Capa do livro: NAS TEIAS DA AMAZÔNIA:<br>DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO AMAZÔNICO

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores: JOANA D’ARC DE VASCONCELOS NEVES

Nesta obra, tem-se considerável levantamento de dados estatísticos, questionamentos e reflexões a respeito de diversas pesquisas que abordam as questões relativas à sustentabilidade ambiental como importante conceito que visa salvaguardar condições de sobrevivência da vida social em seus mais diferentes aspectos, perante a crescente degradação ambiental capaz de destruir a vida no planeta Terra.


Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5122-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5123-6
DOI: 10.24824/978652515122.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 11
  • ESTUDOS SOBRE O USO DE BIOESTIMULANTES EM PLANTAS NO BRASIL - 15
  • PATRIMÔNIO CULTURAL E SUSTENTABILIDADE: uma análise do atual estado da arte na plataforma WoS - 35
  • TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, EQUOTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA - 51
  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, QUALIDADE DE VIDA ACADÊMICA E SUSTENTABILIDADE: revisão da literatura e bibliometria no contexto universitário - 63
  • JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE E OBTENÇÃO DE MEDICAMENTOS SOB O PARADIGMA DA SUSTENTABILIDADE: um estudo bibliométrico - 83
  • PLANTAS MEDICINAIS, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: uma análise do atual estado da arte na plataforma WoS - 101
  • GÊNERO E ÁGUA: insustentabilidade e agravos a partir da pandemia da covid-19 - 121
  • ÍNDICE REMISSIVO - 143
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 145
Helionora da Silva Alves
Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutora e mestra em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professora Associada II do Instituto de Biodiversidade e Florestas da Universidade Federal do Oeste do Pará (IBEF/UFOPA) e do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Grupo de Pesquisa e Extensão: Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA Muiraquitã. E-mail: helionora.alves@ufopa.edu.br

Sebastião Rodrigues Da Silva Júnior
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Pará. Professor Associado I da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança (UFPA). Professor do programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA). E-mail: sebast@ufpa.br

Thiago Almeida Vieira
Pós-Doutor pelo Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs) da Universidade do Algarve (UAlg). Professor Associado do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Professor Permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida e do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, ambos da UFOPA. E-mail: thiago.vieira@ufopa.edu.br

Carla Eich Back Silva
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Bacharela em Ciências Agrárias e em Agronomia. Atuação na área de hortaliças e plantas ornamentais.
Denise Castro Lustosa
Doutora em Fitopatologia, pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Doutorado pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Professora Associada na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Cecy Oneide do Nascimento Sussuarana
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Membro do Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (PROPEXT-CIMAA) da UFOPA. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA. Desenvolve pesquisa na área de cultura, memória, patrimônio e arquitetura.

Itamar Rodrigues Paulino
Doutor em Epistemologia do Romance UNB. Pós-Doutorado em Literatura de Expressão Amazônida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduado em Pedagogia e Filosofia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG. Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília. Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ).

Tereza Cristina Feijão Tavares
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Terapeuta ocupacional, com aprimoramento em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas. Atua no programa de Equoterapia da Polícia Militar do Pará.

Jaílson Santos de Novaes
Biólogo, mestre e doutor em Ciências - Botânica. Professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas à palinologia, à psicologia ambiental e ao ensino de ciências.

Iani Lauer Leite
Doutora (2009) e mestra (2003) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Graduada em Administração (1999) UFPA. Professora adjunta IV na Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFOPA) e do Programa de em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA).

Helana Miranda da Cruz Gomes
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Pedagoga lotada na Pró-Reitoria de Gestão estudantil (PROGES) da UFOPA. Membro pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA.

Tania Suely Azevedo Brasileiro
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Pedagoga lotada na Pró-Reitoria de Gestão estudantil (PROGES) da UFOPA. Membro pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA.

Ludimilla Dayara Peleja Azevedo
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Graduada em Enfermagem pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2006). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2014). Atualmente é técnica em administração da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Tânia Suely Azevedo Brasileiro
Doutora em Educação. Pós-Doutora em Psicologia. Pedagoga, Psicóloga. Licenciada em Psicologia e em Educação Física, Recreação e Jogos. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente colaboradora do Mestrado Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação: Doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND). Mestrado em Educação (PPGE) e Doutorado Educação na Amazônia (EDUCANORTE).

Aylla Cristina Sousa Ribeiro
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Bacharelado em Enfermagem pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES).
Andreza Barbosa Trindade
Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Professora da Rede Municipal de Educação de Curuá-PA. Bacharela e Licenciada em Geografia e Cartografia da Faculdade de Geografia e Cartografia – FGC/UFPA. Foi professora da Educação Escolar Indígena (2018-2020). Santarém – SEMED.

Leônidas Luiz Volcato Descovi Filho
Professor e permacultor. Graduado e Doutor em Geografia. Mestre em recursos hídricos. Atua nos cursos de graduação em geologia e interdisciplinar em Ciências da Terra/IEG/Ufopa e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida/PPGSAQ/IFII/Ufopa. Desenvolve o curso de especialização em permacultura junto a Rede NEPerma Brasil e coordena projetos de pesquisa e extensão nas temáticas de vulnerabilidade das águas subterrâneas à contaminação, permacultura e geotecnologias livres.