.)

Neste livro estão reunidas algumas das inúmeras práticas pedagógicas narradas por professores das diversas áreas do saber atuantes em escolas da Aeronáutica. Suas narrativas dão conta de experiências interdisciplinares bem-sucedidas junto a seus estudantes tidos como os protagonistas do processo educativo escolar. Os sucessos aqui narrados nos estimulam a continuar no caminho do diálogo tendo estudantes e professores no centro do debate. Nesse diálogo sobrepõem-se as reflexões sobre os caminhos que a escola precisa seguir nesses novos tempos. O livro nos convida a pensar a complexidade implícita a todo o fazer pedagógico que se assenta cada dia mais no tripé ciência-arte-tecnologia e na mudança de paradigmas rumo à superação da simples reprodução. As experiências que o livro nos apresenta nos levam a afirmar que não se pode mais pensar uma escola de qualidade e inclusiva sem encorajar nossos estudantes e colegas professores à produção de saber, à manifestação de potenciais criativos enquanto alicerces da construção de uma educação humanizadora e emancipadora.

Impresso
de R$ 89,14 por
R$ 68,57
Digital
de R$ 88,41 por
R$ 51,43

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5133-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5132-8
DOI: 10.24824/978652515133.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 317
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • AS NARRATIVAS INFANTIS NA CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS - 15
  • HISTORIANDO A CIÊNCIA: um novo começo - 25
  • PRÁTICAS DE LINGUAGEM E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: a importância da afetividade na aprendizagem - 37
  • A INFLUÊNCIA INDÍGENA NO MODO DE VIDA ALCANTARENSE - 55
  • PROJETO ÓLEOS ESSENCIAIS: história, obtenções e aplicações, ao longo dos seus dez anos de atividades - 69
  • PROJETO SOLIDARIEDADE: um resgate de memórias e aprendizados - 89
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ALCÂNTARA: esse patrimônio é nosso! - 101
  • COMO EXTRAIR A RAIZ ENÉSIMA DE UM NÚMERO SEM A UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS, UMA FORMA DE AGILIZAR OS CÁLCULOS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA - 115
  • TROCANDO CARTAS COM AS ESTRELAS DE BELÉM - 125
  • CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NO COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA (1985 – 2018) - 139
  • ITINERÁRIO FORMATIVO PRÉ-MILITAR: projeto “Papo Militar” - 153
  • TICS E ALFABETIZAÇÃO: relato de experiência sobre o uso de aplicativos no processo de aquisição da leitura no período pandêmico - 165
  • OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: perspectivas metodológicas para estímulos à aprendizagem de matemática em turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais - 175
  • CENTRO DE MEMÓRIA: as práticas pedagógicas apresentadas por vídeo - 191
  • A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUADRADO MÁGICO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA - 205
  • UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA STEAM NO ENSINO MÉDIO: uma abordagem sobre compostagem no ensino de Química - 217
  • OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO PÓSPANDEMIA - 229
  • REFLEXÕES DOCENTES EM NOVOS TEMPOS PEDAGÓGICOS PÓS-PANDEMIA DE COVID-19 - 241
  • IMAGENS MÚLTIPLAS FORMADAS POR DOIS ESPELHOS PLANOS, CUJAS SUPERFÍCIES ESPELHADAS SE DEFRONTAM: duas “pré-atividades” - 259
  • JOGOS SÉRIOS/EDUCATIVOS MATEMÁTICO COMO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS - 267
  • COORDENADOR PEDAGÓGICO: facilitador da prática docente - 287
  • ÍNDICE REMISSIVO - 297
  • SOBRE OS AUTORES - 303
MARIA DO AMPARO TORRES PINHEIRO

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade Cândido Mendes – FACAM. Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora titular do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Caminho das Estrelas. Membro do Grupo de Estudos Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Educação pela UNIRIO. Psicopedagoga. Especialista em Educação Infantil pela PUC/Rio. Assessora Pedagógica da Divisão de Ensino e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) com professores que atuam nas três Escolas Assistenciais da FAB, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB).

CELSO LUIS SOARES DOS SANTOS SOBRINHO

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Professor licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Química do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB). Coordenador do Projeto Historiando a Ciência no CBNB.

ZULMIRA MARIA MARQUES DE PINHO

Mestranda em Desenvolvimento Local pela UNISUAM-RJ. Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela ENSP/FIOCRUZ. Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da UFRJ. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Néri da UFRJ. Professora no Colégio Brigadeiro Newton Braga do Comando da Aeronáutica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD).

VANDA DO SOCORRO FURTADO AMIN

Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura, pela Universidade da Amazônia (2021); Mestra na mesma área, pela Universidade da Amazônia (2015); Graduanda em Psicologia (2021-2025). Membro do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico/Unama e do grupo Poesia no dia a dia: Grupos Vivenciais e resiliência/Unama. Membro cofundadora do Grupo de Pesquisa em Ensino na Aeronáutica, do Colégio Tenente Rêgo Barros. Graduada em Letras (UFPA/1999). Graduada em Direito (UFPA/2006). Professora de Língua Portuguesa no CTRB (DIRENS/FAB), em Belém-PA, desde 2005.

CARLA SOARES PEREIRA

Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura, pela Universidade da Amazônia/Ser Educacional (2020); mestra na mesma área, pela Universidade da Amazônia (2014); Especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (2007), graduada em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal do Acre (2004). Atua como professora EBTT da área de Língua Portuguesa no Colégio Tenente Rêgo Barros, vinculado ao Comando da Aeronáutica (CTRB/ DIRENS/ FAB), em Belém.

VANESSA KELI RODRIGUES DE OLIVEIRA

Especialista em Cultura e Literatura, pela Faculdade de São Vicente/SP e Especialista em Formação de Leitores em Bibliotecas de Educação Básica, pela Faculdade de Minas Gerais/MG. Graduada em Letras, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), integrante do grupo de pesquisa e estudos GEPASEA, da Universidade Federal do Pará (UFPA). 1º Tenente Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), atua como professora de Língua Portuguesa no Colégio Tenente Rêgo Barros.

LETICIA BRANDÃO NERY

Especialista em Educação Inclusiva na Perspectiva da Inclusão, pela Escola Superior da Amazônia e Pós-graduanda em Revisão de Textos, pela PUC Minas. Graduada em Letras, Universidade Estadual do Pará (UEPA), pedagoga pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). 2º Tenente Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), atua como professora de Língua Portuguesa no Colégio Tenente Rêgo Barros.

JOSENICE MARTINS

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio, pela Faculdade Santa Fé – FSF; Especialista em Supervisão Gestão e Planejamento Educacional, pelo IESF. Licenciada em Geografia, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora da Rede Municipal de Alcântara-MA.

MARIA JULIA NUNES

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente da Universidade Ceuma-UNICEUMA. Psicopedagoga pela Universidade Candido Mendes/UCAM. Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade do Maranhão/FACAM, Especialista em Gestão Educacional – Faculdades Integradas Potencial/FIP. Exerceu a Direção Geral de Ensino da Escola Caminho das Estrelas nos anos de 2017-2019, atuou como Coordenadora dos Anos Iniciais no período de 2006-2009 e no período de 2013-2015. Atualmente é professora da carreira EBTT na Escola Caminho das Estrelas em Alcântara/MA.

ROUSIANE DAMASCENO EVANGELISTA

Mestranda do Curso em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma-UNICEUMA. Especialista em Gestão Educacional Integradora, pela Faculdade Atenas Maranhense – FAMA. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Atenas Maranhense. Professora do Magistério do Ensino Básico Técnico Tecnológico – Escola Caminho das Estrelas.

MARCELO DELENA TRANCOSO

Mestre em Ciências, em Ensino de Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Ensino de Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Ensino Universitário, pela Universidade Castelo Branco; Químico Industrial, pela Faculdade Nuno Lisboa; Bacharel em Química e Licenciado em Química, pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Atualmente é Professor de Química, no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), onde coordena projetos na área de meio ambiente. Tem experiência na área de Química, com ênfase em história das ciências, história da química, ensino de química e experimentação.

ALESSANDRA LEMOS DO NASCIMENTO

Formanda em licenciatura em química, pela UFRJ, trabalha como voluntária no Colégio Brigadeiro Newton Braga nos projetos do laboratório de química, como o “Projeto Coleta do Óleo Usado” e o “Projeto Extração de Óleos Essenciais”, colaborando para uma ampla divulgação cientifica na escola. Além disso, atua como estagiária na rede privada de ensino.

ELIVALDETE BAIA RIBEIRO

Professora dos anos iniciais do Colégio Tenente Rêgo Barros (Rede Federal), Mestra em Ciência Ambientais (UFPA), Especialista em Psicopedagogia (UFRJ). Licenciada Plena em Pedagogia (UFPA), Especialista em Educação, classe II (Rede Estadual). Professora tutora e pesquisadora, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática e Biologia (Universidade Aberta do Brasil – UAB), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, nos anos de 2008 a 2010.

GUILHERME HONORIO DE SOUZA REIS

Possui Pós-graduação em Educação Matemática pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (2012) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2000). Exerceu, durante oito anos, a função de professor de Matemática da Escola Tenente Rego Barros, em Belém-PA. Professor tutor no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, Universidade Aberta do Brasil – UAB, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, na modalidade de Educação a Distância, de janeiro de 2008 a fevereiro de 2009.

MARIA DO SOCORRO DE ARAÚJO ALVES

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Arte terapia pela Faculdade Cândido Mendes, Licenciatura Plena em Arte pela Universidade Federal do Maranhão. Professora – Magistério do Ensino Básico Técnico Tecnológico. Coordenadora dos Anos Finais nos biênios de 2005/2006, 2013/2014, 2022/202. Diretora Geral nos biênios de 2007/2008, 2009/2010 e 2015/2016. Atualmente ministra aula de Arte para as turmas do 5º ao 9º ano da referida escola.

GUSTAVO NOGUEIRA DIAS

Doutor em Educação pela UNR, Argentina (2017); Validado pela (UCP), Universidade Católica de Petrópolis (RJ). Mestre em Geofísica pela UFPA, Belém (2011); Esp. em Gestão escolar pelo CESUPA (2008) e em Matemática pela FAVENI (2022); Licenciado Pleno em Matemática pela UFPA (2001). No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do CTRB, onde ingressou em 2005 e a partir de abril de 2017 exerce suas atividades como dedicação exclusiva até o presente momento.

VICTOR HUGO CHACON BRITTO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2013) e Doutorado em Educação Matemática pela UFPA (2019). Atualmente é professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática matemática, ensino, matemática e avaliação.

AFONSO COSTA DA SILVA FILHO

Especializado em Metodologia de Ensino de Matemática e Física pelo UNINTER (2018), Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo IFPA (2014). Área de interesse: Formação de professores, História da Matemática e Etnomatemática.  No momento, é  professor/2º Tenente do Colégio Tenente Rêgo Barros.

ANTÔNIO CARLOS PERRONE

Possui graduação em Matemática pelo IFPA (2020), graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (1996), especialização em metodologia de ensino da matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021), especialização em educação matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021) e especialização em educação financeira e o estudo da matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020) e SO BET R1 da Força Aérea Brasileira.

VALDILENE DE JESUS OLIVEIRA SANTOS

Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA). Atua como professora Ensino Básico Técnico Técnológico na  Escola, desde 2009.  Foi membro da CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente) da Escola Caminho das Estrelas; Atuou como Coordenadora e Avaliadora na referida escola; Foi Tutora na modalidade de Educação a Distância na Uemanet- (Núcelo da Universidade Estadual do Maranhão) e na Universidade Federal no Maranhão; Foi Professora Coordenadora do Projeto Rondon;  Pesquisadora da Organização das Nações Unidas no Relatório de IDH no ano de 2009.

JOSUÉ LEONARDO SANTOS DE SOUZA LISBOA

Doutorando em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística, pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2015). Atualmente, é 1º Tenente da Força Aérea Brasileira (FAB), Coordenador Pedagógico do Itinerário Formativo Pré-Militar (IFPM) e Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio no Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB/DIRENS/FAB).

JAGLAISSE SANTOS FIGUEIREDO

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University Florida-USA. Especialista em Supervisão e Gestão Escolar e Educação Especial pela Faculdade Santa Fé. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora e coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

ANTONIO FÁBIO MALCHER FIGUEIREDO

Graduado em Ciências com habilitação em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, Pós-Graduado em Instrumentação para o ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Membro do Grupo de Estudos de Pesquisa Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD) e Professor de Matemática no Ensino Fundamental do Colégio Tenente Rêgo Barros – CTRB e SO (RM1-FN) da Marinha do Brasil.

WASHINGTON LUIZ PEDROSA DA SILVA JUNIOR

Mestrando em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará, Professor licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará- UEPA. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira, Estatística e Educação do Campo e Antropologia Brasileira e Oficial da Força Aérea Brasileira.

CARLOS ADRIANO LEITE BARBOSA

Possui Especialização em Gestão Escolar e Docência do Ensino Básico e Superior, pelo Instituto Carreira, IC, Brasil. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2016) e Graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008).  Atualmente é Professor / 2º Tenente – Colégio de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

ELIANE CARRAPATEIRA RIBEIRO

Pós-graduada em Informática Educativa pela UNICARIOCA. Especialista em Escultura Contemporânea pelo Museu do Ingá. Licenciatura em Pintura e Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes na UFRJ. Licenciatura Educação Artística pela FEBASP. Curso de Aprofundamento em Arte Contemporânea no Centro Paschoal Carlos Magno. No ano de 1985 ingressou na Secretaria Estadual de Educação como professora de Artes e na Aeronáutica como Técnica de Assuntos Culturais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes do Colégio brigadeiro Newton Braga.

DEISE MARIA BERNARDES

Graduada em Comunicação Social pela UNISUAM em 1980. Professora de Inglês formada pelo Curso YES Idiomas em 1982, funcionária pública federal do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR) na UNIFA como agente administrativa no setor de informática e diretoria de 1983 a 1996 e da Seção de TI, auxiliar de Direção e Pessoal Civil do Colégio Newton Braga de 1996 aos dias atuais. Com formação e experiência intermediária e avançada em digitações e serviços de computador.

HÉLIO VILLARINHO DO NASCIMENTO

Graduado como 3º Sargento na Especialidade de Eletrônica pela Escola de Especialistas da Aeronáutica. Possui 40 anos de experiência nas áreas de Eletrônica e Informática. Tem vasta experiência técnica em Comunicação de Dados, Microprocessamento e Manutenção de Hardware; criação e manutenção de sites. Possui cursos de: Comunicação de Dados CB-08; Microprocessador CB-07; Manutenção de Hardware MN-34; Criação e Manutenção de sites. Foi instrutor de vários cursos técnicos. Começou a atuar na área de informática no ano de 2003. Integra a equipe de TI do Colégio Brigadeiro Newton Braga.

GILBERTO EMANOEL REIS VOGADO

Licenciatura em Matemática pela UNAMA (1991), mestrado em Geofísica pela UFPA (2005) e doutorado em Educação Matemática pela PUC(SP) (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor do Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática.

ERIC FABIANO SARTORATO DE OLIVEIRA

Mestre em Projetos Educacionais de Ciências (2023) pelo Programa de Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências PPGPE/EEL-USP. Graduado em Química, pela Faculdades Oswaldo Cruz (2013) e graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente sou professor de Química na Secretaria Estadual de Educação SP e professor do Ensino Básico e Tecnológico do Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro. Tenho experiência na área de Química, com ênfase em ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos educacionais, contextualização, problemas sociais, jogos, metodologia STEAM, bromatologia e valor nutritivo.

SUZANA DO NASCIMENTO SANTOS

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Pedro II. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela UCAM e em Planejamento, Educação e Gestão da EAD pela UFF. Graduada e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ. Professora de Língua Inglesa EBTT no Colégio Brigadeiro Newton Braga e PI na PCRJ – Escola Municipal Francis Hime.

ROSA CLAUDIA CERQUEIRA PEREIRA

Graduada em História pela UFPA (1993), especialista em História e Cidade pelo NAEA-UFPA (1995), mestre (2006) e doutora (2015) em História do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da UFPA. Professora Titular de História do Colégio Tenente Rêgo Barros da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Ensino de História e, também, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino na Aeronáutica – GPEA do CTRB.

ROSEMILDO SANTOS LIMA

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003); Especialização em Formação Docente na Amazônia, pela UFPA (2011), mestrado em Geografia pela UFPA. Atualmente é professor – Secretaria de Estado de Educação do Pará e professor – Primeiro Comando Aéreo Regional, Colégio Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Educação Ambiental. Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino na Aeronáutica-GPEA, do CTRB.

LÍGIA GIZELY DOS SANTOS CHAVES

Graduada em Educação Física (UEPA), Especialista em Docência do Ensino Superior (UCAM), Especialista em Administração Escolar (UCAM), Especialista em Saúde Mental (FACINTER), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB). Doutora em Ciências do Desporto (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal convalidado UFPE), especialista em Gerontologia (UFPA), participante do Grupo de Pesquisa GPEA-CTRB, pós-doutoranda do PROFNIT / UNIFAP.

MARCOS VENICIUS SOUZA DOS SANTOS

Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela UFPA (1995). É professor da SEMEC-BELÉM e do Colégio Tenente Rêgo Barros (I COMAR). É especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UNIVERSO-RJ e Mestre em Ciências Ambientais UNITAU-SP (2013). Pardo Grupo de Pesquisa e Ensino da Aeronáutica –GPEA e Doutorando no curso de Pós-graduação stricto sensu, em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano na União de Ensino Superior do Pará – UNAMA (2023).

LEONARDO SAMPAIO MOTTA

Graduado em Licenciatura em Física pela UFRJ (2007). MESTRE em Ensino de física pela UFRJ (2014) professor de física no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Ex professor Efetivo Colégio Naval, Marinha do Brasil (2008-2016).

ANTÔNIO CARLOS F. SANTOS

Professor Titular do Instituto de Física-UFRJ. Doutor em Física Atômica e Molecular pela PUC-Rio (1999). Pós doutorado pelo Canadian Light Source (2016). Pós-doutorado pelo Missouri Science and Technology University (2001-2003). Pós doutorado em físico-química pela UFRJ. Pós-doutorado em Física Atômica pela UFRJ.

RÔMULO FERREIRA DA SILVA

Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Radioproteção e Dosimetria pela Instituição de Radioproteção e Dosimetria – IRD concluído em 23 de Agosto de 2019. QOCON – MFM – 2º Tenente da Força Aérea Brasileira – Atuando como professor de física no Colégio Brigadeiro Newton Braga.

JEANNI REIS VIEIRA DE CAMPOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2003); Especialista em Defesa Social e Cidadania pela Universidade Estadual do Pará; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Unyleya. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é 1º Ten e orientadora no Colégio Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: prática docente, educação étnico-racial, representações sociais e interculturalidade.

NÍVIA MARIA RIBEIRO DA SILVA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). Especialista em Psicopedagogia com ênfase em práticas inclusivas pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz; Neuropsicopedagogia e TEA em andamento pelo Instituto Rhema Educação. Atualmente é 1º Ten e orientadora educacional no Colégio de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento.

DANIELA FERREIRA DE JESUS

Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará – CESUPA. Pedagoga formada pela Universidade da Amazônia – UNAMA. C Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Unyleya, Cursando Pós – Graduação em Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faculdade Unyleya. Atua na área de ensino desde 2002, experiência na docência na Educação Básica há 15 anos, experiência na Coordenação Pedagógica de 06 anos, Educador Inovador Microsoft da Força Aérea Brasileira, Ten R2 FAB. Atualmente professora dos Anos Iniciais do Colégio Santa Rosa.

DENISE CORRÊA LOPES

Servidora Civil do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB) – Comando da Aeronáutica – Ministério da Defesa, desde 1996; Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA-PA); Especialista em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade Estadual do Pará (UEPA-PA); Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP); Professora do Quadro do Magistério do CTRB, atuando na Coordenação Pedagógica.

FERNANDA LAGES PESSOA EVANGELISTA

Oficial da Força Aérea Brasileira do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), – Comando da Aeronáutica – Ministério da Defesa, desde 2018; Graduada em Pedagogia (UNAMA-PA); Especialização em Educação Especial com Ênfase na Inclusão (Faculdade Ipiranga-PA). Coordenadora Pedagógica do CTRB.

REGIANE DE ASSUNÇÃO COSTA

Servidora Civil do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), – Comando da Aeronáutica – Ministério da Defesa, desde 2005; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA-PA); Especialista em Currículo e Avaliação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA-PA); Professora do Quadro do Magistério do CTRB, atuando na Coordenação Pedagógica.

SONAYRA ALENE GONÇALVES REBELO

Oficial da Força Aérea Brasileira do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), – Comando da Aeronáutica – Ministério da Defesa, desde 2019; Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA-PA); Especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa e em Tutoria em EAD (Centro Universitário Uninter-PR); Coordenadora Pedagógica do CTRB.