Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5026-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5027-7
DOI: 10.24824/978652515026.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO - 9
João Batista Araujo e Oliveira
- PREÂMBULO – POR QUE ESCREVEMOS ESTE LIVRO? - 11
Ana Paula Bossler
Pedro Zany Caldeira
PARTE I
- LETRAMENTO E LITERACIA NÃO SÃO CONCEITOS EQUIVALENTES - 17
- CAPÍTULO 1 NO PRINCÍPIO ERA O VERBO - 21
PARTE II
- DO QUE TRATA O LETRAMENTO - 37
- CAPÍTULO 2 A TERMINOLOGIA DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 39
- CAPÍTULO 3 ARCABOUÇO CONCEITUAL DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 49
- CAPÍTULO 4 PROJETO DESENVOLVIDO SEGUINDO OS PRINCÍPIOS DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 55
- CAPÍTULO 5 GLOSSÁRIO DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 71
- CAPÍTULO 6 MODELOS E TEORIAS DO LETRAMENTO (LITERACIA CRÍTICA) - 79
PARTE III
- DO QUE TRATA A LITERACIA - 85
- CAPÍTULO 7 TERMINOLOGIA DA LITERACIA - 87
- CAPÍTULO 8 ARCABOUÇO CONCEITUAL DA LITERACIA PEDAGÓGICA: a Ciência Cognitiva da Leitura - 97
PARTE IV
- DA COMPARAÇÃO ENTRE LETRAMENTO E LITERACIA - 109
- CAPÍTULO 9 EQUÍVOCOS GERADOS PELA PALAVRA LETRAMENTO - 111
- CAPÍTULO 10 APRENDENDO COM HISTÓRIAS PARALELAS - 121
PARTE V
- CAPÍTULO 11 EM JEITO DE CONCLUSÃO: de regresso ao Brasil - 133
- POSFÁCIO ONDE ESTAMOS, PARA ONDE QUEREMOS IR - 143
- REFERÊNCIAS - 149
- ÍNDICE REMISSIVO - 153
- SOBRE OS AUTORES - 155
ANA PAULA BOSSLER
É bióloga e tem mestrado e doutorado na área de Educação (UFMG). Foi professora de ciências do Ensino Fundamental no Instituto São Rafael, em Belo Horizonte (MG), onde trabalhou, por 10 anos, com crianças deficientes visuais e cegas. Na mesma cidade, foi produtora e apresentadora do programa de rádio Ciência na Favela (na extinta Rádio Favela). Como professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desde 2010, atua na formação inicial de professores, desenvolveu trabalhos em Alfabetização e Ensino de Ciências com crianças da rede pública de ensino na cidade de Uberaba (MG) em projetos de extensão e cursos de especialização (Curso Ciência e Infância, Projeto Pequenos Naturalistas e Curso Cereja do bolo: Alfabetização e literacia). Possui diversas publicações em Alfabetização e Ensino de Ciências.
PEDRO ZANY CALDEIRA
É graduado em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa), mestre em Estatística e Gestão de Informação e doutor em Gestão de Informação, pela Universidade Nova de Lisboa, com Tese desenvolvida na temática da Aprendizagem. É desde 2014 professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde atua na formação inicial de professores em disciplinas de Educação e Tecnologia Educacional, desenvolveu trabalhos em Alfabetização e Ensino de Ciências com crianças da rede pública de ensino na cidade de Uberaba (MG) em projetos de extensão e cursos de especialização (Curso Ciência e Infância, Projeto Pequenos Naturalistas e Curso Cereja do bolo: Alfabetização e literacia). Possui diversas publicações em Alfabetização e Ensino de Ciências.