Capa do livro: ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA: <br>A importância da formação docente

ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA:
A importância da formação docente

Autores: Falkoski, Fernanda Cristina – Costa, Maria da Piedade Resende da – Maia, Shirley Rodrigues

A preocupação com o tema alfabetização em geral e, especificamente, da pessoa com surdocegueira, em particular a congênita, levou a uma busca por referenciais (nacionais e internacionais). Observou-se, então, a escassez de pesquisas sobre o referido tema, e constatou-se, também, a carência de registros acadêmicos que pudessem subsidiar o trabalho do docente e das instituições de ensino que atendam a essa população, principalmente no que diz respeito a esse tema.
Deve-se destacar, dessa forma, que este livro se constitui a partir de um entendimento sobre os seguintes assuntos: surdocegueira; a teoria histórico-cultural de Vigotsky; a abordagem coativa de Van Dijk; o toque, tendo a Gestalt e o Sistema Braille como possibilidades; a alfabetização e a formação de professores. Ou seja, a partir disso, foram propostas a identificação e o conhecimento dos caminhos possíveis que levassem à alfabetização da criança com surdocegueira congênita em diferentes idades, a partir do relato feito por professores de diferentes estados brasileiros que tenham atuado ou atuem na área.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5384-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5382-7
DOI: 10.24824/978652515384.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 11
  • CAPÍTULO 1 AS LENTES PELAS QUAIS ESTE TRABALHO SE CONSTITUIU - 13
  • CAPÍTULO 2 SURDOCEGUEIRA: um universo a ser desvendado - 17
  • CAPÍTULO 3 REFLEXÕES SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKY: contribuições para a mediação da aprendizagem da criança com surdocegueira - 31
  • CAPÍTULO 4 BASE DA ABORDAGEM DE ATUAÇÃO COM A CRIANÇA COM SURDOCEGUEIRA - 43
  • CAPÍTULO 5 TOQUE: possibilidade na mediação da aprendizagem da criança com surdocegueira - 67
  • CAPÍTULO 6 ALFABETIZAÇÃO: caminhos possíveis na surdocegueira - 85
  • CAPÍTULO 7 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 123
  • CAPÍTULO 8 RELATOS DOS PROFESSORES - 135
  • CONCLUSÕES - 177
  • REFERÊNCIAS - 179
  • APÊNDICE ROTEIRO DA ENTREVISTA COM PROFESSORES - 191
  • ÍNDICE REMISSIVO - 193
  • SOBRE AS AUTORAS - 197
FERNANDA CRISTINA FALKOSKI

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2023); mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2017); especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte - FAMEPLAN (2015); licenciada em Letras - Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2012).

MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.

SHIRLEY RODRIGUES MAIA

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos 2017-2018 pesquisa a elaboração de um Guia de orientação e mobilidade para crianças com surdocegueira e crianças com deficiência múltipla sensorial usarias de cadeira de rodas.