Capa do livro: DESZUMBIZANDO A ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA

DESZUMBIZANDO A ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA

Autores: Caldeira, Pedro Zany - Bossler, Ana Paula

Neste livro, os autores Ana Paula Bossler e Pedro Zany Caldeira esclarecem o caminho percorrido pela alfabetização brasileira nas últimas décadas, principalmente desde a década de 1990, que desembocou nas práticas de alfabetização equivocadas desenvolvidas na generalidade das salas de aula de alfabetização e que geraram e ainda geram legiões de estudantes analfabetos funcionais, isto é, incapazes de interpretar informação simples, ou mesmo totalmente analfabetos. São apresentadas detalhadamente as duas principais linhas conceituais que favorecem diferentes métodos de alfabetização. A literacia baseada no método fônico ou fonético, opção feita pela generalidade dos países desenvolvidos, e o letramento baseado no método global, usado no Brasil. Ao primeiro os autores designam de literacia pedagógica e ao segundo designam por literacia crítica. O primeiro resulta em estudantes que são alfabetizados em 12 semanas, pois esse método está alinhado com o funcionamento neuro-anatômico do cérebro humano. O segundo resulta em um porcentual elevado de estudantes que não conseguem ser plenamente alfabetizados ao fim de 5, 9 ou mesmo 12 anos de ensino. Quem são esses estudantes? Os oriundos de famílias sem hábitos de leitura e de meios culturais e socioeconômicos frágeis.

Impresso
de R$ 65,00 por
R$ 50,00
Digital
de R$ 58,00 por
R$ 37,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5026-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5027-7
DOI: 10.24824/978652515026.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
    João Batista Araujo e Oliveira
  • PREÂMBULO – POR QUE ESCREVEMOS ESTE LIVRO? - 11
    Ana Paula Bossler
    Pedro Zany Caldeira

         PARTE I

  • LETRAMENTO E LITERACIA NÃO SÃO CONCEITOS EQUIVALENTES - 17
  • CAPÍTULO 1 NO PRINCÍPIO ERA O VERBO - 21

         PARTE II

  • DO QUE TRATA O LETRAMENTO - 37
  • CAPÍTULO 2 A TERMINOLOGIA DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 39
  • CAPÍTULO 3 ARCABOUÇO CONCEITUAL DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 49
  • CAPÍTULO 4 PROJETO DESENVOLVIDO SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 55
  • CAPÍTULO 5 GLOSSÁRIO DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 71
  • CAPÍTULO 6 MODELOS E TEORIAS DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 79

         PARTE III

  • DO QUE TRATA A LITERACIA - 85
  • CAPÍTULO 7 TERMINOLOGIA DA LITERACIA - 87
  • CAPÍTULO 8 ARCABOUÇO CONCEITUAL DA LITERACIA PEDAGÓGICA: a Ciência Cognitiva da Leitura - 97

         PARTE IV

  • DA COMPARAÇÃO ENTRE LETRAMENTO E LITERACIA - 109
  • CAPÍTULO 9 EQUÍVOCOS GERADOS PELA PALAVRA LETRAMENTO - 111
  • CAPÍTULO 10 APRENDENDO COM HISTÓRIAS PARALELAS - 121

         PARTE V

  • CAPÍTULO 11 EM JEITO DE CONCLUSÃO: de regresso ao Brasil - 133
  • POSFÁCIO ONDE ESTAMOS, PARA ONDE QUEREMOS IR - 143
  • REFERÊNCIAS - 149
  • ÍNDICE REMISSIVO - 153
  • SOBRE OS AUTORES - 155
ANA PAULA BOSSLER
É bióloga e tem mestrado e doutorado na área de Educação (UFMG). Foi professora de ciências do Ensino Fundamental no Instituto São Rafael, em Belo Horizonte (MG), onde trabalhou, por 10 anos, com crianças deficientes visuais e cegas. Na mesma cidade, foi produtora e apresentadora do programa de rádio Ciência na Favela (na extinta Rádio Favela). Como professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desde 2010, atua na formação inicial de professores, desenvolveu trabalhos em Alfabetização e Ensino de Ciências com crianças da rede pública de ensino na cidade de Uberaba (MG) em projetos de extensão e cursos de especialização (Curso Ciência e Infância, Projeto Pequenos Naturalistas e Curso Cereja do bolo: Alfabetização e literacia). Possui diversas publicações em Alfabetização e Ensino de Ciências.

PEDRO ZANY CALDEIRA
É graduado em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa), mestre em Estatística e Gestão de Informação e doutor em Gestão de Informação, pela Universidade Nova de Lisboa, com Tese desenvolvida na temática da Aprendizagem. É desde 2014 professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde atua na formação inicial de professores em disciplinas de Educação e Tecnologia Educacional, desenvolveu trabalhos em Alfabetização e Ensino de Ciências com crianças da rede pública de ensino na cidade de Uberaba (MG) em projetos de extensão e cursos de especialização (Curso Ciência e Infância, Projeto Pequenos Naturalistas e Curso Cereja do bolo: Alfabetização e literacia). Possui diversas publicações em Alfabetização e Ensino de Ciências.