Capa do livro: ENCONTROS EM MUSICOTERAPIA:<br>Temas em Ensino, Pesquisa e Extensão Volume 2

ENCONTROS EM MUSICOTERAPIA:
Temas em Ensino, Pesquisa e Extensão Volume 2

Autores: Valentin, Fernanda - Ferreira, Eliamar Aparecida Fleury – Zanini, Claudia Regina de Oliveira – Ribeiro, Mayara Kelly Alves – Cardoso, Tânya Marques – Silva-Alcântara, Tereza Raquel – Nascimento, Sandra Rocha do (Orgs.)

Encontros em Musicoterapia: Temas em Ensino, Pesquisa e Extensão - volume 2 tem como objetivo dar continuidade à divulgação de trabalhos desenvolvidos por docentes, discentes, egressos e parceiros do curso de Graduação em Musicoterapia da Universidade Federal de Goiás. Enquanto o primeiro volume foi permeado de desafios do contexto pandêmico, o segundo volume foi escrito em meio ao retorno às atividades presenciais. Vimos a necessidade de recriar rotinas de vida, de trabalho, de pesquisa e, principalmente, fomos atravessados por temas emergentes, que nos levaram a dar voz às diversidades e às pluralidades de pessoas atendidas por musicoterapeutas, em settings variados. Neste volume são traçados diálogos da musicoterapia com as seguintes temáticas: roda de tambores, gerontologia, educação, análise do comportamento aplicada, seleção de pessoas, Unidade de Terapia Intensiva, cuidados paliativos, pessoas queer e heteronormatividade. Desejamos a todos uma boa leitura e que as ações de ensino, extensão e pesquisa aqui apresentadas possam esclarecer as possibilidades de atuação do musicoterapeuta, bem como inspirar profissionais e estudantes, expandindo os horizontes desta profissão. Que estes conteúdos encontrem ressonâncias e dissonâncias em seus caminhos! Como afirma o poeta Fabrício Garcia (2023), "o encontro modifica o caminho".

Impresso
de R$ 80,00 por
R$ 70,00
Digital
de R$ 80,00 por
R$ 56,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5080-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5081-9
DOI: 10.24824/978652515080.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO DE UM CALEIDOSCÓPIO DE PRÁTICAS A UMA PRÁTICA DECOLONIZADA- 15
  • PRÓLOGO VOZES QUE ME HABITAM - 19
  • CAPÍTULO 1 A FACILITAÇÃO DA RODA DE TAMBORES MUSICOTERAPÊUTICA EM UM CAPS: um relato de experiência - 21
  • CAPÍTULO 2 MUSICOTERAPIA, SEXO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ATUAL: da escassez à busca de (auto) conhecimento - 41
  • CAPÍTULO 3 LUTA E SOBREVIVÊNCIA NA CANÇÃO “DIABA” DE URIAS: contribuições trans para uma musicoterapia queer - 63
  • CAPÍTULO 4 A MUSICOTERAPIA NA SELEÇÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS - 83
  • CAPÍTULO 5 TIPOS DE AJUDAS MUSICAIS EM MUSICOTERAPIA: interfaces com a abordagem analítica comportamental - 99
  • CAPÍTULO 6 MUSICOTERAPIA NA ESTIMULAÇÃO DO COMPORTAMENTO INTRAVERBAL FUNDAMENTADO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA - 111
  • CAPÍTULO 7 MUSICOTERAPIA COMO MODALIDADE TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DO TDAH - 123
  • CAPÍTULO 8 MUSICOTERAPIA E GERONTOLOGIA EM PERÍODO DE PANDEMIA: atendimentos por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação - 137
  • CAPÍTULO 9 UMA REFLEXÃO SOBRE AS HABILIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS DE UM MUSICOTERAPEUTA EM AMBIENTE DE UTI – UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA - 165
  • CAPÍTULO 10 MUSICOTERAPIA NO CONTEXTO DE UM NASCIMENTO PREMATURO: UTI neonatal - 181
  • CAPÍTULO 11 UMA CANÇÃO PARA RESSOAR: Musicoterapia em cuidados paliativos - 199
  • CAPÍTULO 12 PESQUISAS EM MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO - 215
  • CAPÍTULO 13 DIÁLOGOS ENTRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ENSINO NA INSERÇÃO DA MUSICOTERAPIA NA EDUCAÇÃO: espaços formativos à ampliação de conhecimentos e aplicabilidades - 233
  • ÍNDICE REMISSIVO - 253
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 259
  • SOBRE OS AUTORES - 261
FERNANDA VALENTIN

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Mestre em Música e Graduada em Musicoterapia (UFG). Especialista em Terapia de Casais e Famílias (IEP/PUC-GO). Professora do Curso de Graduac?a?o em Musicoterapia (EMAC-UFG) e do Programa de Po?s-Graduac?a?o Interdisciplinar em Direitos Humanos (NIPEE-DH-UFG). Membro do INTEGRUS – Grupo de Investigação, Intervenção e Estudo em Tecnologia Grupal na Saúde.

ELIAMAR APARECIDA FLEURY FERREIRA

Doutora em Ciências da Saúde e Mestre em Música pela UFG. Musicoterapeuta clínica e hospitalar. Especialista em Psicologia Transpessoal de base corporal. Professora do Curso de Musicoterapia Emac/UFG. Coordenadora do LabPMut. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimentos em Musicoterapia, vinculado ao CNPq – NEPAM.

CLAUDIA REGINA DE OLIVEIRA ZANINI

Musicoterapeuta. Pós-doutora em Musicoterapia (Temple University). Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Música, Especialista em Musicoterapia em Educação Especial e em Saúde Mental (UFG). Especialista em Gerontologia titulada pela SBGG. Docente do Curso de Musicoterapia-UFG (1999-2021). Membro da Comissão de Educação e Certificação e ex-coordenadora da Comissão de Pesquisa e Ética da World Federation of Music Therapy.

MAYARA KELLY ALVES RIBEIRO

Docente do Curso de Graduação em Musicoterapia (UFG). Doutora em Ciências da Saúde, Mestre em Música e Graduada em Musicoterapia (UFG), Especializanda em Análise do Comportamento Aplicada. Musicoterapeuta clínica em reabilitação neurológica e atrasos do desenvolvimento infantil. Participou das Comissões de Formação na União Brasileira das Associações de Musicoterapia e no Comitê Latino Americano de Musicoterapia.

TÂNYA MARQUES CARDOSO

Docente do bacharelado em Musicoterapia (EMAC/UFG). Doutora em Psicologia e Psicóloga (UNESP Assis/SP), Musicoterapeuta Especialista (CBM/RJ) e em Gestão em Saúde Mental (UNICAMP/SP). Em extensão/pesquisa, discute Musicoterapia Psicossocial precavida pela psicanálise lacaniana e políticas da subjetivação. Participa de grupos de música popular (teclas, percussão) e cartéis sobre interface música-inconsciente (FCL/SP).

TEREZA RAQUEL ALCÂNTARA-SILVA

Docente e pesquisadora da graduação em musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC/UFG), Doutora em Ciências da Saúde (UFG), mestre em Música (UFG), especialista em reabilitação neuropsicológica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

SANDRA ROCHA DO NASCIMENTO

Musicoterapeuta social comunitária. Doutora em Educação. Docente no Curso de Musicoterapia (UFG). Coordenadora do Programa de Extensão LABORINTER/UFG, com projetos de pesquisa e atuações musicoterapêuticas social-comunitárias interdisciplinares e interprofissionais, em diferentes espaços sociais, abordando a identificação de vulnerabilidades e fortalecimentos psicossociais. Integra equipes interinstitucionais do  PET Saúde MS/SMS/UFG.

ANA LIDIA DE MELO ALCÂNTARA-SILVA

Graduada em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS-DF). Residência Médica em Neurologia Clínica pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA-SP). Residência Médica em Neurologia Pediátrica no Hospital da Criança de Brasília (HCB). Neurologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal desde 2020.

BEATRIZ SANTOS GONTIJO

Graduada em Musicoterapia (UFG), mestra e doutoranda em Patologia (IPTSP-UFG). Com aperfeiçoamento em Psicobiologia (USP) e em Musicoterapia pelo CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo. Atende no Núcleo de Apoio e Inclusão Autista. Coordena o Pod “500 Mulheres Cientistas” de Goiânia.

BRUNA BRASIL SANTOS

Graduação em Musicoterapia (UFG). Com foco na inclusão, trabalhou no CRER – Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, OSCEIA – Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo, OSGO – Orquestra Sinfônica de Goiânia e Clínica de Musicoterapia da UFG.

CAROLINA GABRIEL GOMES

Mestrado em Música (UFG) na linha de pesquisa Musicoterapia e Educação, graduação em Musicoterapia (UFG). Foi monitora no curso de Musicoterapia, participou do grupo de estudos sobre Musicoterapia na Educação, atuando como pesquisadora/colaboradora. Atualmente é Musicoterapeuta do CAPS Pirenópolis. Atuou em: educação regular e especial, áreas clínica e educacional.

ELISAMA BARBOSA BRASIL DOS ANJOS

Graduação em Musicoterapia (UFG). Mestrado em Música – linha de pesquisa Música, Educação e Saúde (UFG).

FERNANDA COSTA NUNES

Psicóloga (PUC/Goiás), Especializações: Consultoria e Gestão de Grupos (PUC/SOBRAP), Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF), Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde (UFG). Professora de Saúde Coletiva (IPTSP/UFG). Líder do INTEGRUS. Membro da ABRASME e Coletivo Intercambiantes Brasil. Mãe do Ricardo e Sofia.

HELLEN CAROLINE SILVA ROQUE

Graduada em Musicoterapia (UFG). Atua como musicoterapeuta no VIVA IRIS- Terapia Neuromotora Intensiva, Uberlândia-MG.

IÊZA DARA COSTA PORTELA

Musicoterapeuta (UFG). Especialista em Psicomotricidade (Rhema Educação). Pós-graduanda em ABA – Análise do Comportamento Aplicada (Faveni). Atende na Clínica de Reabilitação Multidisciplinar Infantil – Clinikids.

JOSÉ GOMES FERNANDES MORAIS

Graduação em musicoterapia (UFG). Formação em coordenação de grupos (SOBRAP), Gestão de pessoas e negócios e Gestão de sistemas integrados (SENAI). Atualmente atua como musicoterapeuta no âmbito da atenção primária à saúde.

KARYLLA AMANDLA DE ASSIS PAULA

Graduada em Musicoterapia (UFG). Pós-graduada em Reabilitação Cognitiva (NEPNEURO). Musicoterapeuta clínica (Uruaçu/GO). Participou da diretoria da Associação Goiana de Musicoterapia. Experiência em Intervenções Musicoterapêuticas Clínicas, Psicossociais, Comunitárias. Atua em Musicoterapia e neurociências com crianças e jovens com TEA, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Síndromes Genéticas, Idosos acometidos por Alzheimer, demências.

KELLY DANTAS DOS SANTOS

Graduada em Musicoterapia (UFG), especialista em Dinâmica de Grupos e Gestão de Equipes (CEAPG), aperfeiçoamento no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo. Vice-presidente da AGMT (gestão 2018-2020). Coordenadora-voluntária no TOCA – Grupo Terapêutico Online. Possui experiência clínica musicoterapêutica com saúde mental, pessoas com deficiência e dependência química.

LARA TEIXEIRA KARST

Docente do curso de Musicoterapia (UFG). Bacharel em Musicoterapia e Mestre em Música (UFG). Musicoterapeuta do Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. Preceptora do estágio acadêmico da UFG em Musicoterapia Hospitalar (estágio obrigatório supervisionado e supervisão clínica).

MARCUS VINICIUS GALVÃO

Graduado em Musicoterapia (UFG), Mestre e doutorando em Ciências da Saúde (UFG). Especializações: Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (UFJ), Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão (UNB), Impactos da Violência na Saúde (ENSP-FIOCRUZ). Professor Universitário, Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Musicoterapeuta Clínico e do Sistema Único de Saúde (SUS).

MELINA HELENA MASSARANI DA SILVA

Musicoterapeuta graduada (UFG), pedagoga, psicopedagoga, neuropedagoga e pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Autistas e Deficiência Intelectual. Foi Musicoterapeuta e professora de musicalização infantil em instituições de ensino, pedagoga (Aparecida de Goiânia), musicoterapeuta clínica com atrasos no neurodesenvolvimento e atualmente, atendimento clínico em Musicoterapia, em equipe transdisciplinar e supervisões profissionais.

MILENNA LEÃO

Graduada em Musicoterapia (UFG), Especialista em Psicomotricidade e Pós-graduanda em Musicoterapia e Transtorno do Espectro Autista. Atua na área Clínica no atendimento de crianças com Desenvolvimento Atípico.

NÁGILA MENDES FERNANDES

Graduação em Musicoterapia (UFG).Pós graduada em Análise do comportamento aplicada. Formação em psicomotricidade e Comunicação por troca de figuras.

NAYARA PEREIRA PEIXOTO

Graduação em Musicoterapia (UFG). Formação em Musicoterapia Neurológica. Pós graduada em Psicomotricidade. Pós-graduanda em ABA para TEA e DI pelo CBI of Miami. Atua na neuroreabilitação motora, cognitiva, comportamental e de linguagem na clínica Integra Reabilitação.

PAULO ROBERTO SUZUKI

Musicoterapeuta (Faculdade Paulista de Artes) e UniFMU (SP). Facilitador de Círculos de Tambores (Village Music Circles, AHull), Remo HealthRhythm, Upbeat Drum Circles (Chris Stevens). Ministra aulas de Musicoterapia (extensão, graduação, pós-graduação). Consultoria e treinamentos em desenvolvimento humano com ênfase em Musicoterapia Organizacional. Diretor da EMIND Atividades Integrativas (SP).

PRISCILA RAQUEL DA SILVA ALMEIDA LOPES

Graduada em Musicoterapia (UFG). Pós-graduada em Psicopedagogia, especializanda em Psicomotricidade. Atuou na saúde mental da cidade de Aparecida de Goiânia no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas Infantil (CAPS AD I). Atualmente Musicoterapeuta do CAPS AD, onde atua junto com equipe multidisciplinar, realizando atendimentos individuais, em grupo e oficinas.

RENATA DUTRA BRAGA

Professora do Instituto de Informática (UFG). Mestre e doutora em Ciências da Saúde (UFG), pós-graduada em Informática em Saúde (UNIFESP), Qualidade e Gestão de Software (PUC-GO), graduada em Sistemas de Informação (UniEvangélica). Vice-coordenadora da Comissão de Governança da Informação em Saúde (CGIS-UFG). Coordena vários projetos e temas em Saúde Digital.

RIZIERY SILVA SOUZA

Graduada em Musicoterapia (UFG). Tem como público alvo crianças e adolescentes com Transtorno do Neurodesenvolvimento, principalmente TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

SARAH FERREIRA DUARTE MARTINS

Formada em Radiologia pela Instituição Osvaldo Cruz, Especialista em Tomografia Computadorizada. Estudante do curso Bacharelado em Musicoterapia (UFG), estagiária nas áreas da Musicoterapia Clínica e Musicoterapia Hospitalar.

THIAGO PIRES DA MOTA

Graduado em Musicoterapia (UFG). Tem como foco de estudo a saúde mental de adolescentes e adultos. Atualmente atende crianças e adolescentes com Transtorno do Neurodesenvolvimento, principalmente TEA e TDAH.