Capa do livro: INFÂNCIAS ENTRE VIOLÊNCIAS E GARANTIAS DE DIREITOS:<BR> Contextos e dinâmicas educativas no âmbito das américas

INFÂNCIAS ENTRE VIOLÊNCIAS E GARANTIAS DE DIREITOS:
Contextos e dinâmicas educativas no âmbito das américas

Autores: Eyng, Ana Maria – Boas, Aline Vicentim Villas – Ferreira, Bárbara Pimpão – Pacheco, Eduardo Felipe Hennerich – Mota, Glauci Luiz – Moreira, Janice Strivieri Souza – Silva, Jéssica Adriane Pianezzola da – Wilczek, Marina Ignez de Oliveira – Rosa, Ricardo Lemes da

A obra Infâncias entre violências e garantias de direitos: contextos e dinâmicas educativas no âmbito das Américas desvela atravessamentos das violências nos cotidianos infantis que fragilizam e violam direitos. O conjunto dos capítulos traz delineamentos de perspectivas para a garantia de direitos no cotidiano de crianças e adolescentes, a partir do estudo de programas que atuam na proteção e fortalecimento dos direitos da infância no Brasil, Chile, Guatemala e México. A investigação foi motivada por um acordo operativo entre o Instituto Interamericano del Niño, la Niña y Adolescentes – IIN, a Fundação Marista para a Solidariedade Internacional – FMSI e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, com objetivo de unir esforços para o desenvolvimento de um estudo regional para a prevenção e erradicação da violência nos espaços cotidianos das crianças. Na arquitetura e desenvolvimento do projeto foram alocados profissionais e pesquisadores vinculados às organizações, integrando esforços do Observatório das Juventudes PUCPR e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores do PPGE/PUCPR na realização da pesquisa.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5139-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-5138-0
DOI: 10.24824/978652515139.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO UM PERCURSO COLETIVO DE PESQUISA E FORMAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 15
  • GARANTIAS DE DIREITOS NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DAS INFÂNCIAS EM RISCO - 19
  •  GARANTIA DE DIREITOS EM CENÁRIOS DE VIOLÊNCIAS: os contextos da pesquisa - 29
  • GARANTIA DE DIREITOS EM PROGRAMAS NO BRASIL - 43
  • AS POLÍTICAS DE ESPORTE NA GARANTIA DE DIREITOS DA INFÂNCIA - 63
  • VIOLAÇÕES DE DIREITOS NAS INTERCONEXÕES ENTRE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA, ATO INFRACIONAL E POBREZA INFANTIL - 83
  • A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO: perspectiva pedagógica decolonial - 109
  • ENTRE CAMINHOS E ENCRUZILHADAS: trajetórias de garantia de direitos de participação em programas e políticas de países da América Latina - 131
  • VIOLÊNCIAS INTERSECCIONAIS NO COTIDIANO DE MENINAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE POBREZA INFANTIL - 151
  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA GARANTIA DE DIREITOS - 169
  • O DIREITO À EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOEDUCAÇÃO - 191
  • ÍNDICE REMISSIVO - 211
  • SOBRE OS AUTORES - 215
ANA MARIA EYNG

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR; docente e pesquisadora no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/Estudos de Minorias pela Universidade Fernando Pessoa – UFP. Doutora em Pedagogia e Mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona UAB_ Espanha, Mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR, graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná.

ALINE VICENTIM VILLAS BOAS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) período sanduíche em Universidade de Lisboa. É Mestre em Direito Internacional (LLM) e Mestre em Estudos Internacionais (MIS) com foco em Direitos Humanos pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais, IHEID, de Genebra, Suíça. Possui graduação em Relações Internacionais e Especialização em Direito Internacional e em Gestão de Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

BÁRBARA PIMPÃO FERREIRA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PPGE/PUCPR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Marília-São Paulo. Especialista em Proteção Integral de Crianças e Adolescentes pela PUCPR e Violência Doméstica contra Criança e Adolescente pela Universidade de São Paulo – USP, com Diplomado em Prevenção ao Abuso na Igreja Latinoamericana pela Pontifícia Universidade Católica do México. Gerente do Centro Marista de Defesa da Infância.

EDUARDO FELIPE HENNERICH PACHECO

Pós-doutorando em Educação pelo PPGE/PUCPR (bolsista PDJ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cienti?fico e Tecnolo?gico – CNPq). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, com período de estágio doutoral em Estudos Feministas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Portugal.

GLAUCIO LUIZ MOTA

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Juventude, Religião e Cidadania pelo ITESC/FAJE. Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores do PPGE da PUCPR. Assessor Pedagógico-Pastoral na Área de Solidariedade da Rede Marista – Província Marista Brasil Sul-Amazônia.

JANICE STRIVIERI SOUZA MOREIRA

Psicóloga graduada pela UTP (1987); Mestrado e Doutorado pela PUCPR (respectivamente em 2015 e 2020); Especialização em Adolescência (1998); Especialização em Psicologia Jurídica (2005); Formação em Terapia Familiar sistêmica (1992); Residência Clínica de 1989 a 1991 no Núcleo de Psicologia Clínica; Integrante do Grupo de pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores (PUCPR) de 2013 a 2020; Professora dos cursos de Psicologia e Direito da PUCPR de 2007 a 2021; Assistente técnica em processos do Direito de Família e da Infância e Juventude; Supervisora técnica na área clínica da psicologia e no campo da psicologia jurídica; Psicoterapeuta de famílias; Diretora da Clínica Social da Associação Paranaense de Terapia Familiar; Membro da equipe técnica da Echos Consultoria em Psicologia. Experiência nos campos da saúde, psicologia jurídica e educação com ênfase nas relações familiares.

JÉSSICA ADRIANE PIANEZZOLA DA SILVA

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialização em andamento em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER e licenciada em Pedagogia pela PUCPR. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores. Professora na Rede Municipal de Educação de São José dos Pinhais, exercendo função de Coordenação do Componente Curricular Geografia no programa de formação continuada do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

MARINA IGNEZ DE OLIVEIRA WILCZEK

Mestre em Educação (2019) pela PUCPR e graduada em Pedagogia PUCPR (2015). Experiência na área de Educação, atuando, principalmente, com os seguintes temas: Educação Básica; Políticas Educacionais; Currículo; Violências nas Escolas; Educação em Direitos Humanos; Garantia de Direitos da Infância; Direitos Humanos; Infâncias e Juventudes.

RICARDO LEMES DA ROSA

Doutor em Educação pela PUCPR. Mestre em Educação Física – UFPR. Graduado em Educação Física – PUCPR. Professor Assistente na Escola Medicina e Ciências da Vida – PUCPR, atuando nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e Licenciatura em Pedagogia da PUCPR. Secretário adjunto na Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte do Estado do Paraná (CBCE/PR). É membro do grupo de pesquisa em políticas públicas e formação de professores – PPGE/PUCPR. Têm experiência na área de políticas públicas de esporte, lazer e educação física escolar.