Capa do livro: TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS:<br> Desafios e reflexões – Vol.  4

TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS:
Desafios e reflexões – Vol. 4

Autores: Ferreira, Liliana Soares – Andrighetto, Marcos José – Maraschin, Mariglei Severo – Calheiros, Vicente Cabrera (Orgs.)

O quarto volume, aqui exposto, debruça-se sobre o trabalho pedagógico na EPT, em diferentes contextos – desafios e reflexões, cuidadosamente desenvolvido, nos variados capítulos com grande densidade teórica e prática com fundamentação em um referencial atualizado.  As contribuições dos estudos relatados permitem outras percepções, que estimulam perguntas e elocubrações desdobradas em investigações em prospecção, quanto ao mundo e indústria 4.0; questões epistemológicas e pedagógicas do Ensino Médio Integrado; integração curricular; Educação Física republicana e democrática; sentidos do trabalho pedagógico; Educação de Jovens e Adultos; curso superior e gênero [...]. A disponibilidade dos conhecimentos produzidos e registrados, nesta obra tão densamente constituída, ao público em geral e aos professores pesquisadores da educação superior e básica, em especial, revela o compromisso social, que caracteriza a comunidade de educação profissional, científica e tecnológica. A inspiração destes estudos repercute na maneira de colocar em diálogo permanente o desenvolvimento dos estudantes em formação e na constituição dos conhecimentos de professor.

- Maria Cristina Pansera-de-Araújo



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5251-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5246-2
DOI: 10.24824/978652515251.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • TRABALHO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO “MUNDO 4.0”: questões e desafi os para o Brasil- 13
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO: questões epistemológicas e pedagógicas - 33
  • REVOGAR OU REFORMAR O “NOVO” ENSINO MÉDIO: para além da dicotomia - 51
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: uma análise centrada na integração curricular - 65
  • EDUCAÇÃO FÍSICA REPUBLICANA E DEMOCRÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 85
  • TRABALHO PEDAGÓGICO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL NA DÉCADA DE 1940: uma análise dos sentidos - 101
  • TRABALHO PEDAGÓGICO CRÍTICO: compromisso da gestão da educação profi ssional e tecnológica - 115
  • DESAFIOS CONCEITUAIS E INSTITUCIONAIS NA TRAJETÓRIA DA EJA/EPT – DIÁLOGO COM UM CURSO DO IFG/CAMPUS JATAÍ - 127
  • A TRAJETÓRIA DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo da docência na engenharia - 147
  • ESTUDOS E PESQUISAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE: políticas, fl uência tecnológico-pedagógica (FTP) e recursos educacionais abertos (REA) - 163
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TRABALHO PEDAGÓGICO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 175
  • A PRESENÇA DA MULHER NOS CURSOS TÉCNICOS EM MECÂNICA: questões de gênero na Educação Profi ssional e Tecnológica do Rio Grande do Sul - 193
  • ÍNDICE REMISSIVO - 211
LILIANA SOARES FERREIRA

Doutora em Educação pela UFRGS. Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Literaturas Língua Portuguesa e Graduada em Pedagogia e Letras pela UNIJUÍ. Atualmente é professora na graduação, especialização e Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM. É Líder do Grupo Kairós – Grupo De Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho, Educação E Políticas Públicas e Bolsista Produtividade CNPq.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM. Especialista em Práticas Assertivas na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos pelo IFRN. Graduado em Gestão Pública pela UNIJUÍ e Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Educação Paulistana FAEP. Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto e integrante do Grupo Kairós – Grupo De Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho, Educação E Políticas Públicas.

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN

Doutora e Mestra em Educação pela UFSM. Especialista em Gestão e Graduada em Pedagogia, pela UNIFRA. É professora dos cursos Técnicos em Segurança do Trabalho e Eletrônica e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. É líder do Grupo TransformAção: Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional.

VICENTE CABRERA CALHEIROS

Doutor em Educação, Mestre em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar, pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins e integrante do Grupo Kairós – Grupo De Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho, Educação E Políticas Públicas.

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA

Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão.

FERNANDO BESSA RIBEIRO

Doutor em Ciências Sociais. Professor associado com agregação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal).

MARISE RAMOS

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(UFF), Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal (UTAD0). Pesquisadora aposentado da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Professora Associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ.

GABRIEL GRABOWSKI

Licenciado em Filosofia. Mestrado e Doutorado em Educação pela FACED/UFRGS. Professor pesquisador da Universidade Feevale.

CARINE PIANO

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR – Campus Palmas.

IVAN CARLOS BAGNARA

Doutor em Educação nas Ciências. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Erechim. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim.

AFFONSO MANOEL RIGHI LANG

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ – Ijuí/RS). Professor EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão/RS.

PAULO EVALDO FENSTERSEIFER

Doutor em Educação (UNICAMP – Campinas/SP). Professor do PPG em Educação nas Ciências da Unijuí – Ijuí/RS.

SILVIA DE SIQUEIRA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/CTISM/UFSM), Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Integrante do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/UFSM.

GRAZIELLA DE CAMARGO DA COSTA

Graduanda em Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica e integrante do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/UFSM.

MIRIAN VARGAS ALVARENGA

Graduanda em Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica e integrante do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/UFSM.

PRISCILA ROSTIROLA RITZEL

Graduada em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2010), Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014), Especialista em Recursos Humanos pela Celer Faculdades (2012). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo TransformAção-Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional, desde 2020. Atua como tutora no curso de Administração do Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021), além de Gerente na MEKAL QUÍMICA em Santa Maria-RS., desde 2020.

ROSIMARA CARGNIN

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2004). Especialista em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano pela UFSM (2005). Membro do grupo TransformAção-Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional, desde 2020. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela UFSM (2023). É Técnica Administrativa em Educação (TAE) no Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos, desde 2010.

LAÍSSE SILVA LEMOS

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, doutoranda do PPGE/FE/UFG.

RODRIGO DE FREITAS AMORIM

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, doutor em educação pelo do PPGE/FE/UFG.

MARIA MARGARIDA MACHADO

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFG. Bolsista CNPq-Brasil.

SANDRA TEREZINHA URBANETZ

Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Educação, Professora do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba.

GUSTAVO RIBEIRO ALVES

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Doutor em Engenharia Eletrotécnica e Computadores. Professor Coordenador no Instituto Politécnico do Porto – Instituto Superior de Engenharia do Porto.

ELENA MARIA MALLMANN

Doutora em Educação. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE). Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER). Tem experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional nos temas: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Recursos Educacionais Abertos (REA).

ANA SARA CASTAMAN

Graduada em Psicologia e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação. Realiza estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão.

MÁRCIA HELENA SAUAIA GUIMARÃES ROSTAS

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

GUILHERME RIBEIRO ROSTAS

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.